Resumo de ANTROPOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Vemos ao longo desta disciplina, que a Antropologia em sua raiz estuda a doutrina do homem. Tal ciência nos dá um norte para outras áreas como a arqueologia que estuda o espaço e sua evolução, a linguística que estuda a fala, a sociologia que estuda o homem como sociedade e a psicologia que estuda seu comportamento. Em um ponto simples vemos que o homem é um membro da raça humana, independente da crença de teoria de existência (evolucionismo ou criacionismo).
Sem dúvida nenhuma, podemos declarar com a mais plena clareza que o homem é o único ser racional da criação em um âmbito terrestre. A maior obra da criação. A única criatura na qual Deus releva como sua imagem e criação ( “E disse Deus: façamos o homem a nossa imagem e semelhança.... Gn 1.26)”.
O homem também é o único ser tricotômico, ou seja possuinte de corpo, alma e espirito. O homem em uma visão fisiológica é um ser mortal que nasce, cresce e morre. Já em um panorama espiritual, nos tornamos seres infinitos que após a vida na Terra passamos para eternidade (salvos) e para a perdição (não salvos). Vemos que o copo faz o ser humano a viver no espaço material e passar por transformações ao decorrer da vida, a alma vem da ideia de intelecto, pensamentos e emoções, já o espirito é a parte que une a Deus e transmite a sua comunhão entre servo e Senhor. O corpo passa por mudanças. A alma passa por adaptações. O espírito dirige a vida e como ela se manifesta e se apresenta em um mundo de trevas.
Em um âmbito sociológico, o homem vem de uma evolução social através de culturas.
Biologicamente, é uma evolução fisiológica.
Dentro de uma visão antropológica cultural, vemos que a cultura faz parte da evolução humana e é uma dádiva de Deus desde o nascimento humano. Tal comportamento de vida, caráter, ou simplesmente “quem somos” vem de um panorama cultural. Tal panorama, vem de um desenvolvimento direto familiar, direto ou indireto. Roupas, hábitos, preferencias, culinárias e outros são pontos que se encaixam em questões culturais.
Não podemos confundir herança cultural de biológica. Herança cultura vem de hábitos e costumes, já a biológica vem de características físicas e genéticas. Exemplificando podemos destacar: gosto por música clássica é cultural. Olhos verdes são biológicas
.
Dentro da criação do homem, destacamos as 2 maiores teorias sobre esta explicação. O criacionismo que vem da Teoria da criação divina (o homem como um ser criado por um ser maior ou supremo, na qual nós denominamos DEUS ) e o evolucionismo que vem da Teoria da evolução onde o homem vem de processos de “melhorias”.
Junto com a criação do homem, Deus coloca o livre arbítrio, ou seja a escolha direta sobre suas ações. O direito de escolha nunca foi e nunca será interferido por Deus, mesmo que ele saiba qual a escolha que cada um escolhera sobre uma determinada situação em que o poder da escolha prevaleça. No Éden a ideia dessa liberdade tirou do homem o estado de inocência. É sabido que Adão e Eva foram enganados pela adversário das nossas almas e com isso o pecado chegou ao mundo. Claro que o perdão de Deus existe (somos também os únicos que alcançamos isso já que os demais seres não são racionais), mas junto com o perdão o preço real do pecado também. É como o ditado diz “toda ação gera uma reação”. Com o sangue de Cristo o homem condenado passa a ter a redenção e o acesso direto ao Pai Celestial.
“ Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”
Isaías 53:5