Resumo de ETICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
DISCIPLINA: PENTATEUCO-resumo
Alice Damasceno Santos
O termo Pentateuco vem do grego e significa cinco rolos. É a TORAH ( ensino, instrução) judaica chamada pelos judeus de o Livro da Lei ou a Lei de Moisés. Este conjunto de livros composto por cinco rolos é composto por dois elementos: História e a Lei. Através da história se explica a origem do povo de Deus; e através da lei, Israel seria a nação, através da qual, Deus redimiria o homem. Os cinco livros que compõem o Pentateuco têm os seus nomes oriundos do latim (da Septuaginta grega) e são: Gênesis que narra a fundação da nação hebraica desde os tempos de Adão, Noé e Abraão; o Êxodo que narra o Concerto com a nação hebraica; Levítico inteiramente composto somente pelas leis da nação hebraica; Números que narra a viagem para a Terra Prometida; Deuteronômio também composto pelas leis da nação hebraica. O Pentateuco foi escrito durante a peregrinação do povo de Deus no deserto do Sinai por volta de (ca 1500 anos aC) o que nos leva a calcular que tem aproximadamente 400 anos de existência. O grande tema do Pentateuco é a reconciliação e a restauração da humanidade e da criação corrompidas pela desobediência humana. O Pentateuco teria sido organizado por Moisés por volta do séc. XIV a.C.
Gênesis- cujo termo quer dizer começo é o primeiro livro do Pentateuco, e também das Escrituras Sagradas. Descreve a origem da nação de Israel e toda a história da existência, desde o primeiro ato da criação. Gênesis traz um tema duplo, a criação do universo e da raça humana e a criação de um povo sacerdotal para a raça humana. O propósito do livro de Gênesis era dar a conhecer a Israel a razão de sua existência, sua missão e sua situação presente como cumprimento de antigas promessas.
Êxodo - quer dizer caminho, escape. Este livro narra a história da aliança entre Deus e Israel, de como este se tornou povo de Deus e os termos do concerto pelos quais a nação deveria viver como povo de Deus. O Livro de Êxodo revela o caráter do Deus santo, fiel, poderoso e salvador. Tal caráter é demonstrado tanto pelo nome de Deus quanto pelos seus atos. Êxodo também demostra o caráter fraco do povo de Deus.
Levíticos- é o livro da instituição sacerdotal, livro da Lei. O nome do livro indica que ele é um manual para o ofício de levita. Seu tema é de tornar conhecida a Santidade de Deus e delinear os meios pelo qual o povo poderia ter acesso a Ele.
Números - Estatística, Disciplina e Ofertas- o livro de Números nos mostra como a história se desenvolve em função da obediência e fé, ou desobediência e falta de fé do povo. O livro ensina as gerações posteriores que a fidelidade a aliança proporciona bênçãos, mas a infidelidade a aliança produz tragédia e lamento. O Livro de Números documenta a organização das tribos em preparação para a conquista de Canãa.
Deuteronômio - Os ensinos-O termo Deuteronômio quer dizer Segunda Lei ou Repetição da Lei. É um livro de transição marcada por quatro áreas distintas: uma transição para uma nova geração (a velha, do Sinai já havia desaparecido); que irá ter uma nova possessão (uma peregrinação sem terra para uma ocupação nacional de Canaã); caracterizado por uma nova experiência (casas em vez de tendas, fixação em vez de peregrinação, alimento variado em vez de dieta desértica); ” uma nova revelação de Deus Seu amor (6.5), repetida mais 4 vezes e reafirmada por Jesus aos fariseus (Mat 22.37). Esta parte do livro traz a fidelidade divina como mensagem central, oque é demonstrado na revisãoda vida desde o Sinai.