Resumo de CRESCIMENTO DA IGREJA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
FACULDADE TEOLÓGICA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS
EVANGELISMO PESSOAL
CONCEITO DE EVANGELISMO PESSOAL
Evangelismo Pessoal é a obra de falar de Cristo aos perdidos individualmente: é levá-los a Cristo, o Salvador João 1:41-42 Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo). v42 E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).; Atos 8:30 - E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?.
Evangelismo é evangelizar, isto é, espalhar as boas-novas da salvação em Cristo. O evangelismo pessoal foi o meio básico empre¬gado por Jesus e seus apóstolos no princípio, e tem sido um dos mais eficientes meios usados pelos crentes há quase 2000 anos para salvação dos peca¬dores. Todo o tipo de evangelização é válido, mas nenhum dispensa o apoio, a cooperação do evange¬lismo pessoal. Vemos, assim, a necessidade de co¬nhecer esta matéria para nos aperfeiçoarmos na arte de ganhar almas para o Senhor. Lucas 4 : 18 - Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração.
Nada o pode impedir, irmão, de ganhar almas para Jesus, se propuser isso agora em seu coração. A cha¬mada especial de Deus para o ministério está reser¬vada a determinados crentes, mas a chamada geral para ganhar almas é feita a todos os crentes.
PROMOVE O CRESCIMENTO DA IGREJA
A igreja dos dias primitivos cresceu muito de¬pressa porque os crentes, cheios do Espírito Santo, evangelizavam sem parar Atos 5:42 E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo. E 8:4 - Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra.. O resulta¬do foi o maravilhoso crescimento registrado no livro de Atos dos Apóstolos. Hoje, também, a igreja que tiver um número regular de ganhadores de almas, seu crescimento será notório.
O MANUAL DO OBREIRO NO EVANGELIS¬MO PESSOAL
É a Bíblia, é evidente. Ela é a Palavra de Deus, e, dele temos a extraordinária promessa: Isaias 55:11 “Porque assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei”
LEIA A BÍBLIA COM A MELHOR ATITUDE ESPIRI¬TUAL PARA COM ELA
É de máxima importância que o estudante da Bíblia estude o Santo Livro com reverente atitude mental, tendo-a como a Palavra de Deus e não como uma obra literária comum. O autor da Bíblia é Deus. Seu assunto central é Cristo. Seu real intérprete é o Espírito Santo. Considerando-a sob esses pontos de vista, ela é o único livro cujo autor está sempre presente quando o lemos. Estude-a pois com espírito sequioso, devocional, receptivo, aber¬to, buscando conhecer mais de Deus e seu amor. A atitude de que tratamos aqui inclui o prazer Marcos 12:37 Pois, se Davi mesmo lhe chama SENHOR, como é logo seu filho? E a grande multidão o ouvia de boa vontade.
APLIQUE A LEITURA DA BÍBLIA PRIMEIRO A VOCÊ MESMO
Nunca leia somente para instruir o próximo. Tome a Bíblia primeiro para a sua edificação. Há pessoas que, na leitura da Bíblia, tudo que é bên¬ção, conforto, promessas, elas aplicam a si; tudo que é ameaça, exortação, avisos, repreensão, casti¬go, aplicam aos outros. Quando ler a Bíblia irmão, pergunte sempre a Deus, como fez Josué diante do mensageiro celestial: Josué 5:14 - “Que diz meu Senhor ao seu servo?”.
O MANUSEIO PRÁTICO DA BÍBLIA
É muito importante o pleno desembaraço no manuseio do volume sagrado. Isto significa saber onde estão as passagens necessárias e localizá-las no volume sagrado com rapidez. É imperioso co¬nhecer a abreviatura de cada livro. Como já foi di¬to, este curso de evangelismo pessoal adota o siste¬ma mais simples de abreviar os livros da Bíblia: apenas duas letras para cada livro, sem ponto abreviativo.
FORTALECIMENTO NA FÉ
Nossa fé é fortalecida quando testemunhamos Deus cumprir sua Palavra. É maravilhoso e edifi¬cante ver como Deus cumpre o que está escrito no que tange à salvação das almas, quando as condi¬ções exigidas por Ele são satisfeitas. Paulo di¬zia com confiança nesse sentido: Romanos 1:16 - . “Não me envergo¬nho do evangelho”
ESTÍMULO A OUTROS IRMÃOS
A prática de ganhar almas e as bênçãos daí de¬correntes estimulam outros a se renderem ao Se¬nhor para que Ele os use de igual modo. Crentes in¬flamados pela salvação dos pecadores transmitem influência aos descuidados e indiferentes. Tendo apreciado o porquê, quando, onde, como e os resultados da evangelização dos pecadores, pecaram a Deus que nos revele e ajude a deixar tudo aquilo que impede a nossa participação efetiva na evangelização das almas perdidas, e que Ele derrame sobre nós o seu Espírito, dotando-nos, assim, de poder para a tarefa de evangelizar e ganhar os per¬didos para Ele.
O PECADO E A CONFISSÃO
Se você pecar, proceda imediatamente segundo a Palavra de Deus para obter o necessário perdão. Saiba que Deus só perdoa o pecado quando o con¬fessamos e o abandonamos. Caso contrário, é per¬der tempo. Deus aceita o pecador Lucas 15:2 - E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles. Esta é a grande boa-nova para a humanidade. Uma coisa é você pecar porque foi instigado, acusado, condu¬zido vencido, tentado, e outra bem diferente é vo¬cê pecar porque procura e gosta do pecado.
Há três tipos de confissão de pecados, os quais o crente deve observar, conforme o caso, ao buscar o perdão:
a) Confissão particular. Entre o crente e Deus somente. O crente faz confissão assim, quando se trata de pecados que só Deus sabe. Se são pecados que só Deus sabe, não leve isto a público!
b) Confissão pessoal. Entre o crente e seu seme¬lhante. Deus só perdoa o pecado cometido contra alguém quando acertamos tudo com esse alguém, pois todo pecado é cometido primeiramente contra Deus. Se você não se põe em dia primeiramente com seu semelhante, nada conseguirá de Deus, e quanto mais tempo passar, mais se agravará a si¬tuação. Jamais o crente pode andar direito com Deus e errado com os homens.
c) Confissão pública. Quando se trata de pecado público, sabido por todos. Todavia, há casos tão in¬decentes que sua confissão em público traz mais mal do que bem Efésios 5:12 - Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe. Tais casos confesse ao pastor e só. Sua confissão pública escandaliza.O grande texto bíblico sobre o perdão para o crente penitente é 1ª João 1:7-9 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. v8 Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. v9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. E 2:1 - MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.. Há muita gente que tem prazer em comentar e espalhar os erros do crente fraco ou desviado. Tais pessoas estão necessitando de auxílio espiritual tanto quanto o crente fraco ou desviado.
1ª Timóteo 1:15 Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.
Romanos. 7:24 - Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?
AGOSTINHO APOLINÁRIO DO CARMO
DOUTORANDO EM TEOLOGIA CRISTÃ
INSCRITO 2018103559/2018