Resumo de DIDATICA
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FACULDADE TEOLÓGICA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS
Curso Livre de Bacharel em Teologia (EAD)
Aluno: Francisco de Paula Mesquita
Pedido de aprovação
Disciplina: ANTROPOLOGIA
RESUMO
Antropologia: Ciência que estuda o homem, seu comportamento e suas realizações. (física) Estudo da evolução e características biológicas e o contexto cultural das espécies humanas. (social ou cultural) Investigação do desenvolvimento, propagação e função dos costumes; (técnica) estudo da organização de culturas, sua estabilidade e mudança, semelhança e diferenças. (Novo Dicionário Ilustrado da Língua Portuguesa, Prof. Alves de Almeida, Ed. Otto Pierre, p. 56).
Etnologia: Ciência que trata da cultura material, natural e espiritual dos chamados povos naturais. Estudos e conhecimento das populações primitivas.
Etologia: Tratado dos costumes, usos caracteres humanos. Estudo dos hábitos dos animais e da acomodação dos seres vivos à condição ao ambiente. (Novo Dicionário Ilustrado da Língua Portuguesa, Prof. Alves de Almeida, Ed. Otto Pierre, P.336).
O Homem é um animal racional; essa foi à conclusão de Aristóteles, racional, por sua diferença específica que o distingue conceitualmente entre os outros animais; animal pela sua característica biológica. Como ser racional o homem sempre se preocupou em saber ou conhecer sua origem e do ponto de vistas filosófico o homem vive a perguntar: de onde viemos, para onde vamos, se o homem tem uma missão predeterminada e, se tem, qual seria essa missão? E assim, se enche de perguntas, muitas com respostas convincentes outras nem tanto e há ainda perguntas sem respostas ou algum filósofo que haja apresentado respostas digna de contestação. O ser humano é curioso e com inúmeras diferenças no campo das ideias, mesmo pessoas de cultura idênticas se divergem no pensamento e surgem os conflitos. Em seu artigo de oito paginas e meia, publicado na enciclopédia britânica, o professor Arthur H Neiva, ao definir ANTROPOLOGIA, do ponto de vista etimológico, como a ciência do homem; a ciência que estuda os homens, suas obras e seu comportamento desde seu aparecimento na terra, comparando a outras ciências e descrevendo em detalhes de forma didática suas fases, como, divisão, física, hereditariedade, crescimento, somatologia, biotipologia, osteologia, a paleontologia e as raças; da antropologia cultural, descreveu suas fase, como, arqueologia, linguística, etnologia e concluiu em antropologia aplicada, sempre com riquezas de detalhes (Arthur Hehl Neiva, Enciclopédia Britânica “Barsa” edição 1994, vol. 2º, p.475 a 484).
O autor desta disciplina, em 2.1, “Conceituando Cultura” menciona Tylor, para definir o conceito de cultura, acrescentando suas complexidades, como, costumes, crenças, artes, bem como sua convivência social. Certamente em antropologia sociológica, daria um bom livro sobre o comportamento humano na sociedade; por mais que o ser humano não se consegue viver isolado, tem muita dificuldade na convivência em grupo e vive sempre em conflitos. Como comparação, basta observar a explicações do autor desta apostila, ao descrever os conflitos de ideias de diversos autores tentando explicar, cada um, a seu modo quanto à origem da humanidade. Em Gênesis 1, vemos que Deus criou o céu e a terra, continuando sua criação e, no capítulo 2, trata da criação do homem, bem como da mulher, mas ao que parece, a luta dos inúmeros autores, é quantificar a data em que foi criado, com exceção aos autores de espirito evolucionista e pelo jeito esse conflito perdura sem se chegar a um senso comum. “No principio criou Deus os céus e a terra” – Gênesis 1:1; “A majestosa linguagem da sentença inicial do livro de Gênesis indica o lugar que a Bíblia dá a Deus de princípio a fim” Francis Davidson (Novo Comentário da Bíblia I vol. P.82). Nos versos 1,2 e 3 de Gênesis 1, mostram claramente a criação de Deus através do nada. Já ao homem não houve apenas a palavra “haja” na criação, Deus fez questão em tomar uma porção da terra (poderia haver usado qualquer outro recurso, por exemplo, poderia dizer simplesmente “haja” o homem, haveria), mas, o Senhor criou o homem, conforme sua imagem, sua semelhança. Gn 1.26,27 e Gn 2. 4-25. Como referencias da criação: “Deus criou todas as coisas em ‘os céus e a terra’ (Gn 1.1; Is 40.28; 42.5; 45.18; Mc 13.19; Ef 3.9; Cl.16; Hb 1.2; Ap 10.6). O verbo ‘criar’ é usado exclusivamente em referência a uma atividade que somente Deus pode realizar. Significa que, num momento específico, Deus criou a matéria e a substância, que antes nunca existiram (Gn 1.3)”. – Apostila, 4.4.3, Atividade de Deus na Criação, p.88.
Rio Verde, GO, 25.10 2018.
Francisco de Paula Mesquita
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