Resumo de ETICA
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CURSO: BACHAREL EM TEOLOGIA LIVRE.
NOME: KURT VIEHMAYER RODRIGUES.
RESUMO DA DISCIPLINA TEOLOGIA BÍBLICA DO VELHO TESTAMENTO.
Teologia é a ciência que trata do nosso conhecimento de Deus, e das coisas divinas. A teologia abrange:
-Teologia exegética: Esta teologia procura descobrir o verdadeiro significado das Escrituras.
-Teologia Histórica: Envolve o Estudo da História da Igreja e o desenvolvimento da interpretação doutrinária.
-Teologia Dogmática: É o estudo das verdades fundamentais da fé como se nos apresentam nos credos da igreja.
-Teologia Bíblica: Traça o progresso da verdade através dos diversos livros da Bíblia e descreve a maneira de cada escritor em apresentar as doutrinas mais importantes.
-Teologia Sistemática: Neste ramo de estudo os ensinamentos concernentes a Deus e aos homens são agrupados em tópicos.
O Velho Testamento é a parte preparatória de Deus para as revelações maiores e mais profundas ao homem. Por isso é especial. Deus providenciou uma revelação e mostrou seus diferentes métodos:
PERÍODOS HISTÓRICOS DA TEOLOGIA DO VELHO TESTAMENTO:
Toda a atividade salvífica de Deus em tempos anteriores tinha que ser reconhecida e confessada antes de alguém poder ver mais firme a revelação adicional de Deus. Devemos, portanto, começar onde começou: na história, história verdadeira e real.
-Era Pré-patriarcal: Sem dúvida, Abraão ocupou um lugar de destaque no auge da revelação.
-Era Patriarcal: Esta era foi tão significativa que Deus Se anunciava como "Deus dos patriarcas", ou "Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó". Além disto, os patriarcas eram considerados "profetas" (Gn 20:7; SI 105:15). Aparentemente era porque pessoalmente recebiam a palavra de Deus. Frequentemente, a palavra do Senhor "veio" a eles de modo direto (Gn 12:1; 13:14; 21:12; 22:1) ou o Senhor "apareceu" a eles numa visão (12:7; 15:1; 17:1; 18:1) ou na personagem do Anjo do Senhor (22:11,15).
-Era Mosaica: Israel foi então chamada "reino de sacerdotes e nação santa" (Êxodo 19:6). Deus, com todo o amor, delineava os meios morais, cerimoniais e civis de se cumprir tão alta vocação. Durante esta era inteira, o profeta de Deus foi Moisés, um profeta sem igual entre os homens ( Números 1-36 ). De fato, Moisés foi o padrão para aquele grande Profeta que estava para vir, o Messias. ( Deuteronômio 16:15-18 )
-A Era Pré-Monárquica: Uma das partes da promessa de Deus que recebeu uma descrição detalhada foi a conquista da terra de Canaã. O melhor que se pode dizer do período pré-monárquico é que era um tempo de transição. Depois da Lei até Davi não há avanço teológico. Neste período, deus é revelado como Santo, como Espírito Santo, como Eterno. A vida de Cristo é mais precisamente predita, nos sacrifícios, e ofertas e no propiciatório.
-Era Monárquica: O pedido do povo no sentido de lhe ser dado um rei, quando Samuel era juiz (1 Sm 8-10). e até o reinado de Saul nos preparam negativamente para o grandioso reinado de Davi (1 Sm 11, 2 Sm 24:1 Reis l-2.). Este período é caracterizado historicamente pela prática desenfreada do pecado e declínio de Israel. Os quarenta anos de Salomão foram marcados pela edificação do templo e por outro derramamento de revelação divina. A Sabedoria! Com essas revelações, o mundo deveria esperar até que chegasse a "Plenitude dos Tempos ", Gálatas 4:4; Pedro 1:10-12.
Questões Importantes Sobre Revelação:
-Distinção entre revelação e apreensão: A compreensão vinha a medida que o homem ponderava a revelação feita.
-Revelação Parcial: Algumas coisas foram reveladas, mas não foram explicadas. A explicação pode vir mais tarde, ou não vir jamais, Deut. 29:29. No N.T. há coisas reveladas, mas no explicadas: Nascimento virginal de Jesus, Trindade, Dupla Natureza de nosso Senhor.
-Revelação Universal: A revelação foi feita com o objetivo de se estender a humanidade toda: "Em ti serão bendita todas as nações", Deus disse a Abraão. (Gênesis 12:3).
DIVISÕES DA TEOLOGIA DO VELHO TESTAMENTO:
As divisões naturais incluem as grandes doutrinas:
-A Doutrina da Criação.
-A Doutrina de Deus.
-A Doutrina do Homem e do Pecado.
-A Doutrina da Salvação.
A DOUTRINA DA CRIAÇÃO:
Ciência e a religião são como duas janelas na mesma casa; através de ambas, contemplamos as obras do Criador!
Teorias Referentes à Criação:
-Teoria da Grande Explosão ("BIG BANG"). A partir do estudo de Einstein. sobre a Teoria da Relatividade, outros cientistas acreditam que o Universo era uma bola imensa de hidrogênio que se expandiria indefinidamente e alcançaria distâncias quase infinitas. Eles imaginam que, em algum tempo indecifrável, houve uma grande explosão desta imensa bola de hidrogênio. Daí surgiram os mundos, as galáxias. De fato, esta teoria acredita na eternidade da matéria, mas a Bíblia a refuta, quando declara que tudo em algum tempo começou a existir: "No princípio, criou Deus os céus e a terra”!
-A teoria do Panteísmo . O Panteísmo declara que Deus e a Natureza são a mesma coisa e estão inseparavelmente ligados. Entretanto, a revelação bíblica não aceita, de modo algum, este ensinamento, pois o Criador não é parte do Universo, e, sim, este foi criado por Ele. (SI 6).
-A Teoria Evolucionista. Criada por Charles Darwin, ensina que a matéria é eterna, preexistente. Entretanto, a Bíblia declara que Deus criou todas as coisas; isto é, tudo teve um começo. As provas diretas da criação, além da Ciência, estão expostas na Bíblia Gn 1.1.
-Teoria da Criação, a partir do nada (Catastrófica). Esta é talvez, a mais difundida, ensinada e pregada no meio evangélico. Declara que Deus criou tudo "do nada", mediante o poder de sua palavra. Utiliza-se como base, para a afirmação desta ideia, o texto de Hebreus 11.3, o qual diz que "os mundos foram criados pela palavra de Deus, de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente’. E, aquilo que não é aparente, não quer dizer "do nada", mas pode referir-se à coisas imateriais.
A DOUTRINA DE DEUS:
Atributos da Personalidade de Deus:
-1º Aspecto de sua personalidade: INTELECTO.
Isaías 11: 2 Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de INTELIGÊNCIA, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor.
- Escolhe Atos 20: 28 - Ensina João 14: 26.
- Instrui Atos10:19–20 - Fala Apoc. 2: 7.
-2º Aspecto de sua personalidade: VOLIÇÃO.
I Cor. 12: 11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.
- Testifica João 15: 26 - Envia Atos 13: 2, 4.
- Impede Atos 16 ; 6-7 - Intercede Rom. 8: 26.
- Revela II Pe. 1: 21.
-3º Aspecto de sua personalidade: SENSIBILIDADE.
Rom. 15: 30 Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combateis comigo nas vossas orações por mim a Deus.
- Ama II Tim. 1: 7 - Entristece Ef. 4: 30
Portanto qualquer ser que pensa, que ama, que quer, é uma pessoa!
Os Atributos:
-Vida: Deus tem vida em si mesmo; Apocalipse 7:17 Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.
Deus é vida ( Jo.5:26; 14:26 ) e o princípio de vida ( At.17:25,28 ).
-Sábio: Capacidade de agir, julgar corretamente e prudentemente. Tiago 3:17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. ( Jó 9:14 ; João 11:8-9 )
H.B. Smith define a sabedoria de Deus como o Seu atributo através do qual Ele produz os melhores resultados possíveis com os melhores meios possíveis.
Inteligente: Capacidade de compreender facilmente.
Outros Atributos:
- Tem Propósito Efésios 3:11.
- Tem Emoções Salmos 103:13.
- É Livre Efésios 1:11.
- É Ativo João 5:17.
Atributos de Sua Grandeza:
-Auto-Existência: Deus existe por Si mesmo. Ele nunca teve início, portanto Deus é absolutamente independente de tudo fora de Si mesmo para a continuidade e perpetuidade de Seu Ser. Deus é a razão de sua própria existência ( João 5: 26; Salmo 36: 9 ).
-Eterno: A infinidade de Deus em relação ao tempo é denominada eternidade. Deus é Eterno (Salmos 90: 2; Deuteronômio 33: 27 ). A eternidade de Deus significa que Deus transcende a todas as limitações de tempo ( II Pedro 3: 8 ) Ele é o Eterno EU SOU. Deus é elevado acima de todos os limites temporais e de toda a sucessão de momentos, e tem a totalidade de sua existência num único presente indivisível (Is.57:15).
-Imutabilidade: É o atributo pelo qual não encontramos nenhuma mudança em Deus. A base de Sua imutabilidade sua perfeição porque toda mudança tem que ser para melhor ou pior e sendo Deus absolutamente perfeito jamais poderá ser mais sábio, mais santo, mais justo, mais misericordioso, e nem menos. ( Deuteronômio 32: 4; Tiago 1: 17 ). O próprio Deus jamais mudará de opinião, mas fará conforme seu plano predeterminado (Isaías 46:9,10).
-Onipresença: Deus está em todos os lugares ao mesmo tempo ou tudo está em sua presença
-Onisciência: Atributo pelo qual Deus, única, conhece-se a Si próprio e a todas as coisas possíveis e reais. Seu conhecimento não é progressivo ou fragmentado e Nem precisa de observar ou de raciocinar para adquirir conhecimento ( Jó 37: 16; Isaías .40:28 ).
-Presciência: Significa conhecimento prévio do futuro. Não é dedução ou previsão ( Mateus 6:8 ).
-Onividência: Significa que tudo está ao alcance de Sua visão, isto é, das coisas que existiram no passado, que existem no presente e existirão no futuro.
-Onipotência: É o atributo pelo qual encontramos em Deus o poder ilimitado para fazer qualquer coisa que Ele queira, não significa o exercício para fazer aquilo que é incoerente com a natureza ( Romanos 7: 15 ). Entretanto há muitas coisas que Deus não pode realizar. Ele não pode mentir, pecar, mudar ou negar-se a Si mesmo ( Números 23: 19; Hebreus 6: 18; Tiago 1: 13; ).
-Outros Atributos: Perfeito Salmo 18:30. Infinito I Reis 8:27. Soberano Neemias 9:6. Incompreensível Jó 37:5.
A DOUTRINA DO HOMEM E DO PECADO:
-A CRIACAO DO HOMEM: A Bíblia nos informa sobre a criação do homem; uma forma simples que podemos perder a grandeza desse ato.
Gênesis 2: 7. A Bíblia detalha o que se passou em Gênesis l: 26. A Bíblia utiliza muito essa forma acerca dos grandes acontecimentos, ou seja, informa primeiro de forma geral e depois descreve melhor, em mais detalhes, esse mesmo fato.
O homem tem Espírito, Alma e Corpo!
O homem é diferente e superior a todas as criaturas que Deus criou, Podemos afirmar isso, porque de nenhuma outra criatura a Bíblia informa que foi criada à imagem e semelhança de Deus. A Bíblia nos mostra que os anjos foram criados espíritos; foram feitos espíritos por criação, por composição. Deus fez os anjos espíritos. Hebreus 1: e 14; Salmo 104:4
"E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra": a que parte se refere? O corpo. Deus pegou do pó da terra e formou um corpo: mas esse corpo não era um homem, era um boneco de terra.
Mas o versículo continua: "e soprou-lhe nas narinas o fôlego de vida". Se Deus não tivesse soprado, aquele boneco de terra estaria lá até hoje. Deus pegou aquele boneco e soprou algo de dentro Dele. Quando Deus soprou, aquele boneco recebeu vida, uma vida que saiu de dentro de Deus.
A palavra fôlego no hebraico, é a mesma palavra usada para espírito.
Vemos no final de Gênesis 2: 7; "e o homem se tomou alma vivente". Quando o Espírito de Deus tocou aquele boneco de terra, foi manifesta a vida no homem. O que manifesta a vida no homem é a nossa alma, a nossa personalidade. Deus soprou nas narinas o Espírito que iria trazer vida na alma e no corpo. A vida no espírito vem diretamente de Deus.
Com o espírito, conheço a Deus. Com a minha alma, conheço o meu intelecto, as minhas emoções, as minhas vontades. E, com o corpo, conheço o mundo físico, material.
AS FACULDADES DISTINTAS DO HOMEM:
-As Faculdades do Corpo: São Cinco as faculdades, as quais se manifestam através do corpo: visão, audição, olfato, paladar e tato. Ainda que sejam distintas umas das outras, elas não atuam independentes do comando da alma. São denominadas de instintos naturais ou sentidos corporais, os quais recebem impressões do mundo exterior, transmitidas ao cérebro, através do sistema nervoso. É dai que partem as ordens para todas as partes do corpo. Os sentidos físicos obedecem às leis naturais que estão impressas no ser humano. São elas que regem as atividades do corpo.
-As Faculdades da Alma: São três as faculdades principais ou qualidades da alma, pelas quais ela se manifesta: intelecto, sentimento e vontade. O INTELECTO é a parte da alma que pensa, raciocina, decide, julga e conhece. O SENTIMENTO faz o homem um ser emotivo. Ele não é uma máquina insensível, pois pode sentir todas as grandes emoções, como alegria, gozo, paz, prazer, tristeza, descontentamento, pesar e dor. A VONTADE se expressa como resultante das influências do intelecto e dos sentimentos. Ela não age sozinha. Não há vontade livre ou independente. Ela obedece às forças emotivas e intelectuais da alma.
-As Faculdades do Espírito: Duas faculdades principais se destacam com abrangência sobre outras qualidades importantes, as quais são: Fé e Consciência. Elas identificam o ser religioso do homem. Podemos chamar de natureza espiritual, da qual o ser humano é dotado especialmente para uma perfeita comunhão com Deus.
A PROPENSÃO PARA O PECADO:
Propenso, mas não destinado. Como ser racional, o homem, em seu primeiro estado de inocência desconhecia o pecado. A possibilidade para o pecado surgiu com a tentação. De fato, ele não havia ainda desenvolvido o seu caráter moral. Esta propensão para a transgressão não significa que o homem, inevitavelmente, estivesse destinado a pecar. Esta tendência baseava-se unicamente em seu livre-arbítrio.
A QUEDA DO HOMEM, ATRAVÉS DO PECADO:
A queda de Adão e Eva é apresentada, literalmente, na Bíblia, de modo explícito. Não foi um relato teórico ou figurativo, mas histórico. Por isso, entendemos que o pecado de nossos primeiros pais foi um ato involuntário de sua própria vontade e determinação. E claro que a tentação veio de fora, da parte de Satanás, que os instigou a desobedecer à ordem de Deus.
AS CONSEQUÊNCIAS DA QUEDA:
-O Pecado afetou a vida física e psíquica do homem. Paulo escreveu aos Romanos: "Por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte" (Rm 5.12). A morte física se tornou, então, a consequência natural da desobediência de Adão, e a espiritual se constituiu na eterna separação de Deus. O Criador foi enfático no Jardim: "Porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (Gn 2.17).
-O pecado afetou a vida espiritual do homem. "O salário do pecado é a morte" (Rm 6.23). Adão não morreu no mesmo dia em que pecou, mas perdeu, a possibilidade de viver e também perdeu a imagem de Deus em sua vida. Isto implicou, no rompimento da comunhão com o Criador, e causou-lhe a "morte espiritual", no momento exato que pecou.
A DOUTRINA DA SALVAÇÃO:
OS 2 PASSOS PARA A SALVAÇÃO:
-Mat. 4: 17 Daí por diante passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei - vos, porque é chegado o reino dos céus.
-Mat. 18: 3 E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como criança, de modo algum entrareis no reino dos céus.
Cristo chegara ao mundo, vindo do seio do Pai. Podia descrever as glórias do céu para comover os homens. Mas a sua mensagem era a mesma: Arrependimento e Conversão.
-Arrependimento O verdadeiro arrependimento envolve a pessoa toda, todo o seu ser, toda a sua personalidade. Arrependimento não é apenas mudança de pensamento.
João 3:3. Em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Nascer do novo significa "um novo ser uma nova pessoa ou seja uma nova personalidade".
OS 3 ELEMENTOS BÁSICOS PARA A SALVAÇÃO:
Rom. 3: 24 - 25 E são justificados gratuitamente pela sua Graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Deus o propôs para propiciação pela Fé no seu Sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos sob a tolerância de Deus.
Os elementos básicos estabelecidos para salvação conforme escrito pelo Apóstolo Paulo aos Romanos são:
1o. A Graça: Tito 2: 11 Pois a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens.
Graça significa, primeiramente, favor, ou a disposição bondosa da parte de Deus. (Favor não merecido). A graça manifesta-se independente das obras dos homens. A graça é conhecida como Fonte da Salvação.
2o. O Sangue: I Jo. 1: 7 O sangue de Jesus Cristo , seu Filho, nos purifica de todo pecado. Em virtude do sacrifício de Cristo no calvário, o crente é separado para Deus, seus pecados perdoados e sua alma purificada. Sangue é conhecido como a Base da Salvação.
3o. A Fé: Ef. 2: 8 - 9 Pois é pela graça que sois salvos, por meio da Fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Pela fé reconhece o homem a necessidade de salvação, e pela mesma fé é ele levado a crer em Cristo Jesus. Heb. 11: 6 Ora, sem Fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. A Fé conduz-nos ao Salvador, a Fé coloca a verdade na mente e Cristo no coração. A Fé é a ponte que dá passagem ao mundo espiritual, por isso concluímos que a Fé é o Meio para a Salvação.
A NATUREZA DA SALVAÇÃO:
Os 3 aspectos da Salvação são:
-1o. Justificação: Deus apaga os pecados, e, em seguida, nos trata como se nunca tivéssemos cometido um só pecado. Portanto, Justificação é o Ato de Deus tornar justo o pecador.
-2o. Regeneração: É uma mudança radical, operada pelo Espírito Santo na alma do homem. Esta Regeneração atinge todas as faculdades do homem, ou seja: Intelecto, Volição e a Sensibilidade. II Cor. 5: 17. Portanto, se alguém está em Cristo, Nova Criatura é; as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo.
-3o. Santificação: Santificar é tornar sagrado, separar, consagrar, fazer santo. A palavra santo tem muitos significados:
-Separação: O que está separado de tudo quanto seja terreno e humano.
-Dedicação: O que está dedicado a Deus, no sentido ser sua propriedade.
-Purificação: Separado e dedicado, tem de ser purificado para melhor ser apresentado.
-Consagração: Viver uma vida santa e justa.
Os meios divinos de santificação:
-O Sangue de Cristo: I Jo.1: 7: O sangue de Jesus Cristo, seu filho, nos purifica de todo o pecado.
-O Espírito Santo: Fil. 1: 6: Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou boa obra a aperfeiçoará até o dia de Jesus Cristo.
-A Palavra de Deus: Jo. 17: 17: Santifica-os na verdade a tua palavra é a verdade.
Santificação é um processo.
O crente precisa esforçar-se para progredir em santificação.