Resumo de DIDATICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Nome: Ronivaldo dos Reis Andrade
Curso livre: Bacharel em Teologia
Didática
A didática é um dos principais ramos da pedagogia. O vocábulo didático deriva da expressão grega techné didaktiké, que se traduz por arte ou técnica de ensinar.
Da antiguidade até o inicio do século dezenove predominou na pratica escolar uma aprendizagem do tipo passivo receptivo, aprender era quase que exclusivamente memorizar.
O ser humano era comparado a um pedaço de cera ou argila. Aristóteles já professava essa ideia que no século dezessete ele comparava o homem com uma tábua lisa, um papel em branco onde tudo podia ser impresso.
Foram os filósofos e educadores que exortaram os professores ao longo dos séculos a dar mais ênfase à compreensão que a memorização.
Sócrates foi um exemplo de filósofo e educador que refletiu sobre o conhecimento. Ele dizia que o conhecimento é uma descoberta que a própria pessoa realiza. Conhecer é um ato que se da no interior do individuo, e a função do mestre é apenas ajudar o discípulo a conhecer a verdade.
João Amos Comenius. Jovens deviam ser educados em comum e por isso eram necessárias as escolas.
Pestalozzi. Acreditava que o ser humano nascia bom e que o caráter do homem era formado pelo ambiente que o rodeia.
Herbart. O ser humano é uma unidade, não é bom e nem é mau, mas desenvolve-se num sentido ou noutro a partir das influencias externas.
John Dewey. O homem é um ser que age, logo o conhecimento e o ensino devem estar intimamente relacionado à ação, a vida, a pratica, a experiência.
Em relação ao ensino e aprendizado podemos dizer que: toda a aprendizagem é pessoal, precisa visar objetivos realísticos, precisa ser acompanhado de feedback, de um bom relacionamento interpessoal.
Um plano de ensino é a apresentação sob forma organizada do conjunto de decisão tomada pelo professor em relação à disciplina que se propôs lecionar.
Estratégias de aprendizagem: debate, dramatização, ensino com pesquisa, ensino por projeto, estudo de caso, estudo dirigido, estudo do meio, seminário, solução de problemas, trabalho em grupo, aula expositiva.
Técnica para a avaliação de desempenho do aluno: a prova discursiva ou ensaio, prova oral, entrevista, prova objetiva.