Resumo de BIBLIOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Resumo – Bibliologia
No decorrer do estudo pude compreender que a bíblia é um livro composto por vários livros e que a palavra “Bíblia” vem do Grego “Biblos” significando “livros”. Foi através de cerca de 40 escritores em diferentes épocas escreveram inspirados pelo Espírito Santo, o único autor sem dúvidas é o (Espírito Santo) e vários escritores dentre eles (profetas e apóstolos). A bíblia está dividida em duas partes: ANTIGO e NOVO TESMENTO. Os nomes ANTIGO TESTAMENTO e NOVO TESTAMENTO, são as duas grandes alianças que Deus fez com Seu povo. Os livros que aparecem nesta época da história que é chamada na teologia de “período interbíblico” pelo silencia profético entre o A.T. e no N.T., assim toda literatura que surge nesta época é produzida pelos literários deste período, sem qualquer ideal profético, mas apenas histórico, como no caso de Macabeus e outros desta época que não fazem parte do CANON de Deus e foram acrescentados pela igreja católica romana oficialmente pelo Concílio de Trento em 1546, talvez como resposta ao movimento da Reforma de Martin Luter que estava ocorrendo naquela época. Estes livros são chamados apócrifos ou escritos paralelos, foram incluídos e apenas tem função histórica, mas também contém expressões de heresias teológicas, como Baruc 3:4 onde se autoriza orações pelos mortos. Os livros de Judite, Tobias contém erros históricos, geográficos, cronológicos e autorizam a falsidade a fraude e a salvação é obtida por obras. Eclesiástico e Sabedoria de Salomão incluem uma moralidade conveniente. Sabedoria ensina uma criação do mundo através de uma matéria pré-existente (11:17). Assim, estes escritos não têm qualquer parte com as Escrituras de Deus.
No Novo Testamento, o CANON começa com os escritos dos apóstolos. Jesus prometeu aos apóstolos esta capacidade para esta obra (João 14:26) e Jesus acrescenta que aos apóstolos será dado ainda mais conteúdo a respeito da Vontade de Deus que deveria ser Escritura também (João 16:13-14). Os apóstolos então recebem a mesma autoridade que os antigos profetas (2 Pe 3:2) e mentir para um apóstolo era como mentir ao Espírito Santo (Atos 5:2,3) e para Deus (Atos 5:4).
Paulo afirma que seus escritos não são capacidade humana, mas recebeu coisas que como ser humano jamais saberia (1 Cor 2:9), palavras que lhes foram ensinadas pelo Espírito Santo (1Cor 2:13) e que Cristo fala nele (2 Cor 13:3).
O Senhor deu a outros não apóstolos autoridade para produzir Suas Escrituras como Marcos, Lucas, Atos, Hebreus, Judas.
Hebreus 1:1-2 apresenta a questão do fechamento do CANON, com a presença do Alvo das Escrituras: JESUS CRISTO, onde todo o testemunho era para ELE, assim quando chegou, todo o CANON se encerrou e selado por Apocalipse 22:18-19.