Resumo de DIDATICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Didática
A Didática é um dos principais ramos da Pedagogia. Ela investiga os fundamentos e as condições para a realização do ensino que contém a instrução. O vocábulo didática deriva da expressão grega techné didaktiké, que se traduz por arte ou técnica de ensinar.
Antigamente, os métodos de ensino eram diferentes, ensinava-se a ler e escrever da mesma forma que se ensinava a tocar um instrumento musical, por meio da repetição de exercícios graduados, o discípulo passava a executar certos atos complexos, que aos poucos iam se tornando hábitos.
Hoje, temos métodos diferentes de ensinar, estes baseados em vários estudos que nos mostram que o aluno precisa estar em sintonia com o professor e com o ambiente da sala de aula, deve estar motivado com as atividades para desenvolver um melhor desempenho nas atividades.
A formação das crianças e dos jovens ocorre por meio de sua participação na rede de relações que constitui a dinâmica social. É convivendo com pessoas, seja com adultos ou colegas, grupos de brinquedo ou estudo, que a criança e o jovem assimilam conhecimentos e desenvolvem hábitos e atitudes de convívio social, como a cooperação e o respeito humano. Daí a importância do grupo formador, pois a interação humana tem uma função educativa, é convivendo com os seus semelhantes que o ser humano é educado e se educa.
No caso da sala de aula, a relação humana ocorre entre professor-aluno, e é por intermédio desta relação que o conhecimento vai sendo coletivamente construído. Neste caso, o professor deve ter bem claro que antes de ser um professor, ele é um educador, pois sua personalidade é norteada por valores e princípios da vida, veiculando esses valores em sala de aula, manifestando-os a seus alunos.
Desta forma, é importante destacarmos a importância do diálogo entre alunos e professores. O professor deve deixar que o aluno ajude na elaboração das regras e nos métodos de ensino utilizado nas atividades, assim, o aluno se sentirá motivado para pôr em prática o que está sendo proposto e automaticamente desenvolverá a autodisciplina.
O papel do professor desponta como sendo o de facilitador da aprendizagem de seus alunos. Seu papel não é ensinar, mas ajudar o aluno a aprender; não é transmitir informações, mas criar condições para que o aluno adquira informações.
Para isso, é necessário que o professor se organize e se prepare antes das aulas, desenvolvendo assim planos de ensino para os assuntos abordados, desenvolvendo estratégias para aprendizado dos alunos e definindo os métodos a serem utilizados para cada assunto em um tempo determinado. Como estratégias para melhorar os métodos de aprendizagem, podemos citar os debates, dramatização, ensino com pesquisa, ensino por projetos, estudo de caso, estudo dirigido, estudo do meio, seminários, solução de problemas, trabalho em grupo, aula expositiva entre outros não citados.
Muito importante também no processo de aprendizagem é a avaliação, destacando que ela se faz necessária para verificar se os objetivos traçados no plano de ensino foram atingidos tanto pelo aluno como pelo professor. Como formas de avalição, podemos citar prova discursiva, prova oral e prova objetiva.
Levando em consideração o conteúdo apresentado nesta disciplina, podemos concluir que, a arte de ensinar é muito mais complexa do que seguir o simples conteúdo programático de um material didático. O relacionamento e diálogo entre professor e aluno assim como os métodos de ensino utilizados são com certeza os principais aspectos a serem considerados em qualquer sala de aula, público alvo ou assunto abordado.