Resumo de APOLOGETICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
APOLOGÉTICA
A apologética é a ciência que defende a fé religiosa, determinando a verdadeira posição cristã sobre alguma questão específica, é a defesa do cristianismo, defende a visão cristã de Deus, da alma e do mundo. Algumas pessoas acham que a apologia é ausência de fé e não de defesa de fé, mas qual é a fé que não precisa ser defendida? Cada denominação tem sua própria apologia, sendo assim dão forma as doutrinas e sistema de governo. Quando a igreja sofre ataque de outros grupos percebe-se que a apologética continua sendo um ramo da teologia cristã.
Dentro da história observamos o grupo de apologistas que foram os pais da igreja que defenderam a fé e a igreja cristã contra ataques de outros grupos. Até o primeiro século da era cristã, não houve um corpo organizado com o intuito de determinar quais livros deviam ou não deviam ser sagrados. As vezes se levantam argumentos de que a própria Escritura não reivindica sua própria infalibilidade, mas quando usado a apologética fazendo sua defesa, investigando cuidadosamente percebe-se o fato de sua absoluta autoridade como sendo infalível a Palavra de Deus. As provas intrínsecas da Bíblia mostram argumentações que não podem ser refutadas.
Então a apologia tem o significado dar uma defesa, e dentro do livro olhamos varias defesas acontecendo. A missão da apologética é combater movimentos e promover o Deus cristão e a verdade cristã. Em 1 Pedro 3.15-16 “antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor...”, precisamos estar preparados para defender nossa fé em Cristo Jesus. A bíblia nos ordena a defendermos nossa fé e nos apresenta vários exemplos de como esta tarefa pode ser realizada. Então a apologética cristã é a disciplina da teologia e tem por finalidade defender os princípios bíblicos por ela expressos.