Resumo de BIBLIOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Resumo Bibliologia
Bibliologia é um dos campos de estudos da Teologia Sistemática que se ocupa do estudo da Bíblia, desde a sua origem, estrutura, formação, inspiração e história.
O objetivo destes estudos é fornecer informações importantes sobre a História da Bíblia, a sua formação e preservação baseada nos testemunhos dos profetas, apóstolos e de Jesus Cristo, procurando demonstrar por meio da própria Bíblia e por relatos históricos, a realidade dos fatos.
A Bíblia é absolutamente genuína e confiável em tudo que podemos checar com fatos (ver seções 2 [genuinidade] e 3 [confiabilidade da Bíblia],
portanto, como é natural até nas relações diplomáticas e comerciais, somos justificados em aceitar o que ela diz de si mesma, declarando-se no V.T. (mais de 3800 vezes: Ex 14:1; Is 43:1; Ez 1:3) e no N.T. (1Co 14:37; Gl 1:11-12; Hb 2:1-4; 2Pe 3:2; 1Jo 5:10; Ap 22:18-19) como a corporificação da revelação de Deus. 2Tm 3:16-17; 2Pe 1:20-21.
Na Bíblia, Deus soprou cada uma das Suas palavras, cada uma delas é totalmente dEle e só dEle, mas as escolheu no vocabulário e estilo do escritor. E, obviamente, o escritor do Pentateuco foi testemunha ocular do Êxodo, e as palavras escolhidas e costumes descritos são aqueles do Egito de 2000 a.C.
Os Profetas (“Nebhiim”) /* (todo o conjunto também é conhecido pelo nome do seu primeiro livro, isto é “Isaías”):
Profetas Anteriores: Js, Jz, 1 e 2Sm, 1 e 2Rs;
Profetas Posteriores: Is, Jr, Ez, e os 12 Profetas Menores (Os, Jl, Am, Ob, Jn, Mq, Na, Ha, Sf, Ag, Zc, Ml) */
Cada um dos 21 livros dos Profetas foi escrito pela pessoa e na época que lhe são tradicionalmente atribuídos. Particularmente,
Jz foi escrito por Samuel (Jz 19:1; 21:25; 1:21; 2Sm 5:6-8);
1Sm 25 até 2Sm 24 foi escrito por Natan + Gad (1Cr 29:29);
1 e 2Rs foram escrito por cronistas inspirados, com escritos depois selecionados por Jeremias, também inspirado ao escrever esta seleção.
Os Escritos (“Kethubhim” ou “Hagiographa”) /* (todo o conjunto também é conhecido pelo nome do seu primeiro livro, isto é “Salmos”):
Livros Poéticos: Sl, Pv, Jó;
Megilloth (Cinco Rolos): Ca, Rt, Lm, Et, Ec;
Livros Históricos: Dn, Ed, Ne,1 e 2Cr.*/
Cada um dos 13 livros dos Escritos foi escrito pela pessoa e na época que lhe são tradicionalmente atribuídos. Os livros conservadores supracitados foram escritos pelo autor de Jz (por Samuel);
Et por Mordecai (mas Et 10, pode ter sido escrito por judeu seu contemporâneo com acesso às crônicas dos reis da Média e da Pérsia);
1 e 2Cr foram escrito por cronistas inspirados, com escritos depois selecionados por Jeremias, também inspirado ao escrever esta seleção.
Cada um dos 27 livros do Novo Testamento foi escrito pela pessoa e na época que lhe são tradicionalmente atribuídos.
Alguns, inconformados com a ênfase na divindade de Cristo, afirmavam que João era espúrio e escrito após 200 d.C, mas não tinham sequer uma prova disso, só maus desejos. Finalmente, a descoberta do Papiro 52, datado de 120 d.C., com trechos de João 18, pulverizou essa teoria, ninguém mais tem a coragem de a defender.