Resumo de APOLOGETICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
FIC SERVIÇOS EDUCACIONAIS LTDA
FACULDADE BOAS NOVAS
CURSO DE PASTOR
DISCIPLINA: APOLOGÉLICA
RESUMO
CONCEITO GERAL
A defesa da fé recebe o nome de apologética, mostrando a validade da bíblia e da fé em jesus com muitos tipos de argumentos, Ela é a ciência ou disciplina racional e é muito importante para a defesa do cristianismo.
Apologética defesa ou efeito de promover, alguma coisa por argumento, segundo a bíblia temos que estar aptos a responder e explicar a razão da nossa esperança, (1 Pedro 3.15).
O termo vem do grego, apologia, “defesa”, uma resposta ao ataque (At 26.1; 1 Pd3.16).
Cada denominação tem sua própria apologia dando forma as doutrinas e sistema, a respeito da reivindicação do que é exposto a fé bíblica. Sendo que os fatos não anulam a fé e nem a verdade, mais precisam de cuidados apologia em relação a fé, examinando-as, definindo-a, e promovendo-a. Somos forçados pela natureza do conhecimento levando-nos investir a apologética, o conhecimento tem várias origens, sendo adquirido por estes meios:
a) Observação empírica- sentidos
b) Intuição- homem-ciência-investigação-sucesso- Deus.
c) Revelação-subcategoria-misticismo.
Através doe homens santos Deus transmiti o conhecimento, por visões, profecias, sonhos e mais.
1.historia
Desde o princípio investiga na filosofia forma e erudita, ou popular e individualista. Tertuliano usava argumentos filosóficos contra os filósofos incrédulos. Ele argumentava contra a filosofia, mas se formos falar da historias, alguns pontos de vista relativos a apologética, em todos os propósitos práticos vários pais da igreja e cristãos posteriores pensava assim sobre a filosofia.
Mas quanto mais uma pessoa se distanciar da filosofia, menos valorizara a apologética, em atividade legitima para os cristãos.
Tertuliano, diz que a filosofia vem da mente paga, sendo inútil a defesa da fé crista. Isso vale a ignorar:
a) Base bíblica apologética
b) Sem razão para ter uma atividade crista. A razão vindo da parte de Deus e aguem usa sistematicamente, age como um filosofo, utilizando do dom divinamente outorgado.
De geração a geração a apologética tem aplicado vários estilos, podemos dividi-lo em duas classe gerais: subjetiva e objetiva.
a) Subjuntiva- com vários pensadores, Lutero, pascal, Lessing e mais, eles não acreditam que o descrente possa crer através dos argumentos, mas eles acreditam através da experiência, do encontro interior com Deus.
b) Objetiva- averigua no âmbito dos fatos objetivos, visando as realidades externas, provas teístas, milagres, profecias, a bíblia e a pessoa de Jesus Cristo.
2. ANTIGUIDADE
2.1 RAÇA HUMANA- através das descobertas da fosseis e artefatos do homem pré-histórico, antiguidade da raça humana tem se levantado dividas ao relato de Gênese.
2.2 adão e a queda
Muitos acreditam que adão e Eva, não passam de mitos, ou fabula, os neo-ortodoxo, esquecendo que o homem é um ser caído, com um senso íntimo de culpa, pois pela desobediência de um único homem, entrou o pecado no mundo.
Primeiro foi formado Adão e depois Eva, a mulher foi enganada. A raça humana é revelação da parte de Deus, não há outro registro da criação da vida na que lá época.
O ensinamento da ética, que está sendo explicada ao ouvinte, apela-se a uma ilustração clara.
Mas não há estrutura na narrativa ou lista genealógica em gêneses1.11, Pelo fato de uma parábola não explicar em termos de si próprio.
Podemos dizer que o primeiro casal da raça humana deu origem a toda raça humana, povoando a terra e dando origem a todos os povos existentes. (Gn 1. 26-28). Na historicidade de Adão se explica em toda a bíblia e se confirma, A linguagem e as descrições de Adão em gêneses 5.3-5, até mesmo o número de ano que Adão viveu depois de sete, a confirmação de outros filhos e o número total de ano que ele viveu. Parecidas com as descrições e línguas usadas por outras histórias.
Francis Schaeffer argumenta que a apologética não deve ser usada como um conjunto de regras fixas e impessoais, mas que a explanação da fé deve estar sujeita à direção do Espírito Santo e à consciência da individualidade de cada pessoa.
(WIKIPEDIA- Rev. P. MIGUEL NICOLAU, LOPES, Alexssandro Silva; Teologia sistemática dos conteúdos Apologetica científica. Rio de Janeiro, 2007.
CHEUNG, Vincent. "Reflexões Sobre as Questões Últimas da Vida". São Paulo: Arte Editorial, 2009.)