Resumo de ESCOLA BIBLICA DOMINICAL
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ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
Fundada na Inglaterra pelo jornalista evangélico Robert Raikes, em 1780, a escola dominical foi uma criação que deu certo. Tão certo que os primeiros missionários que aqui chegaram procuraram organizá-la imediatamente. O casal Robert e Sarah P. Kalley fundou a primeira escola dominical no Brasil em 19 de agosto de 1855
ALUNO:
E como deve ser o aluno da escola dominical? Qual o perfil do aluno ideal? Antes de respondermos essas perguntas, é importante dizer que por aluno ideal não nos referimos, propriamente, a um ser extraordinário: brilhante, gênio, super intelectual. Não, o aluno ideal é antes de tudo uma pessoa bem intencionada. Como assim? Ele é dedicado: Assíduo, pontual, responsável. Vai à escola dominical com prazer e não para dizer simplesmente "estou aqui", "cheguei" ou "agora o superintendente não vai pegar no meu pé". O verdadeiro aluno da escola dominical não pensa assim. Ele faz a lição de casa. Lê a Bíblia e sua revista; anota suas dúvidas e vem disposto a colaborar seriamente na sala de aula.
PROFESSOR:
O professor da escola dominical deve ser o primeiro a viver o que ensina. A classe nunca deve ser subestimada (muito menos a dos pequeninos). Ela saberá se o professor está sendo sincero no que diz. Como também saberá se o professor se preparou adequadamente para a aula.
Tem que ser como o apóstolo Paulo exortou: "...o que ensina, esmere-se no fazê-lo" (Rm 12.7).
Além de viver o que ensina, o bom professor conhece seus alunos.
Quanto ao preparo e a exposição da aula:
1) Utilizar sempre a Bíblia como referencial absoluto.
2) Elaborar pesquisas e anotações, buscando noutras fontes subsídios para a complementação das lições.
3) Planejar a ministração das aulas, relacionando-as entre si para que haja coerência e se evite a antecipação da matéria.
4) Dinamizar a aula sem monopolizar a palavra oferecendo respostas prontas.
5) Relacionar as mensagens ao cotidiano dos alunos, desafiando-os a praticar as verdades aprendidas.
6) No final da aula, despertar os alunos quanto ao próximo assunto a ser estudado, mostrando-lhes a possibilidade de aprenderem coisas novas e incentivando-os a estudar durante a semana... ECT.