Resumo de ETICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Resumo da Disciplina: Administração Eclesiástica
Administração, termo com o conceito bastante amplo, mas, de todas as definições duas palavras são consideradas chave: Gerenciamento e Organização de acordo com os estudiosos Stoner e Feman.
Para alcançar os nossos objetivos, sabemos que é necessário que haja planejamento, liderança e controle.
A administração é fundamental em qualquer organização, uma vez que é impossível ao homem realizar todas as etapas de um objetivo a ser alcançado sem o auxílio de outras pessoas. A Igreja está inclusa, com um objetivo a ser alcançado, um propósito a ser atingido, um alvo para cumprir.
Na Administração Eclesiástica, embora possamos adotar princípios da administração secular, a Igreja precisa guiar-se por uma determinada direção intelectual, moral e ética.
O ser humano, criado por Deus, desde o início do seu ciclo vital, recebeu a função que é uma das partes da administração “Gerenciar”. Na Igreja, o Pastor cumpre esta importante função, “gerenciar a obra de Deus”, com o dever de: Promover pregação do Evangelho às nações de modo prescrito nas Sagradas Escrituras e batalhar pela preservação e disseminação do Evangelho, de modo que tão somente seja para honra e glória do nosso Deus, em nome nome do Senhor Jesus Cristo, até que Ele venha.
No caso da Igreja, como é um agrupamento humano, a administração se faz necessária, uma vez que é impossível ao realizar a maioria das atividades sem o auxílio de outra pessoa.
A realização de um objetivo se faz por meio de processo divisível em partes ou etapas. Essas etapas podem ser definidas por funções específicas para atingir o que se quer alcançar.
A missão da Igreja é ser serva de Jesus Cristo, pela fidelidade e pelo incansável testemunho cristão, ou seja, ser Despenseiro, uma vez que Deus permite suas criaturas a serem despenseiros
( refere-se ao administrador da casa e das propriedades de um Senhor ). O Pastor possui funções primitivas e atribuições que quando desenvolvidas, demonstram que está sendo um bom administrador, um bom mordomo dos bens mais preciosos que pertence ao Senhor.
No processo da administração secular existe aspectos que são importantes na vida da Igreja: Planejar, Organizar, Incentivar principalmente o trabalho em equipe, assim alcançarão os objetivos propostos. Para isso, é necessário que saibamos também lê dar com uma questão que é tanto uma arte, quanto também, é considerada uma ciência que é o “Gerenciamento do Tempo”. É preciso ser flexível para não programa-lo o tempo nos mínimos detalhes e depois tornar-se escravo dele, mas sim, ser eficaz com ele, planejando como usar, estabelecendo metas prioritárias e de maneira organizada.