Resumo de ETICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Resumo
Disciplina: ÉTICA
Um dos seis sistemas da filosofia está incluso a matéria de Ética. Se dividem em ética, politica, lógica, gnosiologia, estética e metafísica.
A análise das condutas boas e reais do indivíduo. Uma pesquisa sobre costumes, estudo da moral em meio da coletividade. A moral, está em evolução coma sociedade, seja elementos internos e externos. A moral anda lado a lado com a cultura.
A ética antes de Sócrates, os pensadores acreditavam que a moral era baseada na razão, não baseando em força divina, sobrenatural ou e tradição mística.
Para o filosofo Pitágoras, afirma que alma é imortal e está presa em seu corpo como castigo de fatos antigos. Segundo Píndaro, que este mundo é um lugar de recompensar e castigo. Em outra linha de pensamento, Xenófis prediz que o homem é responsável pelos seus atos.
E demais filósofos Anaximadro de Mileto, analisou como uma visão sistemática do mundo. Outro estudioso, Protágoras, para ele cada homem tem sua verdade, descobriu o egoísmo.
A uma moralidade autônoma, tendo como base a razão era de maneira independente a religião. Platão por sua vez, defendeu que homem seria liberto do homem primitivo para o contemporâneo. O sábio Aristóteles, foi o primeiro a diferenciar a política da ética.
A ética de Epicuro, a felicidade encontra um prazer entre a paixão e a satisfação.
A idade média e a moderna, consagra o pensamento, o italiano Nicolau, que aqueles que forem contra as leis estatais, poderá usar violência para controlar e reconquistando o poder. Maquiavél escreveu o livro o pequeno príncipe, para falar sobre a decadência da política e moral do seu Estado. O pequeno príncipe tudo podia, para o bem maior.
Logo, vem a ética contemporânea, defende que o ser humano deve reprimir desejos, vontades, sonhos, ideias, e reforça outro, se deseja ter uma vida de equilíbrio. A busca de valores subjetivos aumentaram.
Kant por sua vez defendeu que a ética deve limitar regras formais.
Para a fé religiosidade, a diferença entre ética e moral, encontra respaldo em Mateus 7:12 ("Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazeilho também vós, porque esta é a lei e os profetas"). Todos os seres humanos foram criados para o bem, e adorar o Criador. Através do Evangelho o Espirito Santo capacita a pessoa com o amor e a fé.
O Amor e o perdão, foi nos ensinado na cruz, pela crucificação do Salvador. Escapamos da condenação eterna. Temos dia a dia, a chance de ter a vida eterna. Deus é notado em nossa vida, devido a nossas condutas, que já não serão a mesma.
Os pastores e líderes, deverão com discernimento ensinar a suas ovelhas sobre como votar com ética, sabendo que não poderá o mesmo manipular a sua escolha. É de certo que a política está cada dia mais suja e corrupta.
Outro assunto, jogar a dinheiro é uma prática pecadora, jogo de azar. Muitos são os pecados que põe o homem fora do reino como, a prostituição, adultério, fornicação, cobiça, enganar, etc...
“Guarda o teu pé quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que faz mal” (Ec 5.1), cultuar no culto a Deus, para adora-lo como o único Deus.
Há doenças que vem no homem, devido à falta de obediência, ou para honrar o nome de Deus. Ir ao médico não fere a confiança com o Criador, pelo contrário, os médicos são colaboradores nesta terra de viventes.
O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.1 Samuel 2:6, o homem não tem direito de pôr a fim a vida, pois é contra a lei de Deus, o suicido. Eutanásia, também não é vista por Deus.
Os discípulos, profetas buscam o poder do Espírito Santo (Lc 24.49; At 1.4,5, 8), e deste homens de Deus, a eles acompanharão grandes sinais (Mc 16.17,18). Os ministros de Deus, são formados pelo caráter de Jesus.