Resumo de ESCATOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Eclesiologia
Eclesiologia é o estudo teológico que se refere a igreja, seu assunto da a ênfase na aplicação é até maior que em outras áreas da pesquisa teológica, tratando de suas estruturas e contextos históricos específicos e questionamentos institucionais que tem variado muito ao longo dos séculos.
A igreja autêntica existe como concretização dos reinos de Deus e não pode desvincular desse reino.
O conceito do Reino de Deus é a categoria principal no estudo da escatologia, porém é na igreja que este reino tem o seu começo e a sua concretização primária.
A igreja é por consequência o agrupamento ou reunião dos membros ou cidadãos do reino.
O reinar de Deus na vida humana cria a comunidade pertencente ao reino, o qual chamamos de igreja.
Quando a bíblia trata de épocas após o ministério de Jesus, visa menos futuridade do que quando referencia o reino em época do seu ministério.
O reinar de Deus depende de uma entrega relacional a Deus como Pai amoroso. Depende de uma obediência e disposição de desprender-se do ego, procurando dar primeira importância aos demais, mantendo-se em
último lugar. É um relacionamento de confiança e desprendimento, um desprendimento que concede a oportunidade para servir ao próximo em amor e sinceridade.
A missão é o propósito de efetivar o reinar de Deus dentro dos parâmetros da história. Mesmo que o conceito de Missões esteja ligado intimamente a missão da igreja o conceito é distinto. Missões tem a ver com os meios usados para levar adiante a missão extrema da igreja entre todos os povos.
A missão não requer por si a questão do envio, mas do cumprir com o propósito de discipular. A igreja é diversa porque nenhuma comunidade de fé ou comunhão de crença, nenhuma congregação ou denominação pode cumprir todo o evangelho tudo de uma só vez.
A igreja é um organismo vivo, a acoplação dos santos, o povo de Deus na face da terra. Nem todo membro da igreja local faz parte, e nem todo aquele que não faz parte de uma igreja local visível está fora da igreja.
À igreja está espelhada nas seguintes figuras: povo de Deus, corpo de Cristo, noiva de Cristo, esposa de Deus, templo do Espírito do Santo, santos, povo eleito, filhos de Deus, ramos da videira, galhos da oliva, lavoura, horta, edifício, sacerdócio, nação santa, luzeiro, coluna e baluarte da verdade, lavradores da vinha, integrantes do reino de Deus e amigos de Jesus.
O culto humano não passa muito além de uma ajuda para o indivíduo a lembrar-se da sua própria necessidade perante Deus criador do universo.