Resumo de CRESCIMENTO DA IGREJA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
FACULDADE TEOLÓGICA DAS ASSEMBLIAS DE DEUS
Curso: Bacharelado em Teologia
Departamento de ensino livre (à distância)
Aluno: Francisco de Paula Mesquita
Trabalho como pedido de avaliação de matéria
Resumo de matéria em Administração Eclesiástica
REUMO:
Organização, eficiência e eficácia, são conceitos básicos de administração.
A administração envolve quatro funções inter-relacionadas que são:
-Planejamento – o que se quer fazer, aonde se quer chegar.
-Organização - Uma vez planejado o que se vai fazer, é necessário reunir e alocar os recursos indispensáveis para a execução do plano;
-Direção – Montada a estrutura com os recursos disponíveis, é hora de por em pratica o que foi planejado;
- Controle – acompanhar o andamento para ver se está na direção certa, se realmente cumpre o planejamento etc. (¹).
O ponto inicial de uma boa administração é o planejamento, que se divide em três fazes, sendo:
Planejamento estratégico – é o plano de longo prazo, com o fim de indicar aonde se quer chegar daqui a dez anos, por exemplo; Planejamento tático – é o planejamento de médio prazo e que enfatiza as atividades correntes das várias unidades ou departamentos de uma organização; Planejamento Operacional – visa resultados de curto prazo e envolve cada uma das tarefas ou operações realizadas pelos colaboradores, necessária para atingir os objetivos da organização (²).
Apesar de sua amplitude, o conceito de administração se resume em duas palavras chaves: gerenciamento e organização.
Nenhuma organização está livre da necessidade de uma boa administração e, como tal, a Igreja do Senhor Jesus Cristo, exige a presença e o empenho de um bom administrador. O administrador que se preza e respeita os conceitos de administração (principalmente o administrador eclesiástico), não trabalha isolado dos demais membros da organização e sabe distribuir tarefas, delegar funções e oferecer oportunidade para que se possam revelar novas lideranças na sua comunidade de trabalho, bem como contribuir com o bom andamento da administração.
O Apostolo Paulo, por exemplo, organizador e fundador de grande parte das principais igrejas da sua época, trabalhavam em conjunto com os demais irmãos e isso pode conferir em passagens da Bíblia, onde um dos seus muitos auxiliares na missão era Timóteo que inclusive foi preso quando ia visita-lo (Aos Hebreus, 13: 23); a Igreja é uma organização mista sendo espiritual e estrutural; espiritual, porque ministra a palavra de Deus, prega o evangelho de Jesus Cristo, cuida das ovelhas do Senhor, os fortalecendo na fé etc., e tudo isto só pode ser alcançado mediante uma boa administração e planejamento. Como estrutural não está isenta de sua organização societária, como, estatutos de fundação, registro no CNPJ, aquisição de alvarás para o seu funcionamento, bem como toda sua escrituração contábil. Os termos administração ou sinônimo de administração aprecem no Novo Testamento por inúmeras vezes, como, por exemplo: Mordomo, Lucas 12.42; 16.1; Hospedeiro, Aos Romanos 16:1; tantas outras, como: Lucas. 16.12; Gálatas 4:2; Cl. 11: 25; I Timóteo. 1.4. A função administrativa na Igreja, não se restringe em manter e atender às exigências legais de uma organização, mas, principalmente em gerenciar e administrar o crescimento da igreja no sentido físico, material e espiritual e para tal o pastor deve acompanhar e incentivar o progresso na vida de cada membro e, instruir e ensinar os novos convertidos.
Lista de Referencias:
¹ - Administração, Gestão de Pequenas Empresas, Secretariado e Assessoria, Centro Paula Souza, módulo, capitulo I, pp.29/45.
² - Idem, módulo I, pp. 87/116.