Resumo de DIDATICA
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FIC SERVIÇOS EDUCACIONAIS LTDA
CURSO DE PASTOR
DISCIPLINA: DIDÁTICA
Resumo
Conceito geral
A apalavra didática se originou a partir do francês, didactique e que, por sua vez, surgiu do grego didaktike, que pode ser traduzido como arte de ensinar.
Ela é um dos principais ramos da pedagogia, investiga fundamentos e condições para ensinar. A pedagogia codifica o conhecimento abundante sobre a educação.
O pensamento dela é desenvolver um pensamento crítico nos formadores que devem analisar as técnicas e estratégicas. Um estudo reflexivo, através da capacidade crítica do profissional do ensino, auxiliar na transformação dos métodos didáticos de acordo com o ambiente.
O mestre Jesus, observando uma criança par aprender dela o que é educação, dela que vem um adulto inteligente e desenvolvido. Uma criança t3em um coro pequeno, mas completo, olhos pés, mãos, órgãos e mais, sem meias defesas e também sem poderes de um adulto. A diferença o fato dele ser um bebe, não falam, não percebem etc. o universo para eles é mistério e desconhecido.
Através dos estudos comprovam que a criança é apenas um verme, não tendo o crescimento que lhe é destinado, sem ideias adquiridas.
Sobre esses dois fatos surge dois conceitos da educação.
A) Primeiro- desenvolver capacidade
B) Segundo – aquisição da experiência
A maturação do corpo e da mente, fornecendo herança da raça.
A imaturidade e a ignorância isso é base da ciência da educação.
A) Primeiro – enfatiza as capacidades do ser humano, com a ordem que desenvolve a leis de crescimento e ação.
B) Abrangem os estudos de vários ramos de conhecimento humano.
Uma inclui a outra, conhecimento e dos poderes.
Observamos que a ciência da educacional, é dupla:
A arte de exercitar e a arte de ensinar. Logo que a criança se mostra imatura, no uso de sua capacidade, o primeiro passo da educação exercita- lá no desenvolvimento.
Sendo a criança ignorante, a educação comunica- lhe a experiência da raça, sendo a escola uma das agências de educação, pois por toda vida adquirimos a experiência. O principal objetivo do ensino é estimular ou criar no aluno o amor ou a vontade de aprender.
O cultivo das capacidades e a transmissão de experiência constitui a obra do professor.
O resultado é uma personalidade desenvolvida física e intelectual moralmente com recursos que torne uma vida útil feliz e habilitem o indivíduo.
Arte educacional-treinamento e ensino- separados em nosso pensamento, mas não na pratica. Os treinos da capacidade intelectuais, encontrado na aquisição, elaboração e aplicação do conhecimento e das artes que representam a herança da raça.
Há uma vantagem pratica tendo na mente esses dois processos da educação. Os dois lados da educação dos alunos, norteara seus trabalhos e adaptara suas lições. O objetivo apresenta, modo sistemático, o princípio da arte de ensinar. As capacidades mentais tratam o que urge num discursão claro sobre o esforço de adquiri experiência na educação.
Não se expõem toda a ciência da educação, nem toda arte de ensinar. E sim agrupar ao redor os fatores que estão presentes em cada atividade do ensino, capitais princípios e regras da arte de ensinar em ordem e relações naturais e aprendidos e usados.
1.EVOLUÇAO HISTORICA
Até o século XIX, predominou na pratica escolar uma aprendizagem de tipo passivo e receptivo. Esse ensino era baseado na concepção de que o ser humano era semelhante a um pedaço de cera ou argila úmida podia ser modelada. Na Grécia antiga, Aristóteles professava essa teoria. É ao longo do tempo foi reaparecendo sob novas formas e imagem.
Ensina-se a ler e escrever da mesma forma que ensina um oficio manual ou tocar um instrumento musical. Através repetição de exercícios graduados.
Os estudos dos textos literários, gramatica da história, geografia das ciências físicas e biológicas durante os séculos recitações de cor.
Para que o aluno possa aprender, eles usam o método de perguntas e respostas, tanto oral como escrita. A palavra catecismo provem do termo grego katechein, que significa fazer eco.
O que importava era que o aluno reproduzisse as palavras e frases decoradas.
Com isso para ele o aluno não aprendia mas sim mecanizava, não refletia sobre o assunto.
Através dos filósofos e educadores, tornam o estudo mais estimulante e adaptado aos interesses dos alunos e as reais condições de aprendizagem. Algumas teorias que tentava explicar como o ser humano é capaz de apreender e assibilar o mundo que o cerca, alguns princípios didáticos foram formulados.
Alguns filósofos educadores:
Sócrates (século V a.C.)
Para ele o saber não é algo transmitido, mas o saber é uma descoberta própria. Sendo que a função do mestre ée apenas ajudar o discípulo a descobrir por si próprio.
Mas ele foi levado como ironia, em dois momentos:
Refutação – objetos as opiniões que o discípulo tinha sobre alguns assuntos e que acreditava ser correto.
Mas por não ter sido desenvolvido pelos alunos provou que traduzia admitindo sua ignorância e se dizia incapaz de definir o que há pouco jugava conhecer tão bem. Ele acreditava que a consciência da própria ignorância é o primeiro passo para se caminhar na busca da verdade.
Ele afirma que os mestres, devem ter paciência com os erros e duvidadas dos alunos, pois os erros levam a aprendizagem.
Joao Amos Comenius (1592 – 1670)
Segundo ela a obra mas perfeita criada por Deus é o homem. Para ele o objetivo da educação é ajudar o homem a felicidade eterna. Sendo o objetivo da educação é atingir transcendente e cósmica, através doo conhecimento de si próprio.
Ele concorda com os educadores medievais na concepção dos fins educativos, para eles o jovem tinha que ser educado em comum em escolas.
O processo indutivo para ele era o melhor, forma de conhecimento generalizado, aplicando sua pratica instrucional. Para ele era mais de acordo com a natureza, estraves da inclusão dos estudos dos fenômenos físicos nos currículos, livros escolares.
Seu primeiro livro didático era ilustrado para crianças, intitulada. Um método de ensino de línguas de acordo com suas ideias educacionais, revolucionarias na época.
Devido sua longa experiência como professor, teve grande importância pratica da instrução escolar.
O professor deve:
a) Mostrar objetivos ou ideias, demonstrando ao aluno aprendizagem através dos sentidos vendo e tocando.
b) Utilidade especifica do conhecimento transmitido aplicado na vida cotidiana.
c) Fazendo referência a natureza origem dos fenômenos, suas causas.
d) Explicando os princípios gerais e depois os detalhes.
e) Somente quando o aluno tiver compreendido, passar para o tópico ou outro assunto.
HEINRICH PESTALOZZI (1746 – 1827)
ELE DEFENDE A DOUTRINA naturalista, especial a de Rousseau, Pestalozzi acreditava que o ser humano nascia bom, e seu caráter formado pelo local onde convive. Acreditava que o ambiente tinha que ser mais natural possível, para que o caráter possa ser formado positivamente.
Ao seu ver a sociedade seria mudada através da educação, com a finalidade natural, progressivo harmônico, em todas as faculdades e aptidões humana.
Era inovadora para sua época a sua Idea, no período as transformações, revolucionarias seriam o remédio para curar todos os mares sociais.
Para Pestalozzi, a educação era um instrumento de reforma social. Pregava a educação da massa e toda criança deveria receber educação escolar. Onde também ele a formular de forma clara e explicada a educação respeitando o desenvolvimento infantil.