Resumo de DIDATICA
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Faculdade Teológica das Assembleias de Deus
Curso livre de Graduação
Curso: Bacharelado em Teologia
Francisco de Paula Mesquita
Disciplina: DIDÁTICA
RESUMO
Didática. A arte de ensinar; aplicação dos métodos científicos na orientação do ensino, tornando-o pratico e eficiente. (Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa, Francisco Fernandes, Ed. Globo de Porto Alegre RS).
A Didática é um dos principais ramos da Pedagogia. Ela investiga os fundamentos e as condições para a realização do ensino que contém a instrução. A Pedagogia codifica o conhecimento amplo sobre a educação e a Didática o decodifica para a realização do ensino (Apostila parte de introdução).
Num passado distante, a metodologia de ensino se pautava em ensinar o aluno a decorar a matéria, ou o assunto ali abordado (aprender de cor); com o passar dos tempos esse método passou a ser questionado por alguns educadores e com isso ganhou força no sentido de se encontrar novas formas de aplicação do ensino e metodologia do aprendizado. Verificou-se, por exemplo, que ensinar não é entregar o conhecimento pronto e moldado ao aluno, mas ensiná-lo a aprender, isto, é fazer com que o processo de aprendizado seja de forma criativa com o fim de formar um espirito critico e criativo e, que aprender seja acima de tudo prazeroso ao aprendiz.
João Amos Comenius (1592-1670) acreditava que dentre as obras criadas por Deus, o ser Humano é a mais perfeita. Comenius acreditava que o fim último do homem é a felicidade eterna. Assim, o objetivo da educação é ajudar o homem a atingir essa finalidade transcendente e cósmica, desenvolvendo o domínio de si mesmo através do conhecimento de si próprio e de todas as coisas (Apostila, 1.2).
Desde os tempos longínquos já se defendia que somente por meio da educação o mundo se tornaria melhor a cada vez, ou seja, com a educação se forma o caráter do homem, o habilitando a viver em sociedade.
Ensinar, não se trata puro e simplesmente de entregar um produto acabado ou pronto ao aluno; é muito mais do que isso, é formar no aluno o desejo de aprender e, para tal o professor tem que incentivá-lo, ser criativo, critico sem provocar constrangimento ao aluno, distribuir tarefas, elogiar quando o aluno fizer jus ao elogio etc.; não é em vão que Guimarães Rosa disse: “Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende”.
Disciplina. Regis Morais disse: “Não haja engano: é com esforço e disciplina que se constrói um equilíbrio”. A disciplina inclui o acompanhamento do comportamento do aluno e, esse comportamento pode ser trabalhado para melhor, quando o professor e a escola em si mantém uma metodologia de respeito mútuo para com o corpo discente da organização escolar; o professor deve acompanhar o desenvolvimento e o desempenho do aluno, sem o constrange-lo, mas estabelecendo uma relação respeitosa com cada aluno; a final toda aprendizagem necessita de um embasamento nas relações interpessoais entre as partes que participam do processo. O professor é um facilitador da aprendizagem dos seus alunos e não cabe a ele apenas ensinar, mas ajudar o aluno a aprender e, para tal deverá criar condições para que esse aluno tome a iniciativa de aprender e adquirir informações. Criando debate – exposição de ideias referente a tal assunto contido em um livro ou anuncio; propor trabalho em grupo, com o fim de facilitar o processo interativo e participativo entre os alunos, incentivar a pesquisa como o fim de formar a busca pela informação e do conhecimento (apostila, 4).
Avaliação
Por mais que se julgue o processo de avaliação com um processo difícil, espinhos, é necessário e indispensável à avaliação. Até mesmo nas empresas, o trabalhador passa constantemente pelo ritual da avaliação do desempenho, ainda que sem que o diretor ou encarregado dessa área o confronte direto; pois há métodos de avaliação que se procede no dia a dia do trabalhador; já no processo de aprendizagem exige-se que o aprendiz passe por uma prova, mas já há estabelecimento de ensino que prefere avaliar o aprendizado diário e por desempenho disciplinar, todavia há certa exigência estabelecida pelo sistema formal de ensino, mas acreditamos que será por pouco tempo isso poderá ser revisto e a instituição de ensino terá sua própria autonomia para a avaliação o que certamente eliminará certos conceitos e constrangimentos.