Resumo de APOLOGETICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
APOLOGÉTICA
- Conceito Apologética: É uma ciência que estuda a fé Religiosa, Enfatiza as evidência históricas da existência de Deus, Ex. como o cristianismo, unindo-se de esforço para defender as doutrina cristãs. Alguns e contra a fé cristã, por não conhecer as escrituras sagrada "A Bíblia", 1Pd. 3.15,16; apologética a cercada fé, extraídos da Bíblia, tem oposição como judaísmo e o paganismo. Alguns acha que apologética cristã e, ausência de fé, e não na defesa da fé. Seja qual for a fé ela precisa ser difundida se não ela se perde , principalmente a fé extraída das escrituras sagradas à Bíblia. Sempre examinai o conhecimento para que não se perca, Através de revelações. Que muitas vezes não são confiável. História da apologética cristã: Patrística é o corpo doutrinário que se constitui com colaboração dos principais pais da Igreja ( sec. ll e Vll ), os pais da Igreja estão divididas em três grupos: Pais Apostólicos e Polemistas. Apologistas e Polemistas. Apostólicos; teve relação mais ou menos direta com os apóstolos e escreveram para edificação da igreja ( sec. l e ll ). São eles Clemente de Roma, Inácio de Antioquia, Pápios e Policarpo. Apologistas: São aqueles que empregaram todas suas habilidades literárias em defesa do cristianismo perante a perseguição do estado, (Tertuliano, Justino, Teófilo). Polemistas: Os pais desse grupo defendiam a fé cristã dos falsas doutrinas surgidas fora e dentro da Igreja, (sec. lll) são eles, Irineu, Tertuliano, Cipriano e Orígenes. Apologética Cristã e uma disciplina da teologia e tem por finalidade por ela expressar, defender os princípios bíblias. Apologética atua em função da teologia.
- A Bíblia nos ordena a defendermos nossa fé e à nos apresenta vários exemplos de como esta tarefa pode ser realizada. A apologética pode ajudar a remover os obstáculos da fé e assim ajudar os incrédulos abraçar o evangelho, também contribuir para o fortalecimento dos crentes dando confiança de que a fé deles é verdadeira e contribui para construção de uma cultura saudável. Existem diferente métodos, ou escolas, de apologética ou defesa da fé cristã. Dois mitos derrubados: O primeiro é a noção de que neutralidade é um mito, porque Deus é o criador do mundo, nada está fora do domínio do seu Senhorio. O segundo principio é que a noção da autonomia humana é um mito, Novamente, porque Deus e o criador, e o homem é a criatura, ele instintivamente sabe que Deus existe como seu Senhor (Rm.1. 19, 20). A apologética: É a ciência ou disciplina racional que se esforça por apresentar a defesa da fé religiosa, existindo dentro e fora da Igreja cristã. No novo testamento há muita apologia, e em certo sentido o próprio volume sagrado é uma apologia em prol da nova religião, em conflito com antigo judaísmo e com o paganismo. O cristianismo enfrentou um sistema helenizados no qual a filosofia tinha grande peso. Línguas originais no antigo testamento: O aramaico é uma língua cognata do hebraico. Ele é utilizado em Daniel 2.8-6,18-26, Jeremias 10.11; duas palavras em Gênesis 31.47. Também é a língua dos Targus. O aramaico era uma língua diplomática. A escrita é a mesma do hebraico e tens as mesma característica fonológicas. O aramaico ocidental é o Oriental não existem nos períodos pré-cristão. Hebraico; o nome tem singular, dual e plural. Há no antigo testamento, os livros do pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Número e Deuteronômio), os livros dos profetas históricos (Josué, Juízes, l Samuel, ll Samuel, Reis, l Crônica, ll Crônica). Livros Poéticos e Sapienciais ( Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares...
- A História Antiga: compreende um vasto período-da história da humanidade que se inicia com o aparecimento da escrita cuneiforme, vai até a tomada do Império Romanos, pelos bárbaros. Por sua vez, possui um recorte temporal que se inicia em 4,000 a. c. E se estende até o ano 476. p.c. A invasão e tomada do |Império Romano pelos bárbaros. Esse vasto período da humanidade inclui muitas civilizações. Da história antiga estão: A civilização do Egito antigo se formou no vale do Rio Nilo, no nordeste da África. Esse povo se organizou em torno de 3,200 a. c. Como Império. A Mesopotâmia, localizada na Ásia Menor, reuniu uma civilização estre os Rios Tigre e Eufrates e tinha como povos mais importantes os Sumérios e os Babilônios. O povo Hebreu; representa um dos casos em que a origem ainda é desconhecidos. Os hebraicos foram responsáveis pela história da antiga Israel. Os Fenícios; eram um povo de origem cenita, surgiram em torno do ano 3,000 a. c. na costa oriental d mar mediterrâneo. O Império Persa; ocupou toda a Ásia menor, ao longo de dois séculos. Sua civilização começou em 330 a. c. e terminou em 549 a. c. quando foi dominado pelos macedônios. Os Chines permaneceram isolado por muito tempo em seu próprio isolamento geográfico. Sabe-se que em torno de 1500 a. c. os chines estavam bem organizados sob a forma de um Reino. E foram responsáveis por grande descoberta e invenções. Da mesma forma a civilização Hindu; ocupou a Índia em torno de 2,000 a. c. Os Gregos: Por sua vez ocupa uma península banhada pelo mar Jônico, o Ageu e o Mediterrâneo, desde o seculo XX a. c.
- Evolucionismo; o naturalista Britânico Charles Darwin ( 1809-1882) no século XlX, deram origem ao Darwinismo, teoria, sinônimo do do evolucionismo.
- Criacionista; que vem do judaísmo e do cristianismo, descristo nos 1º cap. do livro do Gênesis, na Bíblia. Deus criou o universo e os seres vivos de forma sobrenatural.