Resumo de APOLOGETICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Vemos ao longo desta disciplina que a apologética é nada mais nada menos que a luta pela fé cristã. Tais defesas partem de uma visão racional sobre uma determinada opinião de crença, através de argumentos claros e sucintos. Tal doutrina se une diretamente a Filosofia já que o conhecimento se vem através de um questionamento.
Vemos assim, que um apologista é aquele que defende sua fé através de ataques diretos sobre aqueles que vão de frente sobre seus preceitos.
Dentro da apologética partimos de duas vertentes:
- Escola Subjetiva: É aquela que se baseia por experiências diretas com Deus, sem um uso científico.
- Escola Objetiva: Baseia-se através do uso científico, aquilo que pode ser comprovado.
Sem dúvida a bíblia é o principal norte de um apologista. Este livro passa a ser interpretado e estudado como um todo e os comparando, assim as teorias que apenas o novo testamento é válido para nossos dias caem por terra, já que a história bíblica passa por uma evolução através do sangue de Jesus e era da Graça. E tudo se parte do princípio da interpretação.
Aprendemos também que a bíblia tem 3 línguas originais. O grego, o hebraico e o aramaico.
A bíblia é viva e eficaz. Jesus vai nos ensinar “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.
2 Timóteo 3:16-17”
Sem dúvida nenhuma, várias passagens bíblicas são para aqueles que se baseiam em Hebreus 11.1 que diz "Ora, a fé é a certeza de coisas que esperam, e a convicção de fatos que não se vêem", pois temos a certeza que Jonas foi engolido por um peixe e sobreviveu (mesmo que isso pareça humanamente impossível). Cremos que Deus abriu um grande mar para o povo de Israel passar, Temos a certeza da ressurreição de Lazaro após 4 dias de seu falecimento. Cremos que temos o Espirito Santo ao nosso lado, mesmo que não o vemos aos olhos carnais. Tudo se parte do principio da fé.
A teoria da criação é humana é extremamente defendida pelos reais apologistas. De um lado temos aqueles que defendem a ideia do Evolucionismo, tal ideia parte do princípio que o homem é uma evolução e não uma criação. De outro lado temos os cristãos apologistas, aqueles que creem que um ser supremo, Deus é o único criador de todas as coisas. Essas duas teorias se confrontam de forma direta, pois de um lado temos a seleção natural e as transformações decorrentes a adequações de existência. De outro lado temos a Fé e o sentir Deus dentro de si. Gênesis 1.26-28 nos garante a origem do homem sob um olhar de agente criado, não evoluído:
Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão".
Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Concluímos então que tudo parte sob um olhar questionador. A certeza da existência de Deus é claramente comprovada em várias partes da ciência. Vários pontos mostrados dentro da bíblia lá atrás a ciência trouxe hoje. A bíblia sem dúvida é real, viva e um grande norte aos filhos de Deus.
E a certeza de defende-la sem dúvida trás um olhar mais crítico e estudioso para que em um confrontamento direto, o confrontado tenha total embasamento sobre o tema discutido.