Resumo de ESCOLA BIBLICA DOMINICAL
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Nome: Ronivaldo dos Reis Andrade
Curso livre: Doutor em Teologia
Teologia Pastoral
A teologia pastoral também é conhecida como: pastoralia. O seu nome técnico deriva do latim. Trata-se de um dos ramos da educação teológica que se preocupa com os saberes pastorais teóricos e práticos.
Deus chama para o seu ministério, para as mais diversas atividades: Noé. Deus chamou para construção de uma arca. Moisés. Deus chamou para guiar e libertar seu povo. Davi. Deus chamou para reinar sobre seu povo. Paulo. O senhor o chamou para evangelizar aos gentios. Etc.
O objetivo do ministério: 1- A pregação, anunciar a palavra de Deus. 2- O ensino; é diferente da pregação, o objetivo do ensino é esclarecer, ensinar, fazer compreender.
Qualidades espirituais essenciais para que o ministro exerça seu ministério: 1- Fidelidade. 2- Obediência. 3- Prudência. 4- Eficiência 5- Diligência. 6- Vigilância. 7- Integridade 8- Honestidade. 9- Moderação. 10- Governo. 11- Capacidade.
Perigos no caminho de Deus: a acomodação, profissionalismo, as tentações.
As ocupações de um Pastor: 1- A pregação e o ensino, pregar e ensinar constitui a base do serviço pastoral. 2- Visitação, o Pastor não desenvolve seu ministério apenas no púlpito, mas também nas casas. 3- Aconselhamento. 4- Discipular tem o objetivo de edificar, preservar a sã doutrina. 5- A administração espiritual. 6- O Pastor e a ordenação de obreiros.
O sustento do Pastor é de legitimidade bíblica, pois a palavra de Deus diz que quem prega o evangelho viva do evangelho.
O Pastor é indispensável para o êxito da Escola Bíblica Dominical, a palavra do Pastor mobiliza o povo para aprender a palavra de Deus.
Os líderes que não dão bom exemplo: se a vida de um líder não estiver conforme o que ele diz, dificilmente as pessoas confiarão ou respeitarão sua autoridade.
O alicerce de toda a autoridade é Deus. Sem Deus não há fundamento moral para autoridade. Deus é a fonte de toda autoridade.
O ministério Cristão é uma função que para ser exercida necessita de uma vocação celestial.