Resumo de ESCATOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Nome: Ronivaldo dos Reis Andrade
Curso Livre: Bacharel em Teologia
Escatologia
A escatologia é um estudo sobre o final dos tempos, o arrebatamento da Igreja e a vinda de Jesus Cristo, que são esperados ansiosamente pela Igreja, pois trarão a consumação de uma expectativa viva e que deve ser alimentada com as palavras que Jesus disse em João.
O arrebatamento é o evento em que Jesus vem até as nuvens buscar para si a sua Igreja.
A vinda de Cristo conhecida como Parousia manifestará a sua presença
Há três escolas em relação ao apocalipse: a escola Preterista: os escritores dessa escola entendem que as principais profecias do livro do Apocalipse cumpriram-se na destruição de Jerusalém e na queda do império Romano. O Preterismo ignora o futuro. A escola do Futurismo: si situa num outro extremo da interpretação, acreditando que o livro de Apocalipse aplica-se totalmente ao futuro. O Historicismo: já coloca o livro do Apocalipse como histórico e profético desde o tempo de João até o segundo advento.
Os sinais do tempo do fim: apostasia, generalização de desvios doutrinários, degradação moral generalizada, desenvolvimento da ciência de transporte, restauração de Israel.
Quanto à teoria do arrebatamento temos a meso tribulacionista e a pós tribulacionista e a pré tribulacionista.
A pré tribulacionista é a mais aceita, para os pré tribulacionistas o arrebatamento será antes da grande tribulação trazendo aos crentes o livramento dos sofrimentos vindouros.
O tribunal de Cristo será o próximo acontecimento após o arrebatamento. O tribunal de Cristo não se trata de um julgamento onde os réus correm o risco de serem condenados, mas sim um grande evento onde os crentes em Jesus receberam suas recompensas.
Na tribulação o dia do Senhor é um tempo de juízo, dia cruel, com ira ardente e furor, dia da vingança, dia nublado de trevas e não luz.
O surgimento do anticristo como uma besta que vem do mar, um governo mundial que será criado e vai governar o mundo.
Os cento e quarenta e quatro mil selados serão Judeus que se converteram a Jesus, o texto deixa claro que eles seguem o cordeiro. Este grupo pregará o evangelho do Reino durante a grande tribulação já que Deus não levanta servos para ser inertes.
A batalha do armagedom será a mais importante das batalhas travadas durante todo período tribulacional.
A vinda de Jesus Cristo será em duas fases: a primeira no arrebatamento para buscar a sua Igreja, e a segunda será visível para todos e essa vinda não é para redimir a humanidade, mas para trazer o juízo para a terra.
O pós milenismo como o amilenismo não trata de um período literal de mil anos, mas sim um período indeterminado que se inicia com a morte de Jesus Cristo.
Pré milenismo acredita num milênio literal, ou seja, Jesus está na terra, governando, sendo este o único método satisfatório.