Resumo de BIBLIOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Nome: Ronivaldo dos Reis Andrade
Curso livre: Bacharel em Teologia
Bibliologia
Através da Bíblia, Deus se revela em linguagem humana para que o homem possa entendê-lo. Por essa razão a Bíblia faz alusão a tudo que é terreno e humano.
A riqueza da Bíblia consiste no caráter essencialmente religioso da sua mensagem que a transforma no livro sagrado por excelência tanto para o povo de Israel quanto para a Igreja Cristã.
A Bíblia é a palavra de Deus, além de falar diretamente, Deus ainda falou através dos profetas. Tudo quanto Jesus falou era a palavra de Deus, pois ele é Deus.
A palavra Bíblia vem do Grego, Biblos, que quer dizer coleção de livros pequenos.
A Bíblia foi escrita em Hebraico, Grego e Aramaico. Ela é inspirada e revelada por Deus, sendo que a revelação é a manifestação que Deus faz de si mesmo. Revelar é informar. Por inspiração entendemos que é a operação pela qual Deus garantiu o conteúdo da Bíblia como autêntica expressão de sua revelação.
A iluminação é a influencia do Espirito Santo que capacita todos os que estão num relacionamento correto com Deus para entender as escrituras.
O livro faz um resumo das oito alianças: a aliança Edênica: condiciona à vida do homem a inocência. A aliança Adâmica: condiciona a vida do homem caído e faz a promessa de um redentor. A aliança Noética: estabelece o principio do governo humano. A aliança Abrâmica: inaugura a nação de Israel e confirma com acréscimo especifico a promessa adâmica da redenção. A aliança Mosaica: condena todos os homens, pois todos pecaram. A aliança Palestiniana: garante à restauração de Israel. A aliança Davídica: estabelece a perpetuidade da família davidica sobre Israel e sobre toda a terra, a ser cumprida por Cristo. A nova aliança: repousa sobre o sacrifício de Cristo e garante benção eterna a todo aquele que crê.
O antigo testamento tem trinta e nove livros e foi escrito originalmente em Hebraico, com pequenos trechos em Aramaico. O antigo testamento esta dividido em: A lei: são cinco livros. Livros Históricos: são doze livros. Livros poéticos: são cinco livros. Profecia: são dezessete livros. A divisão dos livros em capítulos e versículos não vem do original.
O novo testamento traz primeiramente os quatros evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e Joao. Depois temos o livro dos atos escrito por Lucas. Temos também as cartas escritas pelos apóstolos: Paulo, Pedro, Tiago, João e Judas. E por último temos o livro de Apocalipse.
Escritos apócrifos. A Bíblia de edição Católica Romana, no antigo testamento, contém quarenta e seis livros, porque desde o concílio de Trento, em mil quinhentos e quarenta e seis, foram incluídos no cânon do antigo testamento sete livros chamados apócrifos, são eles: Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque e Macabeus um e dois.
A septuaginta, bastante conhecida através da sigla LXX é a mais importante tradução Grega do velho testamento.
Vulgata latina. O Papa Dâmaso encarregou Jerônimo, eminente erudito no latim, grego e aramaico de fazer a tradução da Bíblia para o latim.
Joao Ferreira de Almeida foi quem primeiro traduziu a Bíblia para o nosso vernáculo.