Resumo de ETICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Ação social e política na igreja
Todo o ser humano é individualmente responsável diante de Deus pela obra da criação, a qual foi planejado com o objetivo de glorificar a Deus. Foi através dessa aliança que Deus definiu a função cultural e bíblica a ser desempenhada pela humanidade na história.
As instituições divinas são estruturas reais e absolutas que integram a existência social do ser humano. A expressão instituição Divina tem sido usada há séculos pelos cristãos, principalmente no âmbito teológico reformado, para designação sistema social básico e permanente as instituições divinas foram criadas por Deus daí o termo divinas, e se aplicam a toda a humanidade. Desde o tempo de Adão e Eva as estruturas sociais básicas da humanidade não passam por nenhum processo evolutivo ao longo do tempo, mas já fazem parte da criação de Deus.
O homem foi criado com a responsabilidade de ser o vice regente de Deus para administrar o planeta terra sobre a autoridade de Deus. Isso implica que todo ser humano é individualmente responsável diante de Deus pela obra da criação a qual foi planejada com objetivo de glorificar a Deus. Deus planejou para que através das escolhas de cada indivíduo um registro de obediência ou rebelião contra o criador ficasse evidente na história. A família existe com a finalidade de instruir a próxima geração, instituição Divina é o casamento tal instituição é uma inferência do casamento original de Adão e Eva, instituição Divina edificada sobre o alicerce das duas primeiras instituiçao é a família. Segundo a Bíblia a família é a unidade básica da sociedade e não do indivíduo, a família é uma instituição responsável pela continuidade de cada legado familiar, cabe a tarefa da educação e da provisão para o bem-estar. Mesmo que uma família decida delegar o ensino a professores ainda assim ela continua com a responsabilidade de cuidar para que a criança seja devidamente educada. O governo civil é a quarta instituição Divina na qual Deus transferiu ao homem a responsabilidade de exercer a autoridade governamental através da aliança noética a fim de auxiliar na restrição do mal depois do dilúvio, o plano de Deus não é a Criação e realização do mundo mas sim a evangelização evangelização de toda a humanidade, constatamos que a responsabilidade tanto social quanto política é individual, exceto no que diz respeito à assistência das viúvas por parte da igreja, essa concepção apresenta uma perspectiva conservadora de governo e completa a responsabilidade individual e a família como instituição produtiva numa sociedade.