Resumo de ESTRATEGIAS MISSIONARIAS
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Resumo ESTRATÉGIAS MISSIONÁRIAS
A Igreja, atual, precisa aprender com os sucessos e erros que sua história nos apresenta. Saber que deve montar planos e estratégias, não por moldes importados, mas avaliados pelo escrutínio da Palavra de Deus, para sua situação contextual, que leve a executar seu propósito, como o enviado, Jesus Cristo, disse: “Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. ” E sabemos muito bem, a Igreja foi enviada para fazer discípulos; nada mais do que isto: fazer discípulos! Estratégia trata-se da ” Forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados”.
Tipos de Missionários
Categorias de Missionários: Hoje, com a diversidade de trabalho que os campos exigem, o missionário é enviado para ser pastor, professor, enfermeiro, capelão etc, de acordo com as seguintes categorias;
Efetivos: Missionários de carreira que vão aos campos com contrato de quatro anos, que pode ser renovado.
Temporários: São aqueles nomeados para um país da America Latina ou África, Leste da Europa e Nordeste do Brasil, por um período de até dois anos. Após este período, dependendo da avaliação de seu desempenho e desejo pessoal, poderá solicitar sua efetivação.
Especiais: São enviados para um trabalho específico e por tempo determinado.
Voluntários: Missionários enviados aos campos com sustento próprio e por período determinado, para apoiar obreiro efetivo.
Associados: São sustentados em parceria com outras agências missionárias ou igrejas.
Construtores de Tendas: Missionários enviados aos campos com sustento próprio usando suas habilidades profissionais, independentemente de preparo teológico.
Obreiros da Terra (Autônomos): São obreiros do país, selecionados e treinados para o trabalho como o seu próprio povo.
Voluntários Estratégicos: São preparados para atuarem a partir de um novo paradigma missionário, com sustento de suas igrejas ou de outras, para viver em comunidade com outros obreiros. O vocacionado deve ter idade mínima de 18 anos, segundo grau completo e ser solteiro.
A estratégia desenha o mapa
Conhecer o desafio perante nós é boa parte do processo construtivo de plantio de igrejas. Entretanto este conhecimento é apenas a ponta do iceberg. É necessário desenvolver as estratégias que envolvam o plantio e amadurecimento de igrejas, treinamento de líderes, auto sustentabilidade e reprodução.
Perante um vulto expressivo de estratégias missionárias de plantio de igrejas, gostaria de citar algumas:
a) Mapeamento etno-cultural e geograficamente definido. Saber qual a extensão do desafio
b) Análise cultural e fenomenológica. Entender as vias para a compreensão do evangelho.
c) Comunicação inteligível e comunitária do evangelho.
d) Adoração e vida diária da igreja na própria língua materna e cultura alvo.
e) Rápida incorporação dos novos convertidos à vida da igreja.
f) Consciência de urgência evangelística já transmitida no processo de discipulado.
g) Identificação de líderes locais o mais cedo possível.
h) Treinamento para líderes durante o processo de liderança.
i) Descentralização da autoridade eclesiástica.
j) Ênfase na reprodução.
k) Supervisão contínua quanto ao amadurecimento espiritual.
l) Modelo missionário: Inicie, discipule, reproduza, assista, encoraje e parta.
ESTRATÉGIAS EVANGELÍSTICAS.
Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério. 2 Timóteo 4:5
Assim, quero exemplificar e sugerir 21 táticas de evangelização, algumas são clássicas outras inovadoras, vejamos:
Evangelização na Simplicidade: O evangelho precisa ser abordado de forma simples, devemos descomplicar o evangelho sem perder sua profundidade. Quanto a isto, não devemos ser superficiais.
Evangelismo por impressos: Ter sempre uma Bíblia ou folhetos (atualizados). E temos estimulados a evangelizar nas ruas, pregar para os transeuntes das ruas, cuidado para não ser inoportuno.
Evangelismo de Presença: Usar camisetas evangelísticas, adesivos nos carros, enfim, marcar nossa presença, mesmo sendo ainda poucos, todavia, conhecidos.
Evangelismo de Testemunho: Testemunhar o que Deus fez nas nossas vidas, assim veio boa parte de família e têm trazido muito outros para Jesus.
Evangelismo por Mobilização: Sempre trazer consigo um conhecido ou um amigo nos cultos, conseguir mobilizar pessoas para casa de Deus.
Evangelismo no Trabalho: Se possível abrir as portas do trabalho para pequenos cultos ou orações.
Evangelismo por cursos profissionalizantes ou ação social: Se você tem uma qualificação profissional disponha par o Reino, pela evangelização pela ação social
Evangelismo pelo amor e doação: Testemunho do pastor de Curitiba que doou sua cama. Pagar um preço em testemunha do evangelho demonstrando o amor de Jesus.
Evangelização por Necessidades: Devemos constantemente se envolver nanecessidade das pessoas conduzindo as a Cristo. Testemunho da escrava de Naamã.
Evangelização por recuperação de tóxico dependente: Ajudar aqueles que dependem do poder de Deus para libertação.
Evangelismo nos Hospitais e asilos: Deus abençoa quem se importa pelo necessitado. Não se esquecer do doente, órfão e viúva.
Evangelização da vizinhança: Abra uma Casa-Luz e traga muitas vidas para Jesus oportunizando sua casa como local de salvação.
Evangelização por Chá de Mulheres: Semelhante aos eventos de vendas de produtos onde mulheres se reúnem para comprar utensílios, assim podemos elaborar chás evangelísticos para alcançar mulheres.
Jantar de Empresários: Tem sido uma estratégia importante no alcance de homens de negócios.
Evangelismo pela Informática e Internet: Compartilhar o amor de Jesus na internet, coloque dizeres evangelístico em suas redes sociais, envie e-mail evangelístico, divulgue nosso site
Evangelismo por Cds de mensagem para evangelizar como ferramenta de levar o amor de Jesus.
Evangelismo pelas Artes: Creio que Deus criou as artes como teatro, dança, pintura e outras para podermos expressar nossa fé e também proclamar a salvação que há na pessoa de Jesus Cristo.
Evangelismo pela Música: A música é uma poderosa ferramenta de identificação cultural, por meio dela comunicamos culturalmente e apresentamos umamensagem, desta forma, podemos utilizá-la na sua mais nobre função, a adoração, igualmente, no evangelismo. Todavia, temos que ser prudentes e escolhermos bem estilo musical, para não se tornarmos inoportunos. Ex: A música inapropriada no ônibus e os ensaios de rock em casa.
Evangelismo por Presente: Alguém prepara uma Bíblia como presente e propositadamente deixa o pacote em local público. Pessoas por curiosidade levam para casa.
Evangelismo Personalizado: Beatriz teve a idéia de dar uma Bíblia personalizada para uma colega, tal colega ficou maravilhada como o presente. Irmãos, particularmente, gostariam de ter esta criatividade que estes amados têm, mas admiro e assim honro-os por este esforço.
ABORDAGEM EVANGELÍSTICA.
Jamais devemos esquecer-nos de pedir ao Espírito Santo graça para evangelizar buscar extroversão e espontaneidade, pois devemos falar de Jesus para que queira que seja e não se intimidar.
Exemplo de ousadia.
Devemos possuirperseverança na evangelizaçãoque através de nosso testemunhoperseverante ganharemos toda a família para Jesus e seremos uma coluna familiar. Devemos ser
Constantemente simpáticos e através da alegria contagiante, isto é, através de seu carisma e alegria compartilha do amor de Jesus a muitos. Ninguém gosta de crente carrancudo e fechado. Exemplo de um jovem ganhador de almas.
CONCLUSÃO: Assim, amados que possamos seguir seus exemplos e testemunhar deste amor maravilhoso de Jesus e reconhecer que estas estratégias como um todo são válidas na proclamação do evangelho. Gostaríamos que aproveitássemos o momento onde você pudesse buscar do Senhor e sugerir uma nova abordagem de evangelismo. Ficaremos contentes em descobrir que Deus ode te dar um talento e uma nova forma de evangelizar.
Fonte de parte do texto: http://www.cbn.org.br/lerban/index.php/livros2/189-esboco-de-estrategia-e-metodologia-missionaria
http://www.ensinopentecostal.com.br/destaque/subsidio-li%C3%A7%C3%A3o-7-editora-betel-as-estrat%C3%A9gias-mission%C3%A1rias-iniciais-de-barnab%C3%A9