Resumo de CRESCIMENTO ESPIRITUAL
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Escola Bíblica Dominical
A Escola Bíblica Dominical foi fundada na Inglaterra em 1780. Ela é parte integrante da Igreja do Senhor Jesus Cristo, de quem temos a promessa de que “as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.
A escola dominical é uma benção de Deus com características próprias, isto é, é necessário que participemos desta independente de participarmos de cultos e outras atividades da Igreja, pois tem coisas que só aprenderemos na escola dominical.
A eficiência de uma escola dominical, tem muito a ver com o perfil do aluno que a frequenta. O aluno ideal é dedicado, pontual e responsável, lê a Bíblia durante a semana e vai à escola dominical com prazer, não apenas para dizer “estou aqui” ou para dar satisfação ao Pastor da Igreja.
O bom professor é aquele que almeja a excelência do ensino e se empenha em alcança-la. O Apostolo Paulo recomenda àquele que ensina a dedicação total desse ministério.
O professor da escola dominical deve ser o primeiro a viver o que ensina. Deve se preparar para as aulas com antecedência e dedicação, pois, quando o professor não se esforça para fazer o melhor, ele não apenas desrespeita seus alunos como peca contra Deus.
É necessário que o professor da escola dominical veja seu trabalho como o ministério que Deus lhe deu e que, por isso mesmo, precisa ser realizado da melhor maneira possível. “... o que ensina, esmere-se no fazê-lo” (Rm 12.7).
A Escola Bíblica Dominical é muito importante para o crescimento espiritual individual e familiar. É responsabilidade dos pais crentes frequenta-la e, a partir daí dar o exemplo para seus filhos, leva-los para a EBD e mostra-los a importância da EBD para o crescimento espiritual.
Aos coordenadores da EBD e Pastores, estes a cima de tudo, devem ser pessoas verdadeiramente compromissados com Deus e a Igreja, eles são os responsáveis por zelar por uma escola dominical conduzida com competência e seriedade, visando a maturidade e a edificação do corpo de Cristo, coordenadores e professores deve dialogar, falar a mesma língua para que o conteúdo da EBD seja coerente.
Sendo assim, podemos concluir que, seja professor, aluno ou Pastor, ambos devem fazer tudo para a Glória de Deus, tendo como objetivos da Escola Bíblica Dominical promover a edificação da Igreja na Palavra para o serviço, ganhar vidas para Cristo e discípulá-las e formar líderes capacitadores.