Resumo de ARQUEOLOGIA BIBLICA
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ARQUEOLOGIA BÍBLICA
A arqueologia da Bíblia pode ser definida como um exame das coisas antigas, que foram perdidas e encontradas novamente, como objetos recuperados ligados ao estudo das Escrituras, e o retrato da vida nos tempos antigos bíblicos. (notas dic,Wicliff,cpad,2009).
A arqueologia desempenha o serviço muito útil de nos ajudar a compreender a Bíblia. A arqueologia revela como era vida nos tempos biblicos, o que as passagens obscuras realmente significam, e como as narrativas históricas, e o contexto da Bíblia devem ser entendidos.
Embora a maioria das pessoas pense em grandes monumentos e peças de museu e em grandes feitos de reis antigos quando se faz menção da arqueologia bíblica, cresce o conhecimento de que inscrições e manuscritos também têm uma importante contribuição ao estudo da Bíblia.
O estudo intensivo de mais de 3.000 manuscritos do Novo Testamento (N.T.) grego, datados do segundo século da era cristão em diante, tem demonstrado que o N.T. foi notavelmente bem preservado em sua transmissão desde o terceiro século até agora. Nem uma doutrina foi pervertida. Westcott e Hort concluíram que apenas uma palavra em cada mil do N.T. em grego possui uma dúvida quanto à sua genuinidade.
Uma coisa é provar que o texto do N.T. foi notavelmente preservado a partir do segundo e terceiro séculos; coisa bem diferente é demonstrar que os evangelhos, por exemplo, não evoluíram até sua forma presente ao longo dos primeiros séculos da era cristã, ou que Cristo não foi gradativamente divinizado pela lenda cristã. Na virada do século XX uma nova ciência surgiu e ajudou a provar que nem os Evangelhos e nem a visão cristã de Cristo sofreram evoluções até chegarem à sua forma atual. B. P. Grenfell e A. S. Hunt realizaram escavações no distrito de Fayun, no Egito (1896-1906), e descobriram grandes quantidades de papiros, dando início à ciência da papirologia.
O impacto da papirologia sobre os estudos bíblicos foi fenomenal. Muitos desses papiros datam dos primeiros três séculos da era cristã. Assim, é possível estabelecer o desenvolvimento da gramática nesse período, e, com base no argumento da gramática histórica, datar a composição dos livros do N.T. no primeiro século da era cristã. Na verdade, um fragmento do Evangelho de João encontrado no Egito pode ser paleograficamente datado de aproximadamente 125 AD! Descontado um certo tempo para o livro entrar em circulação, deve-se atribuir ao quarto Evangelho uma data próxima do fim do primeiro século - é exatamente isso que a tradição cristã conservadora tem atribuído a ele. Ninguém duvida que os outros trêsEvangelhos são um pouco anteriores ao de João.
Até recentemente, o manuscrito hebraico do Antigo Testamento (A.T.) de tamanho considerável mais antigo era datado aproximadamente do ano 900 da era cristã, e o A.T. completo era cerca de um século mais recente. Então, no outono de 1948, os mundos religioso e acadêmico foram sacudidos com o anúncio de que um antigo manuscrito de Isaías fora encontrado numa caverna próxima à extremidade noroeste do mar Morto
O significado dos Manuscritos do Mar Morto é tremendo. Eles fizeram recuar em mais de mil anos a história do texto do A.T. (depois de muito debate, a data dos manuscritos de Qumran foi estabelecida como os primeiros séculos AC e AD). Eles oferecem abundante material crítico para pesquisa no A.T., comparável ao de que já dispunham há muito tempo os estudiosos do N.T. Além disso, os Manuscritos do Mar Morto oferecem um referencial mais adequado para o N.T., demonstrando, por exemplo, que o Evangelho de João foi escrito dentro de um contexto essencialmente judaico, e não grego, como era freqüentemente postulado pelos estudiosos. E ainda, ajudaram a confirma a exatidão do texto do A.T. A Septuaginta, comprovaram os Manuscritos do Mar Morto, é bem mais exata do que comumente se pensa. Por fim, os rolos de Qumran nos ofereceram novo material para auxiliar na determinação do sentido de certas palavras hebraicas.
Os rolos do Mar Morto não são as únicas descobertas de textos importantes do século XX com relação ao estudo do Antigo Testamento. Os textos de Ras Shamra do décimo quinto e do décimo quarto século a.C desenterrados em 1929 e anos seguintes contribuíram para colocar as práticas religiosas hebraicas em seu próprio contexto e para esclarecer o significado de certas palavras hebraicas. Os textos de Mari e Nuzu fizeram sua parte no esclarecimento do Antigo Testamento.
EXEMPLOS DE LOCAIS IMPORTANTES PARA A ARQUEOLOGIA BÍBLICA
Quanto às escavações de locais bíblicos, levando-se em conta agora que centenas de cidades receberam atenção arqueológica, a escolha se torna incrivelmente difícil. Algumas são escolhidas por causa de sua importância nos tempos antigos, outras figuram de modo proeminente nas histórias narradas na Bíblia, e ainda outras por vir a trazer maiores esclarecimentos sobre a narrativa bíblica.
Antioquia da Síria
Várias escavações foram feitas nesta matriz do início do cristianismo(1932-39) pela Universidade de Princeton, com a cooperação do Museu de Arte de Baltmore do Museu de Arte de Worcester, e do Museu Nacional da França. Várias igrejas foram descobertas, mas nenhuma datando do primeiro século. Provavelmente a mais importante de todas estas descobertas foi a de mosaicos bem executados, datando do primeiro ao sexto século depois de Cristo.
Atenas
O trabalho arqueológico em Atenas começou depois da sociedade Arqueológica grega ter sido fundada em 1837.
Escavações de estruturas ou áreas familiares a Paulodurante seu ministério em Atenas incluem os mercados grego e romano, a acrópole, os contornos ao sul da acrópole, e o grande templo de Zeus.
Babilônia
Afirma-se que quase tudo da época de Nabucodonosor foi descoberto, exceto um local onde algumas casas do período de Hamurabi já haviam sido alcançadas. Uma das maiores estruturas foi o zigurato de tijolo, ou torre, de aproximadamente 97 metros de altura e composta de sete plataformas sucessivamente menores ou em andares. Ao passo que, no patamar havia um templo.
Corinto
Corinto era um grande centro comercial da Grécia, onde Paulo ministrou durante dezoito meses.
De interesse especial para os estudiosos da Bíblia é a escavação da grande Ágora, ou centro comercial e político da cidade, que media 198 metros de leste a oeste, e 99 metros ao norte e sul. No centro da Ágora ainda permanece a bema ou local de julgamento no qual Paulo compareceu perante Gálio.
Éfeso.
Jonh T. Wood iniciou o trabalho arqueológico em Éfeso em 1863 quando começou sua pesquisa do grande templo de Diana. Ele finalmente localizou este templo em 1869, e então passou amis cinco anos escavando a estrutura. Ao mesmo tempo, ele descobriu o imenso teatro(Atos 19.31) na inclinação oeste do Monte Piom.
Jericó
As escavações de Jericó do Antigo Testamento foram conduzidas por Ernest Sellin e Carl Watzinger pela Sociedade Alemã Oriental, 1907-9. Os arqueólogos demonstraram que a cidade tinha penas seis a oito acres, eassim seria suficiente que os israelitas tivessem marchado por 15 minutos para completar uma volta ao redor dela.
As escavações nas extremidades de Jericó do Novo Testamento foram conduzidas por James Kelson em 1950, e por James Pritcharda em 1951. Eles encontraram ruínas do palácio herodiano e outras estruturas desta capital de inverno de Herodes.
Jerusalém
O trabalho arqueológico em Jerusalém data do início do estabelecimento do Fundo de Exploração da Palestina em 1865, e o trabalho de Charles Warren e partir de 1867. Muitos esforços arqueológicos têm sido realizados em Jerusalém, mas será, é claro, impossível continuar com qualquer expedição de grande escala porque a cidade antiga está amplamente coberta por habitações modernas.
Em 1969, os israelenses descobriram que a ponte herodiana que cruzava o Vale Tyropeon do lado oeste da área do Templo era tão larga quanto uma pista de quatro faixa dos nossos dias.
Roma
Embora o trabalho arqueológico em Roma tenha sido extensivo, somente uma fração dela tem relação com as Escrituras.
O primeiro trabalho arqueológico no fórum(centro econômico e político da cidade e provavelmente o local onde Paulo compareceu perante César) foi realizado em 1788, e tem continuado periodicamente ate o presente. Uma atenção considerável tem sido dedicada ao Circo Máximo, um grande centro de entretenimento na época de Paulo, localizado entre os declives de Aventina e Palatina.
As escavações sob o Vaticano começaram em 1940 e tem continuado desde a Segunda Guerra Mundial. As opiniões dos arqueólogos variam sobre a questão do túmulo de Pedro estar de fato localizado ali, e se foi encontrado.
OS PERGAMINHOS DO MAR MORTO
O grande achado arqueológico do século XX.
Os chamados pergaminhos do Mar Morto são os mais antigos manuscritos de conteúdo bíblico encontrados até o momento, e seu achado é considerado um dos maiores descobrimentos arqueológicos do século XX. Os manuscritos foram encontrados por beduínos na zona de Qumram, no Oriente Médio, há mais de meio século. O achado, ocorrido em princípio como um acidente casual e inesperado, assinalou o começo de uma interpelação à história judaico-cristã a partir de fortíssimas dúvidas lançadas pela ciência - Qual é a verdadeira origem das Sagradas Escrituras? Qual é o antecedente genuíno da Torá, ou inclusive dos Evangelhos?
Há uma certeza acerca do tempo e do lugar em que os pergaminhos do mar Morto foram descobertos, há apenas cindo décadas e meia.
Mas o grande debate pendente é em relação à significação, a partir do seu conteúdo textual: as razões de sua recém-existência na atualidade começam a gerar profunda e verdadeira discussão.
Os primeiros testemunhos dizem que certo jovem beduíno “esbarrou” fortuitamente com uns pergaminhos escondidos dentro de vasilhas, em recônditas cavernas à beira do Mar Morto. O texto daqueles cilindros coincidia assombrosamente com fragmentos quase literais das Sagradas Escrituras do Antigo Testamento.