Resumo de ECLESIOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
RESUMO – 33 Eclesiologia
- É o ramo da teologia que estuda a igreja ou a sua doutrina. A Igreja tem sua origem na presciência de Deus e cumpre a relevante responsabilidade de ser o instrumento da revelação de Seus mistérios ao mundo, bem como o Seu instrumento de ação na Terra. A Igreja é um projeto de Deus, implantado na Terra pelo próprio SENHOR quando afirmou:
Mateus 16: 18 - Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Ou seja, fundada pelo próprio Deus.
- Em cada etapa da história e desenvolvimento da igreja, têm surgido necessidades de modificações organizacionais específicas para facilitar que a igreja cumprisse com o seu propósito.
Na Bíblia, a igreja não é uma instituição, mas um organismo vivo que se vai transformando em termos organizacionais. De suma importância tratá-la sob dois aspectos quanto organismo e estrutura organizacional.
- Um dos conceitos mais importantes a ser estudado é o conceito do “Reino de Deus”, devido a sua aplicação em termos da vida da igreja como o povo de Deus. O termo “reino de Deus” pode ser definido como o Seu “governo em ação”, ou o “reinar de Deus”, o qual segundo Jesus Cristo já é “uma realidade na história humana”.
Lucas 17: 21 - porque eis que o reino de Deus está entre vós.
- Tem sido observado que a igreja de Cristo é mais organismo do que organização. Infelizmente, a prática eclesiástica muitas vezes contraria esse conceito essencial.
Jesus Cristo fez críticas severas para os líderes religiosos do seu tempo. A razão da crítica se radicava no distanciamento que o institucionalismo havia posto entre as formas religiosas e o relacionamento do indivíduo com Deus. Nunca se deve deixar que as estruturas tomem o lugar do compromisso interior com Deus.
- Ao tratar temas de ordenanças e sacramentos da igreja, é necessário primeiramente fazer distinção entre estes dois termos.
Por sacramento, entende-se um ritual que transmite a graça salvífica de Deus, não apenas como ritual simbólico.
Por ordenança, comunica-se de forma contrária que a graça não é substância, mas uma disposição relacional divina.
A ordenança, portanto, não é salvífica, enquanto que o sacramento é considerado como um ritual que contribui para ou confere a salvação.
- A Vida da Igreja neste mundo é transitória, e um dia vai receber em definitivo a eterna herança. E é justamente esta transitoriedade que obriga o cristão a ter um compromisso consciente com o serviço da Igreja. Só uma vida cristã incontaminada e uma fé viva, podem confrontar o pecado, as injustiças e toda forma de opressão.
É preciso mais do que nunca valorizar a comunhão. Mas para que isso aconteça, cada cristão deve estar em inteira submissão ao senhorio de Cristo. Quem desfruta do relacionamento com o Senhor, sente a necessidade de manter-se em relacionamento com seus irmãos em fortalecimento da vida da Igreja na sociedade.
29/10/2018