Resumo de ETICA
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Resumo A doutrina da santificação
O CONCEITO DE SANTIFICAÇÃO
O termo “santo” deriva-se do hebraico qadosh,que nos transmiste a idéia de “santidade”, ou seja, a natureza essencial daquilo que pertence ao domínio do sagrado e que, por esse motivo, difere daquilo que é comum ou profano (HARRIS; ARCHER; WALTKE, 1998, p. 1990). No grego, o termo utilizado é hagios, que significa basicamente “separado” (entre os gregos, dedicado aos deuses), e por conseguinte, nas Escrituras, em seu significado moral e espiritual, separado do pecado e, portanto, consagrado a Deus, sagrado (VINE, 2003, p. 970).
Observemos, dessa forma, alguns conceitos sobre santificação:
“Falando de modo geral, portanto, podemos definir santificação como separação para Deus, imputação de Cristo como nossa santidade, purificação do mal moral, e conformidade com a imagem de Cristo.” (THIESSEN, 1987, p. 270)
“A Obra da livre graça de Deus, pela qual somos renovados em todo o nosso ser, segundo a imagem de Deus, e habilitados a morrer mais e mais para o pecado e a viver para a justiça.” (HODGE, 2001, p. 1182)
“É a operação contínua do Espírito Santo, pela qual a santa disposição concedida na regeneração mantém-se e se fortalece.” (STRONG, 2003, p. 605)
A santificação pode ser entendida como um ato imediato ou posicional (1 Co 1.2; Ef 1.1; Cl 1.2; Hb 10.10) e um processo que continua por toda a vida (2 Co 7.1; Hb 12.14,23).
OS MEIOS DE SANTIFICAÇÃO
Em termos de santificação posicional, tal condição é possibilitada pela vontade e graça de Deus (Hb 13.12; Fl 2.13). Como processo, na busca da santidade, o homem dispõe dos seguintes meios:
- O sangue de Cristo (1 Jo 1.7)
- O Espírito Santo (1 Co 6.11; ; 1 Pe 1.1-2)
- A Palavra de Deus (Jo 171.17; Ef 5.26)
A Santificação não se trata da erradicação absoluta do pecado (1 Jo 1.8-10), de alguma forma de legalismo (Mc 7.5-13) ou ascetismo (tentativa de subjugar a carne e alcançar a santidade por meio de privações e sofrimentos).
AS IMPLICAÇÕES PRÁTICAS DA DOUTRINA DA SANTIFICAÇÃO NA VIDA DO OBREIRO
A santificação na vida do obreiro implica:
- Na separação do profissionalismo ministerial que faz da igreja uma empresa, do Evangelho um negócio (2 Co 2.17)
- Na separação dos modismos e ventos de doutrina (Ef 4.14)
- Na separação dos modismos litúrgicos (contextualização x secularização; essência x estética)
- Na separação do formalismo acadêmico
- Na separação do anti-academicismo
- Na separação do abuso dos dons espirituais (1 Co 14.37-40)
- Na separação do partidarismo ministerial (1 Co 3.1-8)
- Na separação da politicagem eclesiástica (At 1.15-26)
- Na separação do autoritarismo na liderança e no governo da igreja (Mt 18.1-3; 23-35)
- Na separação da rebelião (Nm 16.1-3 ss)
- Na separação da coisificação e do ativismo ministerial (Jo 21.17; At 6.1-6; Ef 4.11-12; 1 Pe 5.1-4)