Resumo de DIDATICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
RESUMO
DISCIPLINA: DIDÁTICA
Um dos ramos da psicologia é a didática. Um dos conhecimentos da educação é o ensino e a didática. É existente na ciência da educação duas artes, de ensinar e exercitar. Após o ensino, há treinamento, logo é aplicação do conhecimento adquirido.
Na antiguidade a maneira de aprendizagem era memorizar, e o conhecimento não detinham, não era usado. O filosofo Aristóteles compartilhava a mesma teoria de que o homem era como uma cera ou argila úmida , poderia ser modelado.
Ensinavam a escrever e ler, como também ensinavam um oficio ou a arte de tocar música, com a reiteração de fazer os mesmo exercícios, tornando um habito. Os método usado pelo professor e aluno era catéquetico, consistia em perguntas e respostas. O aluno respondia de forma decorada.
A teoria de Sócrates era vista com ironia, pois não era comum o aluno chegar na fase do conhecimento, em busca da verdade. Segundo João Amos Comenius, valorizava o método indutivo, que propunha fenômenos da natureza. Para o estudioso Heinrich Pestalozzi, o homem nascia bom, e seu comportamento modificava com o ambiente que o cercava. Para John Frederick Herbart, através do sistema sensorial o homem cria uma aliança com o meio ambiente. Outro pensador, John Dewey, um conhecimento vem através da ação do homem.
O paradoxo aluno professor, se dá na relação entre ambos em uma sala de aula, a escola é um local de existência, de sonhos, de educação, valores e princípios. Ao passar do tempo, esta relação será afetiva, logo, há interação entre as pessoas. Nessa interação trocam, conhecimentos, sobre determinados assuntos, contam sobre seu cotidiano, debate e trocam ideias. Portanto a interação humana é bom para o conhecimento.
O professor em seu papel estimula e ativa o interesse do aluno, avaliando o seu esforço para aprender. A relação do aluno com seu professor não é uma relação unipessoal, é uma ação de mão dupla, onde um ensina ao outro diversos conhecimentos.
A autoridade do professore em sala de aula, incentiva o aluno ter sua aprendizagem, e a sua continuidade em seus estudos. A aprendizagem em si, rege pela disciplina e esforço. A motivação do aluno deve ser um impulso de conduta. Sabendo que o professor não deverá motivar o aluno, a motivação nasce dentro do mesmo. Motivar o aluno devera ser em todas as fases.
Dentro de uma sociedade, a educação deve ser essencial, a aprendizagem do aluno com seu professor.
Os livros de psicologia traz consigo três proposta de aprendizagem, sejam elas;
1. O aluno poderá aprender de modo cognitivo ou de conhecimento.
2. O aluno experimenta sentimentos
3. Quando o aluno surpreende que pode lidar com fato
O aluno não só aprende cognitivamente, mas com fatos, ideias e atitudes. Todo conhecimento repassado do professor ao aluno ou vive e versa deverá de imediato ter seu efeito de resposta e pergunta. O aluno e seu professor, os elos devera, ter comportamento, debates e diálogos para ter seu objetivo alcançado.
O papel do professor não é somente transmitir o conhecimento, mas ajudar o aluno a chegar no conhecimento, a aprender.
O professor ao assumir uma disciplina deverá fazer um plano de ensino que visa atender o aluno até o termino do ano letivo. Cada aula deverá ser feita pelo professor. O aluno deverá adquirir confiança no professor. A motivação pelo professor faz com que o aluno crie expectativa como chegar e maneiras de no objetivo certo.
O estudo é um meio de ensino que visa a o elo entre professores e alunos. Proporciona vasto conhecimento e aprendizagem em que o aluno atinge objetivos fins. As provas avaliativas são essenciais para o aluno, uma forma de processo de aprendizagem.
RESUMO
DISCIPLINA: DIDÁTICA
Um dos ramos da psicologia é a didática. Um dos conhecimentos da educação é o ensino e a didática. É existente na ciência da educação duas artes, de ensinar e exercitar. Após o ensino, há treinamento, logo é aplicação do conhecimento adquirido.
Na antiguidade a maneira de aprendizagem era memorizar, e o conhecimento não detinham, não era usado. O filosofo Aristóteles compartilhava a mesma teoria de que o homem era como uma cera ou argila úmida , poderia ser modelado.
Ensinavam a escrever e ler, como também ensinavam um oficio ou a arte de tocar música, com a reiteração de fazer os mesmo exercícios, tornando um habito. Os método usado pelo professor e aluno era catéquetico, consistia em perguntas e respostas. O aluno respondia de forma decorada.
A teoria de Sócrates era vista com ironia, pois não era comum o aluno chegar na fase do conhecimento, em busca da verdade. Segundo João Amos Comenius, valorizava o método indutivo, que propunha fenômenos da natureza. Para o estudioso Heinrich Pestalozzi, o homem nascia bom, e seu comportamento modificava com o ambiente que o cercava. Para John Frederick Herbart, através do sistema sensorial o homem cria uma aliança com o meio ambiente. Outro pensador, John Dewey, um conhecimento vem através da ação do homem.
O paradoxo aluno professor, se dá na relação entre ambos em uma sala de aula, a escola é um local de existência, de sonhos, de educação, valores e princípios. Ao passar do tempo, esta relação será afetiva, logo, há interação entre as pessoas. Nessa interação trocam, conhecimentos, sobre determinados assuntos, contam sobre seu cotidiano, debate e trocam ideias. Portanto a interação humana é bom para o conhecimento.
O professor em seu papel estimula e ativa o interesse do aluno, avaliando o seu esforço para aprender. A relação do aluno com seu professor não é uma relação unipessoal, é uma ação de mão dupla, onde um ensina ao outro diversos conhecimentos.
A autoridade do professore em sala de aula, incentiva o aluno ter sua aprendizagem, e a sua continuidade em seus estudos. A aprendizagem em si, rege pela disciplina e esforço. A motivação do aluno deve ser um impulso de conduta. Sabendo que o professor não deverá motivar o aluno, a motivação nasce dentro do mesmo. Motivar o aluno devera ser em todas as fases.
Dentro de uma sociedade, a educação deve ser essencial, a aprendizagem do aluno com seu professor.
Os livros de psicologia traz consigo três proposta de aprendizagem, sejam elas;
1. O aluno poderá aprender de modo cognitivo ou de conhecimento.
2. O aluno experimenta sentimentos
3. Quando o aluno surpreende que pode lidar com fato
O aluno não só aprende cognitivamente, mas com fatos, ideias e atitudes. Todo conhecimento repassado do professor ao aluno ou vive e versa deverá de imediato ter seu efeito de resposta e pergunta. O aluno e seu professor, os elos devera, ter comportamento, debates e diálogos para ter seu objetivo alcançado.
O papel do professor não é somente transmitir o conhecimento, mas ajudar o aluno a chegar no conhecimento, a aprender.
O professor ao assumir uma disciplina deverá fazer um plano de ensino que visa atender o aluno até o termino do ano letivo. Cada aula deverá ser feita pelo professor. O aluno deverá adquirir confiança no professor. A motivação pelo professor faz com que o aluno crie expectativa como chegar e maneiras de no objetivo certo.
O estudo é um meio de ensino que visa a o elo entre professores e alunos. Proporciona vasto conhecimento e aprendizagem em que o aluno atinge objetivos fins. As provas avaliativas são essenciais para o aluno, uma forma de processo de aprendizagem.