Resumo de BIBLIOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
O estudo do pentateuco é bem parecido com a ultima apostila estudada, estou traçando um método de aprendizado para continuarmos no mesmo raciocínio lógico , eliminando as disciplinas de uma forma sequencial e descobrindo as ligações e junções que cada assunto abordado nos revela.
A primeira disciplina que me despertou uma grande curiosidade foi a REFORMA PROTESTANTE pôr ter sido alvo de argumentos relacionados ao nosso estudo bíblico semanal na nossa igreja local,
Desde então passamos para a próxima apostila , abrangendo e se aprofundando no estudo da BÍBLIOLOGIA, a segunda apostila a ser estudada, devido as traduções bíblicas feitas por Martinho Lutero, Jonh Wycliffe e até as mais antigas como a septuaginta que é a tradução dos 70 , e a Vulgata Latina, traduzida por São Gerônimo.
É indispensável não entrarmos agora na historia do povo hebreu , a HISTORIA DE ISRAEL foi muito rica em conhecimento, trazendo a origem deste povo, as promessas de Deus para este povo, libertando todos do Egito, guiando-os na peregrinação no deserto, e conquistando a terra prometida.
Agora encabeçamos no PENTATEUCO! Que são os cinco primeiros livros da bíblia, no hebraico significa Torá, leis, ensinos, mandamentos , esses cinco livros tem uma classificação específica para entendermos o trabalhar de Deus desde a criação:
- Gênesis, a origem do povo Hebreu.
- Êxodo, o concerto com o povo Hebreu.
- Levítico, as Leis para o povo Hebreu.
- Números, a viagem do povo Hebreu.
- Deuteronômio, as novas leis para o povo, ou a repetição das leis para os Hebreus.
Gênesis, começamos trazendo o seu significado , ou seja , no grego remonta a origem da criação fundação, início , escrito por Moisés , cerca de 1500 a. c. no período da peregrinação de Israel no deserto, foi o primeiro livro a ser escrito e podemos dividi-lo em duas partes :
1° Dos Caps 1-11 = A história da criação
2° Dos Caps 12-50= A história dos Hebreus
A primeira parte do livro de Gênesis nos traz a fundação do mundo e a criação da humanidade e vida animal, a queda do homem, e a era diluviana, estudamos a humanidade se espalhando por toda a terra, as gerações que sussederam dos filhos de Noé: Sem , Cam e Jafé.
A segunda parte nos traz a promessa que Deus faz a um homem da descendência de Sem, seu nome, Abraão, promessa esta que Deus engrandeceria o seu nome, e tornaría a sua descendência incontável como as estrelas do céu e as areias do mar, depois veio Isaque e Jacó para dar continuidade a promessa abraâmica.
Iniciamos o livro do Êxodo com a nação de israel , vivendo em cativeiro, sendo escravizada pelos egípcios, a palavra Êxodo no grego significa: Saída, libertação, o tema central deste livro se encontra em êxodo 19:4-6 em que Deus lembra ao povo que os tirou da escravidão egípcia e que escolheu a nação de Israel como propriedade peculiar, e que a nação teria um sacerdócio perpetuo.
Esse texto é escatológico, pois olha para o passado dos Hebreus, apresenta a atualidade daquele povo, e faz promessas para o futuro, pois eles estavam encarregados de tomar posse da terra prometida e ser um modelo de domínio e relacionamento salvífico estabelecido entre Deus e o mundo.
Moisés foi testemunha ocular de quase tudo que aconteceu neste livro, pois o êxodo era como se fosse um diário no qual ele deixava tudo registrado, e isso nos proporciona ter uma visão Geográfica, histórica e teológica dos fatos.
Uma grande abordagem pode ser feita na primeira parada do Sinai, quando a nação aceita a proposta da aliança com Deus , em obediência a formas de culto, sacerdócio, tabernáculo , fluem tudo do concerto que fizeram com Deus.
Também é muito interessante a tipologia em que vemos os dois nascimentos da nação de Israel, durante a peregrinação no deserto, em que Israel tem o seu nascimento físico e espiritual lembrando assim que o homem precisa nascer de novo.
Dentre varias formas de Deus se apresentar, ele foi revelado como o EU SOU, os Egípcios adoravam muitos deuses, e quando foram atacados pelas 10 pragas , estavam sendo afrontados por cada deus adorado, cada praga representava a derrota de um deus Egípcio, Deus estava mostrando aos Egípcios que o EU SOU É INCOMPARÁVEL.
E quando Deus se revelava como o Deus de Abraão, Isaque e Jacó significava que Deus é fiel para cumprir com suas promessas.
O livro de levítico é direcionado para a nação de Israel, porém são mandamentos , ou requerimentos , ofícios para os levitas, mesmo não sendo eles o foco principal, são os levitas os principais responsáveis pelas ordenanças do Senhor no livro de levítico.
Existe uma riqueza incomparável com tantas simbologias e tipificações que nos arremetem a um profundo estudo de cada detalhe deste livro, levítico através do tabernáculo aponta de uma forma extraordinária para a obra salvífica de Cristo.
O tabernáculo era composto por três divisões: átrio, lugar santo e santo dos santos , ou seja , era
Um lugar escolhido por Deus que fora dado como modelo para Moisés fazer a mediação entre Deus, a congregação, Sacerdote e sumo sacerdote.
Existia 5 cinco tipos de oferta que apresentavam a Deus, e essas ofertas tinham dois significados: as ofertas de cheiro suave e as ofertas compulsória, destas 5 cinco ofertas , 3 três eram:
-Holocausto
-Manjares
-Sacrifício, essas ofertas caracterizavam as ofertas de cheiro suave, ou seja, eram ofertas voluntarias.
As ofertas compulsórias , não tinham o cheiro suave , e eram duas :
- As ofertas de expiação pelos pecados.
- As ofertas de expiação pelas culpas e transgressões.
Existe uma tipologia e um grande significado nessas ofertas , que apontavam para a obra redentora de Cristo.
Por exemplo , as ofertas de cheiro suave representavam Cristo nas suas próprias perfeições meritosas, ou seja , Cristo fez por merecer, e ele é merecedor de tais ofertas, já as ofertas compulsórias tipificam Cristo suportando os deméritos de um pecador, ou seja , Ele está alí, porém ele não merecia estar alí, suportando o que não era para ele, essas ofertas não tem o cheiro suave.
As ofertas de cheiro suave fala daquilo que a oferta de Cristo significa para Deus , más as ofertas compulsórias fala do que o sacrifício de Cristo representa para nós.
O tema central de Levítico é comunicar a tremenda santidade do Deus de Israel e mostrar os meios pelos quais o povo poderia ter acesso a ele , com ritos e cerimônias, prescritos por Deus como pre-condição do relacionamento pessoal entre Deus e Israel.
Em um resumo panorâmico podemos ver tudo o que este livro nos revela no seu último versículo do ultimo capítulo , Levítico 27:34 diz:
" Foram estes os (mandamentos) OBRIGAÇÕES DA ALIANÇA , que o (Senhor Deus) O DEUS DA ALIANÇA, deu a (Moisés) O MEDIADOR DA ALIANÇA, no (Monte Sinai) LUGAR DA ALIANÇA, para o (povo de Israel) O POVO DA ALIANÇA".
No livro de números temos a segunda contagem da nação de Israel, que pela sua rebeldia foram acometidos de doenças e pestes pelas suas murmurações , temos Deus falando com Moisés acerca da organização efetiva das tribos , em uma estrutura comunitária religiosa, em preparação para a conquista e a ocupação de Canaã.
Este livro é dividido em 3 três grupos:
-1° parte, dos caps 1-14 diz respeito a geração antiga, a que morreu, saiu do Egito e não entrou na terra de Canaã, e transcorre entre o trajeto do Sinai até Cades, havendo aqui uma primeira contagem , uma instrução e uma peregrinação.
-2° parte, dos caps 15-20 temos o período de transição e peregrinação no deserto.
-3° parte, vemos a nova geração , a que nasceu no deserto e entrou em Canaã sem conhecer o Egito, transcorrendo de Cades até as planícies de Moabe, há aqui uma nova contagem, uma nova instrução, e uma nova peregrinação.
Agora fazemos alusão ao ultimo livro , DEUTERONÔMIO, foi escrito já no final de toda peregrinação depois da morte de Arão, significa: Segunda lei, ou repetição da lei, este livro foi necessário ser escrito por causa da nova geração que estava prestes a tomar posse da terra prometida.
É um livro marcado por transições:
A) Uma nova Geração
B) Uma nova poçessão
C) Uma nova Experiência
D) Uma nova revelação
Deus deseja e quer que o seu povo seja somente e totalmente devotado a Ele, nada deve impedir o relacionamento entre Deus e nós, qualquer coisa que o faça é considerado idolatria, Deus dá em abundância para prover as necessidades do seu povo.