Resumo de ECLESIOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Nome: Ronivaldo dos Reis Andrade
Curso livre: Bacharel em Teologia
Eclesiologia
Igreja: um agrupamento de crentes que vivenciam um relacionamento de dependência, fé em Jesus Cristo, unindo-se para cumprirem a missão entregue por Deus. A Igreja não é uma instituição, mas um organismo vivo que se vai transformando em termos organizacionais.
Reinar de Deus: A Igreja autêntica existe como a concretização do Reinar de Deus. O termo Reino de Deus pode ser definido como o governo em ação.
A salvação não é apenas futura, ela oferece o meio de viver no presente sob o senhorio Divino, já desfrutando de comunhão íntima com Deus.
A missão é essencial para a aplicação do Reino de Deus. A missão tem aspecto interior, a aplicação pessoal e da vida do Reinar de Deus e o seu aspecto exterior, o levar a mensagem do Reinar de Deus aos demais. Sem missão a Igreja não existe. Esta é a missão: ser a testemunha de Cristo, discipulando toda a nação.
Natureza da Igreja: a Igreja é uma, pois Cristo é um. Aqueles unidos a Cristo são unidos a sua Igreja e um ao outro.
Existem na atualidade varias formas de governo eclesiástico, desde os grupos que negam uma estrutura visível, incluindo o sistema congregacional, episcopal e presbiteriano.
Paulo aceita e recomenda mulheres para cargos visíveis na Igreja (Febe é considerada diácono na Igreja e recomendada por Paulo nesta posição).
Jesus e Paulo elevaram muito o status da mulher em relação ao contexto social.
Sacramento transmite a graça salvífica de Deus, não é apenas um ritual simbólico. A ordenança não é salvífica.
As duas ordenanças que são passadas para a Igreja por Jesus Cristo são: o batismo e a santa ceia.
Com relação as punição nas Igrejas, é preciso enfatizar que a ênfase de Jesus é na necessidade de reconciliar o irmão, perdoa-se por questão de graça, a graça de Deus.