Resumo de CRESCIMENTO DA IGREJA
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RESUMO - 01 ADMINISTRAÇÃO RELIGIOSA
A administração faz parte da organização presente no meio em que vivemos, ou pelo menos deveria ser como parte que compõe a vida, onde se insere também a igreja, para uma boa harmonização e organização, para que tudo transcorra com ordem e decência para o sucesso.
I Cor. 14: 40 – Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.
A adminstração como ciência social de relavância na gestão no meio em que vivemos para o ser bem sucedido, ou ao contrário, deixando a desejar, para uma organização não tão bem desenvolvida, onde podemos abranger, planejamento, organização, direção e controle.
Quando a administração é colocada em prática gera maior aproveitamento nas atividades interligadas, obtento resultado, crescimento qualitativo e quantitativo, em todas às áreas da vida, aqui incluindo mui especialmente a igreja.
A administração está presente na vida do ser humano desde os primórdios, como uma necessidade, para que objetivos e metas sejam alcançados.
No final do século XIX surgiu a administração como uma ciência. Da qual podemos citar algumas teorias: Teoria Clássica, Teoria das relações Humanas e Teoria Neoclássica.
A instituição religiosa “igreja” diverge da administração secular, eis que norteada por princípios distintos, enquanto a secular está pautada na materialidade a religiosa está focada mais na espiritual estruturada na regeneração de Jesus Cristo.
Dentro das sagradas escrituras “bíblia” a Administração pode ser vista em outros termos distintos como: despenseiro, mordomo, tesoureiro, curador, dentre outros.
Logo no início da criação do homem, a criação foi colocada sob a responsabilidade destes. Ao homem competia desempenhar o mandato outorgado por Deus e assim obedecer a sua vontade. Dentro desta expectativa era o representante do criador e o que fazia sobressair sua soberana vontade, ao ponto de dia após dia receber a visita do criador.
Na bíblia o homem aparece como mordomo de Deus na administração, como despenseiros da multiforme graça de Deus, administrando os dons concedidos.
I Pd. 4: 10 - Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
O administrador na igreja possui funções privativas e atribuições, que o farão um bom mordomo ou não. Como despenseiro da multiforme graça de Deus há compromissos a serem cumpridos, dentre os quais podemos destacar:
- Evangelismo meio pelo qual transmite e revela Jesus Cristo e sua graça salvadora a humanidade; - Preservação da palavra de Deus a fim que todos conheçam a palavra de Deus e tenham a oportunidade de colocarem em prática a adoração a Deus; - Promover a adoração, a qual para ser integral deve abranger: oração, ação de graças, leitura, ensino, pregação, louvor, batismo, santa ceia do Senhor, etc; - Assistência aos ministros, até mesmo como uma assistência social para que estes tenham uma vida digna e estejam prontos a desempenhar a vocação com alegria; - Expressar a comunhão dos santos com amor e comunhão; - Entender o chamado específico de cada um, entendendo as diferenças e para o que foi chamado, bom o desenvolvimento e crescimento da igreja.
A organização, a administração, o planejamento é tão importante na igreja quanto no meio secular, para se atingir objetivos e metas, tudo dentro da missão de cada organização, podendo destacar a organização de recursos financeiros e materiais, e a própria administração na direção dos indivíduos para a motivação para desempenho do chamado.
Em cada administração deve existir prioridade, deve se ter foco no que é prioritário.
“Ponha as primeiras coisas em primeiro lugar e teremos as segundas a seguir; ponha as segundas coisas em primeiro lugar e perderemos ambas” C.S. Lewis
Para um processo produtivo e satisfatório faz se necessário a organização do tempo, reconhecendo que Deus nos chama a fazer, logo o bom aproveitamento do tempo na coisas de Deus é o melhor para nós.
Efésios 5: 16 – “Remindo o tempo; porquanto os dias são maus”.
O tempo quem faz somos nós mesmos, assim devemos nos aperfeiçoar no tempo que temos, ao ponto podermos dizer:
Sl. 118: 24 – “Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele”.
Dentro do conceito de administração organizacional podemos afirmar que o gerenciamento do tempo é de suma importância, o qual aparece como ato de planejamento do tempo gasto com cada atividade que nos propomos a fazer a fim de se ter efetividade e eficiência. Na vida chega se um momento que é importante haver uma seleção do que fazemos, pois já não temos tempo para coisas desnecessárias, isto é: selecionar tudo o que fazemos, o que lemos, o que vemos e onde vamos, ou seja, é saber usar o tempo que temos para fazer o que é importante na vida pessoal e ministerial, fazendo aflorar a satisfação, o prazer da realização e da felicidade, vivendo com mais qualidade de vida.
II Cor. 6: 2 - Pois ele diz: "Eu o ouvi no tempo favorável e o socorri no dia da salvação". Digo que agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação.
Carambeí, 30 de março de 2018.