Resumo de ANTROPOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Nome: Ronivaldo dos Reis Andrade
Curso livre: Bacharel em teologia
Ética
A ética é uma disciplina da filosofia que se dedica aos estudos do comportamento humano relativos às praticas de atos identificados como o bem. Do grego ethos: costume, disposição, hábito.
Ética pré-socrática. Xenófanis ensinou o monoteísmo e afirmou que o homem é responsável por seus atos. O código dele era semelhante aos dez mandamentos do antigo testamento.
Protágoras rompeu o vinculo entre a moralidade e a religião. Ele disse: o homem é a medida de todas as coisas, para ele o fundamento de um sistema ético dispensa Deuses e qualquer força metafisica.
Sócrates. A antropologia socrática é a essência capaz de regular a conduta humana e orientá-la no sentido do bem.
Platão. O sentido da filosofia é o de conduzir o homem do mundo das aparências ao mundo da realidade ou da contemplação, das sombras a visão das ideias imutáveis e eternas iluminadas pela ideia suprema do bem.
Aristóteles. Foi o primeiro filosofo a distinguir a ética da política. Centrada a primeira na ação voluntária e moral do individuo enquanto tal e a segunda nas vinculações deste individuo com a comunidade.
Epicurismo. O tetra fármaco de epicuro para a vida tranquila tem o seguinte teor, o bem é fácil conseguir, o mal é fácil suportar, a morte não deve ser temida, os Deuses não são temíveis. Assim a ética de epicuro inaugurou o hedonismo moderado pelo qual a felicidade encontra no prazer moderado no equilíbrio racional entra as paixões e sua satisfação.
Ética iluminista. Maquiavel rompe com a moral cristã. Defende a adoção de uma moral própria em relação ao Estado. O que importa é o resultado e não a ação politica em si.
Emanuel Kant. A vontade é pura, moral, quando suas ações são regidas por imperativos categóricos e não por imperativo hipotético.
Friedrich Nietzsche. O valor supremo que deve nortear o que é bom, verdadeiro e belo é a vontade de potência, é bom o que vem da vontade de potência, é mau o que vem da fraqueza.
Pragmatismo. A teoria pragmática das verdades sustenta que o critério de verdade esta nos feitos de uma ideia, na sua eficácia e em seu êxito.
Ética cristã. Baseada nos mandamentos de cristo de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo com a ti mesmo. Todas as pessoas foram criadas para o bem, mas a queda trouxe o pecado para o mundo, havendo a necessidade da redenção e a expiação de Cristo que através do Espírito Santo restabelece o relacionamento com Deus por meio da fé em Cristo.
As questões éticas hoje estão localizadas na engenharia genética, na politica, nas questões sociais como o aborto e a eutanásia e a pena de morte.
Ética pastoral. O maior pastor que a bíblia nos apresenta é Jesus Cristo. Ele é o modelo por excelência e é dele que devemos tirar a característica para o perfeito desempenho ministerial.
O Pastor deve ter uma conduta ética, ser irrepreensível, vigilante, sóbrio, ser obediente, humilde, sábio, que governe bem a sua própria casa que tenha bom testemunho, perdoador, que tenha autodomínio, e dirija sabiamente a Igreja.
Os vícios que levam ao pecado são: o pecado da língua, conversação torpe, cólera, profanação, leviandade, mentira, murmuração, egoísmo, falsidade, imoralidade, inveja, orgulho e preguiça.