Resumo de COMO FALAR EM PUBLICO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
RESUMO – 70 COMO FALAR EM PÚBLICO
Se expressar bem é algo importante e necessário, pronunciando as palavras de forma distinta, correta e expressiva é uma necessidade de quem deseja se comunicar bem. Para adquiri-la, é necessário articular bem as cordas vocais, atentando para a ressonância correta das vogais e consoantes das palavras, observando o valor e importância de todas elas, identificando as sílabas tônicas e as finais.
A boa articulação empresta nitidez às palavras e ressalta as qualidades da voz.
Os exercícios de articulação baseiam-se no extremo exagero com que se articulam palavras difíceis, centrando-se nas consoantes. Com isso, desenvolve-se a musculatura do céu da boca, a língua e os lábios.
A dicção é a articulação artística da voz. Falar bem é dizer bem, o que depende do domínio que se possui da respiração.
Determina o que realmente é importante num enunciado. Ela dá vida, energia e expressividade ao pensamento e à fala.
A ênfase é sempre atentar para que nas pronúncias de certas palavras perdurem seu sentido expressivo, através da variação de seus tons e velocidade, assim como o volume e o tom de voz. Tudo isso evita a monotonia. Sem entonação apropriada a comunicação torna-se desinteressante, perdendo frequentemente a capacidade de convencer.
O ritmo empregado na comunicação oral denuncia geralmente o estado psicológico de quem fala, o qual pode nos fazer um bom orador ou o inverso.
II Timóteo 2: 15 - Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
25/03/2019