Resumo de AS PROMESSAS DE DEUS
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Resumo As promessas de Deus
Em nosso meio, às vezes é propagada a ideia de que, se Deus nos fez uma promessa, Ele fará de tudo para cumpri-la, independentemente de nossa cooperação com Ele e de nossa obediência à Sua Palavra. Quem pensa assim está enganado quanto à indiferença do Senhor em relação ao nosso comportamento. Existem diversas condições a serem observada para que Suas promessas se cumpram em nossa vida.
I – O que precisamos saber sobre as promessas de Deus?
Para recebermos as promessas de Deus, precisamos antes:
a) Crer que as promessas se cumprirão.
Se quisermos ver cumpridas as promessas de Deus em nossa vida, precisaremos ter fé, pois sem esse firme fundamento (HB11:1), não poderemos agradar a Deus (Hb 11:6). Os que duvidam são como ondas do mar. (Tg 1:6-7)
b) Acatar as condições estipuladas por Deus:
Para ser abençoado, ter um filho e uma descendência numerosa, Abraão teve que sair da terra onde habitava com os seus pais (Gn12:1). Os discípulos também precisaram ficar em Jerusalém até receberem a promessa do Senhor (Lc 24:49)
II – A importância de esperar o tempo de Deus.
Precisamos considerar dois aspectos enquanto esperamos o cumprimento das promessas de Deus. Elas podem ser:
a) Imediatas.
Dentre as promessas de Deus cujo efeito é sentido de modo imediato, destacamos a de salvação, que também apresenta um desdobramento no futuro, com a glorificação. Mas há uma condição para o seu cumprimento: precisamos confessar Jesus como Senhor (Rm 10:13)
b) Tardias:
A promessa da descida do Espírito Santo (Lc 24:49) teve o seu cumprimento na Festa de Pentecostes (At 2:1-2). Contudo, se pensarmos que foi a concretização do que disse Joel (Jl 2:28), então demorou séculos para ser realizada.
Ao analisarmos as promessas feitas a dois personagens bíblicos, verificamos que algumas se cumprem de modo imediato e que outras levam muitos anos para isso. Vejamos:
A longa espera de Abraão – Certas promessas que o Senhor fez a esse patriarca se cumpriram no tempo de sua vida, já outras, como a posse de Canaã e uma descendência numerosa, só foram cumpridas muitos séculos depois.
A perseverança de Calebe – Este esperou 45 anos para ver as promessas de Deus concretizadas em sua vida. Em Josué 14:1-15, são descritos alguns fatos interessantes sobre a herança de Calebe, que perseverou em obedecer ao Senhor.
III – Cooperando para o cumprimento das promessas.
Durante o tempo de espera, precisamos manter-nos cultivando uma alegre e perseverante expectativa de que aquilo que nos foi prometido já é certo. Sendo assim, vamos analisar neste tópico alguns pontos em relação ao assunto:
a) A contra partida humana.
Existem pessoas que desejam crescer e ser promovidas sem fazer esforço. Estas devem meditar sobre a parábola dos talento (Mt 25:14-30)
b) A valorização do que foi conquistado.
Deus requer nosso esforço para conquistarmos as bençãos. O Senhor sabe que o ser humano valoriza e cuida com carinho e amor de tudo aquilo pelo que lutou.
c) O uso do nosso potencial.
O Senhor tem propósitos definidos em nossas batalhas, entre os quais o de contarmos com a Sua orientação, em vez de sustentar-nos em nosso escasso e iluminado conhecimento.
d) A luta pela posse da Terra Prometida.
Deus fez uma promessa a Abraão (Gn 12:1-2) e deu-lhe um filho 25 anos depois (Gn 21). Contudo, ele não obteve a posse de Canaã; apenas peregrinou nela, assim como os seus descendentes Isaque e Jacó (Hb 11:9-10). Até que a promessa de entrar na Terra Prometida se cumprisse, os israelistas tiveram de lutar. Eles:
– Foram libertos da escravidão egípcia;
– Tiveram de espionar a Terra Prometida;
– Tiveram de empreender inúmeras viagens;
– Tiveram de esforçar-se para conquistar a terra;
– Tiveram de meditar na Lei do Senhor;
IV – Como se dá o cumprimento das promessas?
O cumprimento das promessas se dá por etapas visando à glorificação do Senhor;
a) As promessas passam por Jesus.
Porque todas quantas promessas há de Deus são nele sim; e por ele o Amém, para a glória de Deus, por nós (2 Co 1:20).
b) Deus não cumpre imediatamente as Suas promessas
O Senhor não cumpre imediatamente Suas promessas porque conhece a nossa estrutura (Sl 103:14).
c) As promessas são cumpridas para a glorificação do Senhor.
As promessas são cumpridas em nossa vida para que outras pessoas sejam também abençoadas e o nome de Jesus seja glorificado (Ne 9:7-8)
V – Por que somos alvo de promessas?
a) Somos abençoados para abençoar outros.
É por causa do propósito de Deus de abençoar vidas pelo meu ministério que você está onde está e tem sido sustentado pelo Senhor.
b) Somos abençoados para servirmos como canais de bençãos do Senhor.
Devemos abençoar o necessitado, ajudar o serviço social da igreja e a pessoa que está enfrentando dificuldades (Pv 14:31). Deus é fiel para recompensar o bem que fazemos.
Conclusão: Sejamos gratos a Deus por todas as bençãos recebidas dEle. Comportemo-nos como filhos amados e imitadores de Cristo, demonstrando as marcas do caráter amoroso e misericordioso do Senhor. Façamos o que precisa ser feito para recebermos as promessas de Deus.