Resumo de ECLESIOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Faculdade Teológica das Assembleias de Deus
Curso Livre de Graduação
Aluno: Francisco de Paula Mesquita
Curso: Bacharelado em Teologia
Disciplina: Eclesiologia
RESUMO
Biblicamente a igreja não é uma instituição, mas um organismo vivo que vais se transformando em termos organizacionais. De certa forma a igreja é, conforme Romanos, 9.25 e I Pedro 2.9 e 10, o povo de Deus em desenvolvimento. Logo ao tratar da igreja, é necessário tratar de dois aspectos da mesma: o organismo e a estrutura organizacional que se vem desenvolvendo naturalmente. Mesmo que não possa ser vista como o aspecto principal, é necessária a igreja do ponto de vista organizacional.
Eclesiologia é o ramo da teologia cristã que trata da doutrina da igreja: seu papel na salvação, sua origem, sua disciplina, sua forma de se relacionar com o mundo, as mudanças e as dificuldades enfrentadas, sua doutrina e sua forma de governo. (dicionário on line).
O Reinar de Deus
A igreja autentica existe como a concretização do reinar de Deus e não pode existir desvinculada deste reino. É na vida da igreja – o povo de Deus que o reinar de Cristo tem forma e exercício. O conceito do Reinar de Deus é a categoria principal no estudo da escatologia, porém é na igreja que este reino tem seu começo e a sua concretização primária. No Novo Testamento, o reino de Deus é principalmente o seu reinar nas vidas daqueles que se submetem à sua autoridade. Logo o termo reino de Deus pode ser definido como seu governo em ação, ou o reinar de Deus. A Igreja é o agrupamento ou reunião dos membros ou cidadãos do reino. (Apostila).
A Missão da Igreja – “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias a até à consumação do século”. ( Mateus, 28. 18 a 20). Nestas palavras Jesus determinou à igreja que cumpra com sua missão e com a tarefa dada aos discípulos.
A Igreja Como Instituição – As doutrinas são bíblicas, e, como tal vem da palavra de Deus, a Bíblia. A igreja não estabelece doutrina não legisla nem faz leis ou mandamentos; todavia, é o dever da igreja como organização ou institucional, ao estabelecer suas regras comportamentais (o que é saudável do ponto de vista da sociologia), mas a igreja deverá observar minuciosamente os princípios estabelecidos pela Bíblia.
Fontes:
Apostila;
Dicionário On line Infopédia da Língua Portuguesa;
Bíblia, ara, Imprensa Presbiteriana.