Resumo de CRESCIMENTO ESPIRITUAL
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
INTRODUÇÃO
Para mim oração é um tema mais cativante do cristianismo, um dos paradoxo que eu mais gosto, o assunto tão necessário e tão desprezado.
Pra começar a oração é mandatório, é algo necessário para o crescimento do cristão e a bíblia por diversas vezes manda cada um exercê-la constantemente. Como falei ela é um paradoxo, agora vou explicar: Deus já sabe o que você precisa (Mt 6.8), antes que de você falar Deus já conheci as suas palavras (Sl 139.4) e mesmo até antes da sua oração terminar Deus já determinou se vai responder der ou não. Para mim isso é fascinante, porém para outros é uma grande dor de cabeça. Você pode pensar: porque orar então? Minha resposta é: nossa oração não é simplesmente um movimento ilusório no tabuleiro de xadrez de Deus, mesmo com todas essas verdades Deus faz de uma jeito que a nossa oração desempenhe um papel importante no nossa caminhada cristã e não posso não citar que nenhum escritor bíblico sequer se preocupou em explicar esse paradoxo.
Níveis de Oração
Podemos classificar três níveis da oração. Três formas de orar: Deus como principal ponto na oração, nós mesmo como centro e quando não oramos por nós e sim pelos outros.
1. Deus como centro das nossas orações
Poucas vezes vemos na igreja pessoas orando com Deus no centro, falando sobre quem é Deus, falando das suas grandezas, seus atributos, suas qualidades, falando o que é fez e faz, seus poderes e a sua majestade.
2. Nós mesmos como o centro das orações
Esse tipo de oração é a mais comum tanto nas igreja como nos lares. Somos ensinado a orar pedindo coisas a Deus e sempre nos colocamos no centro. Apresentamos nossas necessidades pessoais, e isso vai muito da além das nossas necessidades básicas, as vezes chega ao exagero e a máxima de “colocar” Deus na parede para o “pressionar” e isso tudo em prol de satisfazer uma necessidade pessoal. Mas também existe crentes sinceros que colocam todas as suas inquietação em Deus e sem mais esperança esperam o cuidado do Todo Poderoso e descansam. Podemos também na oração com nós no centro orar, confessamos a Deus nossos pecados e fraquezas, pedindo o Seu perdão e restauração.
3. Os outros como centro das nossas orações
Rara, mas não tão rara como a oração com Deus no centro. Aqui agimos como intercessores levando a necessidade de outra pessoa a Deus. Nos colocamos no lugar do outro sentindo as suas dores, quando paramos de nos preocupar com nós mesmo e a partir disso pensamos nos outros e elas viram o centro da nossa oração.
Formas de Oração
Oração Privada
Esse foi um conselho do próprio Jesus para cada filho de Deus, nós temos o direito de entrar em Sua presença, com confiança, e apresentar-Lhe a oração da fé no nosso quarto fechado em secreto que nosso Pai em secreto a ouvi e a responderá de acordo com a sua Soberania
Oração Coletiva
Esta é a mais linda, pois tem tanto comunhão como dependência de Deus, ela é feita quando o corpo de Cristo, a igreja local, se une em oração. Quando os cristãos levanta sua voz a Deus, unânime, não só na palavra ou expressão, mas no mesmo espírito, como se fosse um, como na Igreja de Jerusalém. Isso tem acontecido pouco nas igrejas no Brasil.
Obstáculos à Resposta de Oração
Relacionamentos destruídos
Quando as orações não estão sendo respondidas, pode haver falha no relacionamento entre cônjuges, pois Pedro em sua primeira carta no capitulo três e versículo sete falo que devemos tratar as nossas esposas com honra e devemos ter em mente que elas são os vasos mais fracos e isso os maridos não fizerem isso as suas orações não seram ouvidas.
Coração que não perdoa
Jesus quando estava ensinando as pessoas a orar e lhes deu a oração do Pai Nosso, falou que a medida que perdoamos os outros nosso Pai nos perdoará e em marcos Ele disse que quando estivermos orando devemos perdoar os outros para que a nossa oração seja ouvida.
Motivação errada
Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Foi isso que Tiago o irmão do Senhor falou, não sabemos pedir e vamos usar aquilo que pedimos para coisas que não vão ajudar no nosso crescimento espiritual e por isso não recebemos.
Dúvida e incredulidade
A dúvida vem da ignorância da Palavra de Deus e o próprio Deus. A incredulidade é quando alguém sabe que há um Deus que responde às orações, e ainda assim não crê em Sua Palavra. Duvidar do caráter e do poder desse Deus tanto amoroso e galardoador.
Pecados
Em Isaias fala que o povo de Israel estava orando e as suas orações não estavam sendo respondidas e Deus falou pelo intermédio desse profeta que Deus não estava surdo pra que não pudesse escutar e nem com cego para que não pudesse ver, mas os pecados do povo estavam fazendo separação entre eles e Deus, não tinham mais relacionamento por causa do pecado.