Resumo de BIBLIOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
ARISTEU GUIMARÃES FERREIRA
Resumo – 06 Bibliologia
Bibliologia é a ciência da história e do estudo dos assuntos inerentes a bíblia sagrada, auxiliando a entender a palavra de Deus, resumindo é um dos campos da teologia sistemática que se ocupa do estudo bíblico.
Bibliologia vem do grego “biblon” que significa “livro” e “logos” que significa “discurso”.
O vocábulo bíblia sagrada não é encontrado nas sagradas escrituras. O vocábulo bíblia é derivada do grego Biblos, o qual quer dizer coleção de livros pequenos.
É através da bíblia que Deus se revela ao homem, podendo se dizer que é o conjunto de livros sagrados dentro de dois testamentos conhecidos como “Antigo Testamento e Novo Testamento”.
A bíblia sagrada também pode ser conhecida ou chamada de Escrituras ou Palavra de Deus, dentre outros.
Hb. 4: 12 - Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
O livro sagrado é divido em duas partes “Velho Testamento e Novo Testamento”, sendo 39 livros no VT e 27 livros no NT, totalizando 66 livros.
A Bíblia sagrada foi escrita em hebraico (velho testamento), aramaico (apenas pequenas partes do velho testamento - Ed 4. 8-6, 18; Ed 7. 12-26; Dn 2. 4-7, 28 e Jr 10. 11).) e grego (novo testamento), por mais de 40 autores divinamente inspirados pelo Espírito Santo, levando cerca de 1.600 anos para ser terminada. Destacando que o vocabulário mais apurado de toda a bíblia é o de Lucas.
Hebraico: Foi a língua oficial dos hebreus desde a entrada em Canaã, ficando até mesmo conhecida como língua de Canaã ou língua dos judeus.
Aramaico: Por muito tempo língua da Assíria e da Babilônia. O aramaico foi trazido para a Palestina, destacando que quando os assírios venceram o reino de Israel introduziram o aramaico dentro do Estado de Israel, eis que tanto levaram pessoas cativas, como trouxeram de lá para Israel.
2Rs 17: 24 - E o rei da Assíria trouxe gente de Babilônia, de Cuta, de Ava, de Hamate e Sefarvaim, e a fez habitar nas cidades de Samaria, em lugar dos filhos de Israel; e eles tomaram a Samaria em herança, e habitaram nas suas cidades.
Grego: Todo o novo testamento foi escrito no grego, sendo que o velho testamento foi traduzido para o grego pelos setenta, sendo ficada conhecendo como a septuaginta.
Inicialmente os “livros” apresentavam as formas de rolo e de códice.
Os rolos eram geralmente de papiro ou de pergaminho, geralmente e tamanho grande, em média de 11 metros, podendo chegar a 40 metros, como é o caso da Crônica de rei egípcio Ramsés II. Em destaque os rolos bíblicos ficavam em torno de 9 a 11 metros, alguns sendo divididos em dois rolos.
Os códices do latim codex, por sua vez eram livros parecidos com os livros de hoje, claro, não nos moldes de hoje, eram feitos de folhas de papiro ou pergaminho costuras uma sobre a outra. Os códices substituíram os rolos, devido à facilidade de manuseio e de se colocar em um mesmo livro vários evangelhos ou cartas.
A bíblia é a palavra de Deus, assim sobrenatural em seu caráter, contendo uma mensagem de Deus para o homem. A bíblia é Cristocêntrica, de um único Deus, porém Trino, Pai, Filho e Espírito Santo. Escrita por mais de quarenta diferentes autores divinamente inspirados por Deus, contudo reservando a particularidade de cada autor.
2 Timóteo 3:16 - Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça.
A bíblia sagrada a qual é inspirada por Deus é a única e infalível regra de fé e prática do verdadeiro cristão.
A divisão bíblica, em capítulos e versículos não vem do original. Esta divisão foi feita em 1555 na versão Vulgata. O texto original é único sem a divisão que conhecemos de capítulos e versículos.
A bíblia está dividida em Velho Testamento e Novo Testamento, e em cada um em grupos.
1 - Velho Testamento:
- Pentatêuco: grupo composto pelos 05 (cinco) primeiros livros, também conhecido pelo nome hebraico de Torá;
- Históricos: grupo composto pelos 12 (doze) livros, de Josué a Ester;
- Poéticos: respectivamente grupo de 05 (cinco) livros, de Jó a Cantares;
- Proféticos: dividindo em Profetas Maiores e Profetas Menores, respectivamente 05 (cinco) livros e 12 (doze) livros, de Isaias a Malaquias, assim fechando o velho testamento.
2 - Novo Testamento:
- Evangelhos: composto pelos 04 primeiros livros, Mateus, Marcos, Lucas e João;
- Histórico: Livro de Atos dos Apóstolos;
- Epistolas Paulinas: composto por 13 epístolas, de Romanos a Filemom;
- Epístolas Gerais ou Universais: composto por 08 epístolas, de Hebreus a Judas;
- Profético: apenas o livro de Apocalipse.
Na bíblia da Igreja Católica possui 07 livros há mais, sendo os livros conhecidos como Apócrifos, que significa “escondido, oculto”. Estes livros foram escritos no período interbíblico, período onde cessara a revelação divina. Desta forma não foram reconhecidos como parte do cânon e inspirados por Deus. Os sete livros são: Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque, I e II Macabeus.
A bíblia com o passar dos tempos vem sendo traduzida nas mais variados idiomas, a partir da escrita original seja do hebraico ou do grego, chegando a ser o livro mais traduzido em todo o mundo em todos os tempos, sendo ainda o mais lido e mais vendido. A primeira tradução foi para o grego, a versão Septuaginta.
Para nosso idioma a primeira tradução foi feita pelo português João Ferreira de Almeida, uma das traduções mais conhecidas no Brasil.
Com tantas traduções ao longo do tempo, com os mais variados copistas algumas traduções contém erros de transcrição. A bíblia em si é totalmente isenta de erros, contudo suas cópias não.
A bíblia sagrada é a palavra de Deus de Gênesis a Apocalipse, é a revelação de Deus a humanidade. Palavra infalível que produz vida, ilumina, liberta, santifica, etc.
Isaías 40: 8 - Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.
Carambeí, 13 de junho de 2018.
Aristeu Guimarães Ferreira