Resumo de ARQUEOLOGIA BIBLICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
CONCEITO GERAL DE ARQUEOLOGIA BIBLICA
A palavra arqueologia vem de duas palavras gregas: archaios que significa Antigo e logos: Estudo. Pode-se combinar dizendo que Arqueologia e o estudo de coisas velhas.
A arqueologia bíblica, é um precioso estudo que vem sendo explorado há poucos séculos, tem dado fim aos questionamentos que os cépticos opõem aos fatos históricos dos livros bíblicos.
Na opinião geral, a Bíblia é exclusivamente história sagrada, testemunho de crença para os cristãos de todo o mundo. Na verdade, ela é ao mesmo tempo um livro de acontecimentos reais.
EVIDÊNCIAS CONCRETAS DAS ESCRITURAS
Muitas pessoas após ter lido ou ouvido falar nas Escrituras Bíblicas, já questionaram e questionam a veracidade dos acontecimentos. A arqueologia bíblica, um precioso estudo que vem sendo explorado há poucos séculos, tem dado fim a estes questionamentos que os cépticos opõem aos fatos históricos dos livros bíblicos. Você, leitor, encontrará nesta página muitos estudos arqueológicos, os quais provam a autenticidade histórica dos livros da Bíblia
A arqueologia como ciência ajuda para possuir uma compreensão o mas eficiente dos textos bíblicos, das explanações históricas e as diferentes circunstancias da Bíblia.
ALGUNS ACONTECIMENTOS ARQUEOLÓGICOS
As inscrições cuneiformes encontradas em Mari, no médio Eufrates, continham nomes bíblicos que situaram subitamente num período histórico as narrativas sobre os patriarcas, até então tomadas por simples “histórias piedosas”. Em Ugarit, na costa do Mediterrâneo, foram descobertos pela primeira vez os testemunhos do culto cananeu de Baal. O acaso quis ainda que no mesmo ano se encontrasse numa caverna, próximo ao mar Morto, um rolo do livro do profeta Isaías (Manuscritos do Mar Morto), considerado de data anterior a Cristo. Essas notícias sensacionais – permita-se-me o uso desta expressão em vista da importância desses achados para a cultura.
em 1843 pelo francês Paul-Émile Botta. Por meio de escavações efetuadas em Khursabad, na Mesopotâmia, ele se encontrou a conquista de Samaria, igualmente descrita na Bíblia.