Resumo de DIDATICA
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FIC SERVIÇOS EDUCACIONAIS LTDA
CURSO LIVRE DE GRADUAÇÃO
BACHARELADO
RESUMO
DIDÁTICA
JUREMA FELIX CHRISTIANO BARNABÉ
DIDÁTICA
O termo, didática origina-se do grego techné didaktiké que significa a arte de ensinar. É fundamental para a educação o qual é o processo pelo qual a criança desenvolve suas capacidades físicas e mentais e adquire conhecimentos e experiências, tornando-se um adulto com capacidades desenvolvidas.
Até o século XIX o ser humano era considerado como algo que podia ser modelado, por isso, era utilizado à forma de ensino passivo e receptivo. Utilizava-se o método da repetição, da recitação de cor, o método catequético, ou seja, perguntas e suas respectivas respostas apresentadas pelo professor para que fossem memorizadas pelos alunos. Baseados na teoria que tentavam explicar como o ser humano é capaz de apreender e assimilar o mundo em sua volta, alguns princípios didáticos foram formulados. Filósofos e educadores como Sócrates, João Amós Comenius, Henrich Pestalozzi, John Frederick Herbart e John Dewey, elaboraram teorias sobre o ato de conhecer que repercutiram no campo da pedagogia.
A relação professor-aluno é importante na pedagogia, pois é através da convivência em grupo quer seja com adultos ou com seus colegas que as crianças aprendem a viver em sociedade. Essa interação desperta a razão, os sentimentos e as emoções do aluno guiando o seu comportamento. Na relação professor-aluno o professor é o incentivador e orientador. Além de ser professor ele é um educador e sua personalidade é refletida em sala de aula. Na relação pedagógica é fundamental a existência do diálogo para que por meio dele, professor e aluno possam construir coletivamente o conhecimento. O professor precisa conceber o aluno como um ser capaz de desenvolver suas capacidades mentais e não como um ser passivo.
Através do diálogo o professor ajuda o aluno a atingir seus objetivos, na construção do conhecimento. O diálogo consiste em troca de informações, de ideias e experiências, por isso a prática dialógica é totalmente contrária ao autoritarismo. A autoridade do professor em sala de aula provém de suas funções docentes, ou seja, da autoridade incentivadora e orientadora. O professor tem autoridade de ajudar o aluno nas suas descobertas, mostrando caminhos e abrindo entendimentos. A questão da disciplina em sala de aula, tem se modificado gradualmente em direção à prevenção e correção, indo em direção a uma autodisciplina. A evolução da heterodisciplina para a autodisciplina combina com as conclusões de Jean Piaget, em que, o desenvolvimento moral e social segue estágios que equivalem aos estágios do desenvolvimento intelectual. Nessas conclusões, a tendência do indivíduo é desenvolver-se do estágio onde predomina a moral heterônoma, para o estágio onde predomina a moral autônoma. Um ambiente favorável em relação ao meio em que a criança convive e interage, são de grande importância para esse desenvolvimento. A motivação e incentivação da aprendizagem têm sido pensadas, por vários educadores no decorrer dos tempos. Dentre esses pensadores estão; Quintiliano ( 33 a 95 d.C.), Juan Luís Vives (1492 a 1540), Pestalozzi (1746 a 1827), Stanley Hall (1844-1924) e Claparede (1873-1940). A motivação e incentivação da aprendizagem tornou-se um dos temas básicos da Psicologia da aprendizagem. Apesar da educação ser um processo diretivo por natureza, a direção de classe se faz necessária no processo de construção de conhecimento do aluno. Nesse processo onde existem momentos de descobertas, generalização, transferência, estruturação e sistematização, com sua capacidade o professor saberá até que ponto e em que momento deverá interferir no aprendizado do aluno. A direção de classe ajuda o aluno a construir conhecimentos, avalia e aponta o seu progresso e suas dificuldades e auxilia-o no aperfeiçoamento dos seus conhecimentos.
Ensinar não se resume a um único significado, porém todos eles apontam para o professor como o agente principal e responsável por esse ato. No entanto quando nos referimos a aprender, todos os significados apontam para o aprendiz como o agente principal e responsável por sua aprendizagem. O aluno pode aprender adquirindo conhecimento, modificando suas atitudes e desenvolvendo suas habilidades. O aluno precisa aprender para desenvolver o seu pensamento, seu raciocínio, seu instinto de sociabilidade, suas relações sociais e suas capacidades. Para que haja aprendizagem é necessária que esta envolva o aprendiz como um todo. Toda aprendizagem é pessoal e envolve mudança de comportamento por parte do aprendiz, também precisa visar objetivos efetivos, ser acompanhada de parecer imediato e ser fundamentada em um bom relacionamento interpessoal. No processo de aprendizagem o professor é o facilitador, e cabe a ele ajudar o aluno a aprender, a adquirir informações e tomar conhecimento da cultura existente e criar cultura. Para isso é necessário um plano de ensino, onde o professor expõe suas ideias em relação à disciplina que leciona, de forma organizada. O plano de ensino além de direcionar a ação do professor de modo a facilitar a aprendizagem do aluno, serve como meio de comunicação entre os professores que lecionam a mesma disciplina. Um plano de disciplina deve conter identificação, objetivos e sua relação com os objetivos do plano de curso, tema, estratégias e avaliação do desempenho do aluno, do professor e da programação elaborada. O plano de disciplina é definido pelo conteúdo da disciplina. O professor também precisa de um plano de unidade que é o planejamento de cada aula ou agrupamento de duas ou três aulas. Um plano de unidade deve conter; identificação, objetivos, principais conceitos e bibliografia, estratégias e avaliação. Para ser considerado eficiente o professor precisa dominar o conteúdo a ser ministrado, e também integrar o processo de avaliação ao processo de aprendizagem do aluno junto com as estratégias. Estratégias são meios pelos quais o professor facilita a aprendizagem do aluno, é também chamada de metodologia de sala de aula, técnicas de ensino, técnicas pedagógicas e métodos didáticos.
As estratégias proporcionam aos alunos o alcance dos objetivos da aprendizagem. Entre as estratégias mencionamos o debate, a dramatização, o ensino com pesquisa, o ensino por projetos, o estudo de caso, estudo dirigido, estudo do meio, seminário, solução de problemas, trabalho em grupo e aula expositiva.
O debate consiste em um estudo antecipado do assunto a ser desenvolvido, em um método de exposição oral de ideias pelos participantes do grupo, sob mediação do professor.
A dramatização é um método de ensino que busca representar situações do convívio do aluno, pode ser espontânea ou planejada, é geralmente ligada ao desempenho de papéis da realidade. A dramatização planejada é previamente preparada pelos alunos antes de ser apresentada. A dramatização espontânea é apresentada pelos alunos sem planejamento prévio. O ensino com pesquisa requer tempo e dedicação dos participantes do grupo, é momento de busca e produção de conhecimento e exige uma atitude reflexiva por parte do aluno com o auxilio do professor. O ensino por projetos estrutura-se baseado em um problema existente na realidade do aluno e que necessita de solução. O projeto finaliza apontando uma proposta de solução concreta para tal problema. O estudo de caso consiste em apresentar aos alunos uma situação real ou simulada relacionada ao tema de estudo, para que seja analisada e solucionada mediante o conhecimento teórico dos mesmos.
O estudo dirigido é o estudo e a exploração de um texto, artigo ou capítulo de livro, seguindo um roteiro formulado pelo professor. O estudo do meio define-se pela possibilidade de investigação interdisciplinar de fenômenos da realidade natural e social do aluno. É uma atividade coletiva de professores e alunos a ser formulada pela equipe escolar, alicerçada no projeto pedagógico da escola. O seminário é uma forma de trabalho em grupo, onde os alunos dividem as responsabilidades de trabalho com os conteúdos, entre si. Esse trabalho é apresentado pelo grupo para a classe em uma data predeterminada. Na pratica é uma substituição do trabalho do professor pelo trabalho do aluno. A solução de problemas estrutura-se a partir de uma situação problema apresentada aos alunos para que por eles seja solucionada individualmente ou em coletivamente, utilizando conhecimentos adquiridos ou construindo conhecimentos através de pesquisas, requer tempo e reflexão por parte do aluno e auxilio do professor. O trabalho em grupo é um dos métodos mais utilizados. Ele resgata a forma de trabalho na vida, no cotidiano, no ambiente doméstico e no exercício de uma profissão. E incentiva a troca de cooperação entre os adultos. A aula expositiva é um método de ensino baseado na apresentação oral de um tema pelo professor, dependendo dos objetivos de ensino pode contar com a maior ou menor participação dos alunos. A aula expositiva dá oportunidade ao aluno de aprender de caráter conceitual, procedimental e atitudinal.
O processo de avaliação é um conjunto de informações obtidas durante o processo de aprendizagem, que indicam se o objetivo foi ou não alcançado, se a aprendizagem está se direcionando ou se desviando do objetivo. Os processos de avaliação são planejados em conformidade com os objetivos propostos para a aprendizagem. O momento da avaliação serve não somente para avaliar o aluno, mas também permite ao professor perceber se está patente ou não seu objetivo de aprendizagem. O processo de aprendizagem é contínuo por isso a avaliação deve acompanha-la, dessa maneira permite um contínuo reiniciar do processo de aprendizagem até alcançar os objetivos propostos. O processo de avaliação deve estar concentrado no desempenho do aluno e também no desempenho do professor e a adequação do plano. Um processo de aprendizagem é resultado da interação de um aprendiz, um orientador e um plano de atividade. Dependendo dos participantes do processo de aprendizagem podemos ter uma hetero-avaliação (avaliação realizada pelo professor) ou também a auto avaliação (avaliação realizada pelo próprio aluno), nesta ultima o aluno desenvolve sua habilidade de observar-se a si mesmo e avaliar seu desempenho em relação aos objetivos propostos. Na avaliação do desempenho do aluno, podem-se utilizar técnicas como; prova discursiva, onde o professor apresenta questões, perguntas ou temas para serem respondidos ou desenvolvidos pelos alunos; prova oral, entrevista que consiste em perguntas previamente formuladas para serem respondidas oralmente pelo aluno e prova objetiva, esta ultima poderá ser formada por questões de lacunas, por frases incompletas e questões falsas e verdadeiras. Uma das formas bastante comum de elaborar uma prova objetiva é elaborar questões de múltipla escolha organizando-as de diversas formas.