Resumo de ESCOLA BIBLICA DOMINICAL
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
CONCEITO GERAL ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
A primeira Escola Bíblica Dominical no Brasil; foi em 19 de Agosto de 1855. Os missionários, o casal Robert e Sarah P. Kalley. Foram os primeiros missionários, quando aqui chegaram há organiza-lo, esta parte que integra à Igreja do Senhor Jesus Cristo. A Escola Bíblica Dominical; foi fundada pelo jornalista evangélico Robert Raikes, em 1780, na Inglaterra.
Responsabilidade do aluno: o segredo de uma escola dominical dinâmica e eficaz depende; muito do aluno. Qual o perfil do aluno ideal? Ele deve ser dedicado: assíduo, pontual, responsável ê ser bem intencionado. Vai à escola dominical com prazer. O verdadeiro aluno da escola dominical, lê a sua Bíblia e faz a tarefa de casa; anota suas duvidas e vem disposto a colaborar na sala de aula. Às vezes, eu me ponho a pensar. Acho difícil, porque se alguém que não traz à Bíblia na escola ou no cultos. Não se pode aprender adequadamente quando o básico é negligenciado, não trazer a Bíblia, revista, papel e caneta na escola dominical. Como aprender? Quando o aluno não se prepara em casa, conforme já mencionamos acima, ele perde. Muitos dos alunos que ficam calados durante a exposição do professor cometem o erro (para não dizer “pecado”) da negligência semanal. Seja professor, ou seja aluno, ambos devem fazer tudo para a honra e glória de Deus.
Responsabilidade do Professor: professores de escola dominical não devem ser apenas crentes nascido de novo, mas deve haver experimentado a obra de Deus em suas vidas. Para ser qualificado a apresentar o evangelho de Cristo aos não salvos, deve ter certeza da própria salvação e manter uma vida espiritual consistente, sujeitando-se diariamente ao Espirito de Deus. Afim disso deve ser capazes de alimentarem a si mesmo de sua palavra. Professores de escola dominical deve concordar com a Igreja local para que não haja conflito de propósitos; os alunos deve aprender as mesmas doutrinas bíblicas tanto na escola dominical quanto nos sermões dos cultos. O papelmais importante de um professor de escola dominical é ser pastor de seu rebanho de alunos. Isso significa que o professor de escola dominical tem a mesma responsabilidade pelas ovelhas de sua classe que o pastor tem por todos o rebanho. Assim como pastor, o professor é um exemplo. Deve ensinar a palavra de Deus. E deve, assim como o pastor, visitar os ausentes e buscar os que se afastaram. Observe as três responsabilidade do pastor, listadas em (Atos 20: 28-30), referem-se ao professor de escola dominical. Liderar o rebanho, alimentar o rebanho e cuidar do rebanho.
Responsabilidade dos Pais: Pv 22: 6, “instruir ao menino no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”. A responsabilidade dos pais crentes com a escola dominical e dupla. – Em primeiro lugar: Os pais precisam ser assíduos e frequentes na escola dominical. A presença dos pais na E.B.D. é imprescindível, pois, afinal de contas, nós pais somos (bem ou mal) modelos para nossos filhos. Os pais que vão somente ao culto noturno, achando que faltar na escola dominical não tem problema, certamente deixarão de progredir como deveriam na vida cristã própria, e dos filhos. – Em segundo lugar: Erra o pai ou a mãe que acha que não deve levar sua criança à escola dominical, apenas porque ela esta cansada, por estudar durante a semana, ou por que brincou demais no sábado ou foi dormir tarde, etc. “pondes, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma ... e ensinai-as a vossos filhos ...” (Dt 11: 18,19). “ ... Ensinai-as vossos filhos ...”. Nenhum pai ou mãe poderá ensinar seus filhos, sem primeiro aprender! Está provado que mais de 70% dos filhos de crentes se desviam da Igreja antes de atingir a idade de 18 anos. A causa principal desta vasão é a falta do ensino da palavra de Deus.
Responsabilidade do Superintendente: não é só fazer abertura e encerramento da escola dominical. Ele deve ser alguém verdadeiramente compromissado com Deus e a Igreja. Deve ser exemplo dos fiéis, não neófito, mas pessoa qualificada para comandar o corpo de Cristo.