Resumo de ETICA
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RESUMO. CONCEITO GERAL: MÉTODOS DE ESTUDO BÍBLICOS
O objetivo desta matéria, é fornecer ao aluno as ferramentas necessárias para que ele mesmo, descubra por si mesmo de primeiro mão, as verdades na palavra de Deus. O estudante deve compreender que todo e qualquer estudo bíblico tem como premissa levar o leitor para um contato direto as Escrituras, de tal maneira que sua vida seja moldada pela palavra de Deus.
Metodologia de Estudo da Bíblia junta três componentes necessárias a um eficaz estudo da Bíblia.
1 – Questões básicas de hermenêutica; a primeira parte desta disciplina vai apresentar ao aluno algumas grandes questões hermenêuticas, importantes para estudo das Escrituras. - a) Quem ou oque controla o significado do texto: o leitor, o autor, ou o próprio texto? – b) Qual o papel do leitor e qual o papel do Espirito Santo na interpretação? A resposta a estas duas questões será a fundamentação teórica da nossa disciplina.
2 – Método de estudo bíblico indutivo; o segundo elemento da nossa disciplina irá enfatizar abordagem indutiva ao estudo das Escrituras. Esta metodologia servirá como a estrutura principal à abordagem do estudo da Bíblia.
3 – Regras especificas de interpretação de diversos gêneros literários; parte final da nossa disciplina fornecerá descrições dos principais gêneros literários presentes na Bíblia, e complementará a nossa abordagem geral indutiva indicando regras de interpretação importantes para lidar com cada gêneros.
Importância da Bíblia: -1. Ela é a revelação de Deus – Hb 1: 1; -2. Contém o plano de Deus para a nova vida – Mq 6: 8; - 3. O que ela é e faz – Sl 19: 7,8.
Importância do Estudo Bíblico: Eis algumas características indispensáveis aos alunos. – 1. Para o nascimento espiritual 1º Pe 1: 23; - 3. Para o alimento cotidiano Mt 4: 4; - 4. Para sabermos o “andar” Mq 6: 8. Para ganharmos almas: - a) É com o pincel que i pintor tem destreza; - b) É com fuzil que i sodado é perito; - c) É com a Bíblia que o crente deve manejar bem 2º Tm 2: 15.
A Bíblia fala sobre o estudo bíblico: - b) Josué 1: 3-7,8; - c) Neemias 8: 3-7,8; - d) Salmos 1: 2;- e) 2º Timóteo 2: 15; - f) Colossenses 3: 16; - g) 1º Pedro 4: 11.
Atitudes para estudo bíblico
Atitude errônea. - 1) negativa: eu não serei capaz de entender; - 2) preguiça eu não tenho tempo.
Atitude correta. – 1) positiva: com ajuda de Deus irei entender Salmos 119: 18; - 2) Receptiva: eu vou receber o que Deus tem para mim na sua palavra 1º Samuel 3: 10.
Método indutivo: é aquele que leva o aluno a estudar o texto cuidadosamente, observando todos os particulares e pormenores, para então tirar uma conclusão.
Distinção entre Dedução e Indução. - a) Dedução: “A dedução conclui do geral para o particular”. – b) Indução: “Método de racionar que consiste em tirar dos fatos particulares uma conclusão”.
Em poucas palavras; na indução a gente observa primeiro e depois conclui. Na dedução concluímos primeiro, depois observamos. A indução vai das partes para o todo, enquanto que a dedução vai do todo para as partes.
Dedutivo: Indução é o método cientifico.
- a. Determina-se o alvo;
- b. Coleta-se informações;
- c. Classifica-se as informação;
- d. Chega-se à teoria ou hipótese;
- c. Faz-se inúmeras experiências;
- f. Declara-se lei ou fato.
Como começar a observação: começamos a observação lendo a passagem várias vezes. Depois de termos uma visão geral do “todo”, passamos então aos detalhes. Nunca devemos estudar os detalhes antes de termos uma visão do “todo”.
Ler
- 1. Lendo, lendo, lendo mais e muito o texto;
- 2. Ler como um artista – visualizando;
- 3. Ler com um dramaturgo – dramatizando;
- 4. Ler como um músico – experimentando.
Quando se quer fazer um estudo sério da Bíblia, como e por onde devo começar? A ordem deve ser esta:
- 1. Ter uma visão geral do “todo” da Bíblia.
- 2. Escolher um livro e ler este livro várias vezes até ter uma ideia geral do livro como um todo.
- 3. Fazer um gráfico de cada capitulo daquele livro.
- 4. Examinar cada verbo.
Observando a Estrutura: Maneira pratica para se encontrar a estrutura. Esteja alerta procurando as relação, tais como: - a) comparação: A associação das coisas parecidas – (Hb 5: 1-10; 1º Pe 3;5). –b) contrastes: A associação dos Opostos – (Rm 5: 12-21) – Adão contra Cristo. – c) repetição: A associação das mesmas palavras, frazes, orações, etc. – (1º Co 7: 1-25; 8: 1; 12: 1). – d) continuidade: o uso repetido de palavras semelhantes: frazes, orações, etc. parábola em (Dn 2: 7; Lc15).
Observação da forma literária
Logo que começar a ler o livro, eu devo estar alerta para forma literária do livro, devo perguntar se estou lendo: Um discurso. O discurso apela para o intelecto. Notar tópicos. Uma prosa. Aprosa, apela para imaginação – emoção – (Gn). Uma poesia. (Sl). Linguagem figurada. Natureza emocional. Paralelismo. Linguagem apocalíptica – revelar.
Maná pela manhã
Irmão, como anda a sua hora devocional? Por “maná pelo manhã”, ou “hora devocional” queremos dizer daquele momento – de 15 à 30 minutos diários – quando você ora, lê, e medita sobre a palavra de Deus.
Alguns alegarão que não tem tempo. Mas tudo realmente depende daquilo que você julga ter prioridade, você sempre encontrará tempo para aquilo que queria mesmo fazer.
Bob Fortes diz: “Os grandes homens de Deus na Bíblia tinham uma coisa em comum, cada um delesgastava bastante tempo, regularmente, em comunhão com Deus, procurando conhece-lo melhor.
Daniel: Primeiro Ministro de um império foi, sem dúvida, um homem muito mais ocupado do que eu e você. Daniel encontrava com Deus três vezes por dia. (Dn 6: 10).
Davi: O grande Rei de Israel, foi outro dos poucos homens que chegaram a conhecer Deus tão intimamente como ele. Mas ele gastavam muito tempo na presença do Senhor pela manhã ouviste minha voz, o Senhor; pela manhã, me apresentarei a ti, e vigiarei (Salmos 5: 3).