Resumo de CRESCIMENTO ESPIRITUAL
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
FACULDADE TEOLÓGICA DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS
CRESCIMENTO ESPIRITUAL
O CRESCIMENTO ESPIRITUAL
Devemos crescer em Cristo – Efésios 4:15 - Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, – Colossenses 1:10 - Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;
Devemos crescer na frutificação – João 15:2 - Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto; 2ª Coríntios 9:10 - Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça; e Mateus 3:10 - E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.
Devemos crescer em amor –Romanos 12:10 - Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros; Efésios 6:24 - A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade. Amém. e Iª Tessalonicense 3:12 - E o Senhor vos aumente, e faça crescer em amor uns para com os outros, e para com todos, como também o fazemos para convosco;
Devemos crescer na perfeição – Hebreus 6:1 - POR isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus; Mateus 5:48 - Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus. e Provérbios 4:18 - Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.
Devemos crescer no conhec. das Escrituras Sagradas- 1ª Pedro 2:2 - Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo.
Devemos crescer na graça e no conhecimento – 2ª Pedro 3:18 - Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.
Não se preocupe, em primeiro lugar, em levar a teologia em sua plenitude, mas em primeiro lugar, leve o AMOR. Logo em seguida encaminhe-o ao Discipulado e à E.B.D. e nas demais oportunidades de ensino. Colossenses 3:14 acima de tudo isto , porém, esteja o amor , que é o vínculo da perfeição.
Uma vez que você estiver convencido que um momento devocional diário é necessário para seu crescimento espiritual, como transformar isso em realidade? Pode ser que você esteja
motivado a fazê-lo mas não sabe como.
Você necessita considerar os quatro elementos essenciais de um bom momento devocional:
• Comece com a atitude correta.
• Escolha uma hora específica
• Escolha um local especial
• Siga um plano simples de executar.
ORAÇÃO DE COMPROMISSO
“Senhor, eu me comprometo a investir um tempo específico contigo diariamente; seja o que custar. Estou dependente da Sua força para me ajudar a ser consistente.”
O HOMEM
O homem foi dotado de inteligência perfeita e capacidade para poder administrar o mundo segundo a mente de Cristo. Deu nomes aos animais, sendo orientado por uma intuição dos propósitos divinos a seu respeito. Dispensava perfeitamente todos os meios comuns da ciência, que são os livros, as escolas e a experiência.
O homem sabia por intuição e não por processos didáticos. O primeiro homem era perfeito físico, mental e moralmente. Em Romanos 3:23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; descobrimos que ele tinha a glória de Deus.
A CRIAÇÃO DO HOMEM
Gêneses 1:26-28 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. v27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. v28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
Tanto o homem quanto a mulher foi criação especial de Deus, não um produto da evolução Mateus 19:4 - Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez. Marcos 10:6 - Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea.
O homem e a mulher, igualmente, foram criados à “imagem” e “semelhança” de Deus. A base dessa imagem, podiam comunicar-se com Deus, ter comunhão com Ele e expressar de modo incomparável o seu amor, glória e santidade. Eles fariam isso conhecendo a Deus e obedecendo-o Gêneses 2:15-17 - E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. v16 E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, v17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.. Eles tinham semelhança moral com Deus, pois não tinham pecado, eram santos, decisão para fazer o que era certo Efésios 4:24 - E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
Quando Adão e Eva pecaram, sua semelhança moral com Deus foi desvirtuada Gêneses 6:5 - E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Na redenção, “os crentes” devem ser renovados segundo a semelhança moral original Efésios 4:22-24 - Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; v23 E vos renoveis no espírito da vossa mente; v24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade; Colossenses 3.10 - E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou. Adão e Eva possuíam semelhança natural com Deus. Foram criados como seres pessoais tendo “espírito”, “mente”, “emoções”, “autoconsciência” e “livre arbítrio”. certo sentido, a constituição física do homem e da mulher retrata a imagem de Deus, o que não ocorre no reino animal. O fato de seres humanos terem sidos feitos à imagem de Deus não significa que são divinos. Foram criados segundo uma ordem inferior e dependentes de Deus Salmos 8:5 - As aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares.
A NATUREZA HUMANA
Eclesiastes 12:6-7 Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço, v7 E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. De todas as criaturas que Deus fez, o ser humano é incomparavelmente superior e também a mais complexa. Por seu orgulho, no entanto, o ser humano comumente se esquece de que Deus é o seu Criador, que ele é um ser criado, e que depende de Deus.
É obvio que Deus não foi tomado de surpresa (possui a Presciência) quando o homem pecou, embora não fosse a vontade soberana de Deus, ele já havia traçado um plano para resolver essa fraqueza na raça humana, Apocalipse 13:8b - esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Efésios 1:4 - Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO – BÍBLICO
Efésios 4:13 - Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
• A Unidade da Fé: É o processo de conversão centrado em Cristo, levando o crente a ter um relacionamento profundo com Deus.
• O Pleno Conhecimento do Filho de Deus: É a informação doutrinária que faz o cristão mergulhar na Palavra de Deus p/ conhecer e pô-la em prática (Conhecimento intelectual e experimental)
• A perfeita Varonilidade ou Varão Perfeito: É a formação completa do caráter de Cristo, levando o cristão a maturidade e a convicção gerada pela Palavra de Deus que o desafia a ter um compromisso com Deus e sua obra.
• A Medida da Estrutura da Plenitude de Cristo: É o grau máximo da aprovação e reitera o desafio da perfeição na Vida Cristã!
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO DISCÍPULO
Veste a camisa que o mestre veste;
Caminham os mesmos passos, na mesma direção;
Acredita na pregação do seu mestre, e se for preciso morre pelas mesmas causas;
Concorda com o mestre nos seus conceitos;
Absorve detalhes da personalidade do mestre, e quanto mais o tempo passa vai ficando cada vez mais parecido com o mestre;
Renuncia o que é preciso a fim de seguir ao seu mestre;
Muitas vezes é: Traído, humilhado, distanciado, excluído porque carrega a cruz da renúncia.
Sabemos que uma das formas mais peculiares de Jesus para ensinar era utilizar as parábolas, sendo que os ensinamentos nelas contidos podem ser encaixados em quatro assuntos principais: O Reino de Deus, A Salvação, O Discipulado e Eventos Futuros.
O Discipulado é tão importante a ponto de ser um dos grandes temas de suas Parábolas! Várias parábolas tratam de algum aspecto do viver no Reino, Jesus ensinou que receber o Reino trazia privilégios bem como responsabilidades. Suas parábolas, portanto, trataram não somente da natureza do Reino, como também do comportamento exigido dos cidadãos. Lucas 12:48b - E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.
AGOSTINHO APOLINÁRIO DO CARMO
DOUTORANDO EM TEOLOGIA CRISTÃ
INSCRITO 2018103559/2018