Resumo de COMO PREPARAR MENSAGENS BIBLICAS
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Como preparar mensagens bíblicas
Mensagem Bíblica é a comunicação verbal da palavra de Deus aos ouvintes, é a transmissão do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo as pessoas que precisam ouvi lo.
Diante disso o pregador precisa saber para quem está falando, se para crentes ou para descrentes.
A palavra de Deus, a base da pregação deve ser a palavra de Deus, a Bíblia sagrada. Podemos dizer em outras palavras que a base da pregação deve ser o Texto Bíblico. Ilustrações podem ser aproveitadas desde que se relacionem com o tema da mensagem, mas não podem tomar o lugar da palavra de Deus.
Corpo ou (desenvolvimento) da MENSAGEM (do sermão), é a parte mais importante da mensagem. Ela deve conter a sequência das ideias a serem apresentadas. No corpo do sermão ou da mensagem, podemos ter: Ordem ou divisões; Transição de um pensamento para outro. As divisões devem ser de acordo com os objetivos da mensagem; devem-se evitar "excesso de floreios", "rodeios" ou "conversa fiada"; Conclusão é o auge da pregação. O seu clímax. Nela, o pregador faz a aplicação do que pregou no corpo do sermão. Nesse momento, o pregador e o auditório, pedem poder do Espírito Santo, devem chegar à conclusão de que a mensagem atingiu o seu objetivo. Sem uma boa conclusão, o que foi dito pode perder o brilho. Uma conclusão pode ser feita através de recapitulação, o pregador deve rever o que pregou em resumo ou tópicos, evidenciando pensamentos chave, pontos fortes da mensagem.
Devoção é o sentimento religioso de dedicação às práticas ensinadas na Palavra de Deus. Na devoção, o pregador busca inspirar-se na oração, na leitura da Bíblia e no louvar a Deus. Tem-se visto verdadeiros profissionais na pregação, técnicos que sabem pregar mas não sabem orar, sabem gritar mas não sabem amar as almas pregam por interesse por torpe ganância.
Humildade "Nenhum pregador pode subir ao púlpito sem antes ter descido, pela oração, os degraus da humildade. Na oração, o egoísmo se quebranta, o medo se desfaz e a certeza da vitória aparece clara como a luz do sol do meio dia".