Resumo de DIDATICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
CONCEITO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO
Administração vem do latim' ad' e ' minister' que designa a direção dos assuntos de um grupo, tornando-se uma ciência.
O conceito de administração é bem amplo, mas existem duas palavras-chaves para defini-las, sendo, gerenciamento e organização.
De acordo com Stoner e Feeman, é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos menbros da organização, utilizando todos os recursos disponiveis desta para alcançar os objetivos definidos.
A administração, em alguns séculos anteriores, possuia um conceito de ' a arte de fazer as coisas através de pessoas ', definição dada por Mary Parker Follet, ou seja, há uma interferência necessária do ser humano no quesito administração.
A Igreja se enquadra na administração, cujo pastor direciona, planeja, organiza e controla os níveis realizados em todas as áreas com o intuito de alcançar os propósitos estabelecidos.
ORIGEM
A administração surgiu como ciência no século XIX, afirmando que é necessária a realização de tarefas coletivamente.
Frederick W. Taylor no século XVIII, comprovou que a baixa produção em qualquer atividade se deve a falta de uma metodologia de produção.
A ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA
A Igreja pode adotar alguns princípios da administração secular, embora essa instituição seja norteada por outros princípios, estruturados nos ensinos de Jesus Cristo e da Escritura, sendo assim, cuja missão da Igreja é ser serva de Cristo.
TERMO BÍBLICO PARA ADMINISTRAÇÃO
A palavra grega 'oikonomos' no Novo Testamento, refere-se ao administrador da casa e das propriedades de um Senhor.
Ao criar o homem e a mulher á sua imagem e semelhança, Deus atribuiu-lhes responsabilidades no exercício de domínio e sujeição da natureza, assim, como no relacionamento humano tanto quanto divino.
Deus, por sua graça, permite aos seus filhos serem despenseiros, ou seja, uns dos outros, de acordo com 1Pedro 4.10, tendo que prestar conta de sua administração.
Podemos afirmar que o pastor é um administrador, como por exemplo, administrar os sacramentos, orientar e supervisionar a liturgia na Igreja, invocar a Benção Apostólica e celebrar casamentos, como dentre outras funções necessárias para a realização desse ministério.
Suas principais atribuições são orar, ensinar, instruir, pregar e exercer o poder coletivo de governo com outros presbíteros.
FUNÇÕES PRECÍPUAS DOS ADMINISTRADORES
Primeiro, promover a pregação do evangelho aos indivíduos, e sucessivamente batalhar pela preservação da Palavra de Deus e lutar pela tradução na língua de cada nação; promover a adoração á Deus o que inclui o culto público e a celebração das ordenanças; prestar assistência material aos ministros da Igreja; expressar a comunhão dos santos, incluindo a assistência aos 'domésticos da fé'; batalhar pela expansão das Igrejas em todo lugar e em todas as ocasiões e exercer os 'deveres de necessidade e misericórdia'.
As funções precípuas da administração possuem quatro aspectos do processo da administração secular que são importantes na vida da Igreja, que são, planejar, organizar, dirigir ou liderar e obter controle ou coordenação.
A ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
C. S. Lewis cita que 'Ponha as primeiras coisas em primeiro lugar e teremos as segundas a seguir; ponha as segundas coisas em primeiro lugar e perderemos ambas', em melhores palavras, Lewis quer dizer que cada coisa deve estar no seu lugar e serem realizadas em seu tempo, caso contrário, veremos ruínas e degradações dos propósitos, ou seja, é necessário administração.
O que melhor caracteriza a vida moderna é o ditado: 'se eu tivesse tempo...'. Todos têm um tempo determinado por um período de 24 horas por dia, ninguém pode aumentá-lo ou diminui-lo, porém, podemos administrá-lo de maneira a vivê-lo bem, pois, não se sabe ao certo a duração da vida, mas podemos vivê-la de maneira proveitosa sem perda de tempo, sem que este seja nosso senhor.
COMO FAZER REUNIÕES CRIATIVAS
É essencial a elaboração de reuniões criativas, com o objetivo de melhor ensinar e fazer com que o telespectador e ouvinte absorva um certo grau de aprendizagem e aproveitamento, gerando uma reunião mais didática e também dinâmica.
Para isso, destacaremos sete aspectos importantes para a realização dessas reuniões criativas, sendo, convocar uma reunião indispensável; estabelecer os objetivos; elaborar uma pauta para melhor aproveitamento; convocar pessoas que interessam pelo assunto; manter a discussão; sintetizar as conclusões e acompanhar as decisões tomadas.
Concluindo, aprendemos que administração é algo concedido por Deus ao homem e sua natureza humana. Precisamos administrar todas as áreas de nossas vidas, desde nossas atividades seculares, aos dons espirituais e principalmente nosso tempo, de maneira a vivê-lo adequadamente.