Resumo de ETICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Ética é, na filosofia, o estudo do conjunto de valores morais de um grupo ou indivíduo.
A palavra "ética" vem do grego ethos e significa caráter, disposição, costume, hábito.
Quando alguém aplica uma sentença ética sobre uma pessoa, está a realizar um juízo moral. Como tal, determina como deve atuar os membros de uma sociedade. É definida como uma ciência do comportamento moral. Ser um cidadão ético é basicamente saber cumprir com seus deveres para então ter moral para exigir os seus direitos, para que cada cidadão tenha uma vida digna e decente. Todo o ser humano já nasce político e com direitos e deveres, para tanto precisa participar ativamente de todas as questões da sociedade com ações e nunca com omissões. Devemos sempre trabalhar com fatos reais, procurando sempre não julgar, baseando em suposições.
Política é um termo derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado.
Lógica: parte da filosofia que trata das formas do pensamento em geral (dedução, indução, hipótese, inferência etc.) e das operações intelectuais que visam à determinação do que é verdadeiro ou não.
Gnosiologia : é o ramo da filosofia que se ocupa do estudo do conhecimento. É a análise em torno da origem, natureza e limites do ato cognitivo.
Estética: é um ramo da filosofia que tem por finalidade o estudo, da natureza, da beleza e dos fundamentos da arte.
Metafísica: é uma das disciplinas fundamentais da filosofia. Os sistemas metafísicos, na sua forma clássica, tratam de problemas centrais da filosofia teórica.
Pré-socráticos são os filósofos antes de Sócrates, que viveram na Grécia por volta do século VI a.C.
Pitágoras: foi um filósofo e matemático grego jônico foi o fundador do movimento chamado Pitagorismo.
Píndaro: foi um poeta grego, autor de Epinícios ou Odes Triunfais.
Xenófanis: foi um filósofo grego, nascido na cidade de Cólofon, na Jónia. Era um reformador que criticou a tudo: o culto dos esportes, o enaltecimento da força física, o vestuário das mulheres, as jóias de ostentação, o uso de perfumes, jantares ricos... às custas dos pobres.
Anaximandro de Mileto: foi um geógrafo, matemático, astrônomo, político e filósofo pré-Socrático.
Protágoras: foi um sofista da Grécia Antiga, célebre por cunhar a frase:
"O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são."
Sócrates: foi um filósofo ateniense do período clássico da Grécia Antiga.
Frase mais conhecida de Sócrates: "Só sei que nada sei".
Platão: foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, discípulo de Sócrates.
Aristóteles: foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Aristóteles foi o primeiro filósofo a diferenciar a ética da política.
Epicurismo: é o sistema filosófico que prega a procura dos prazeres moderados para atingir um estado de tranquilidade e de libertação do medo, com a ausência de sofrimento corporal pelo conhecimento do funcionamento do mundo e da limitação dos desejos.
A ética de Epicuro deu origem ao o hedonismo, pelo qual a felicidade encontra-se no prazer moderado, no equilíbrio racional entre as paixões e sua satisfação.
Nicolau Maquiavel: foi um filósofo, historiador, poeta, diplomata e músico de origem florentina do Renascimento. Ele inaugurou a astúcia inescrupulosa como método de governo.
Rousseau, Jean-Jacques: também conhecido como J.J. Rousseau ou simplesmente Rousseau, foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata suíço. As idéias políticas do filósofo e escritor francês Rousseau, voltadas contra as injustiças da época, refletiam nos destinos da revolução francesa de 1789.
Immanuel Kant: foi um filósofo prussiano. considerado como o principal filósofo da era moderna, ele operou, na epistemologia, uma síntese entre o racionalismo continental, e a tradição empírica inglesa.
Hegel: foi um filósofo alemão. É unanimemente considerado um dos mais importantes e influentes filósofos da história.
O Pragmatismo: é um pensamento filosófico criado, no fim do século XIX, pelo filósofo americano Charles Sanders Peirce (1839-1914), pelo psicólogo William James (1844-1910) e pelo jurista Oliver Wendell Holmes Jr (1841-1935). "O que é a verdade e como se diferencia do erro?" Essa é a pergunta fundamental formulada pelo pragmatismo.
Ética e moral são dois termos geralmente confundidos. A palavra ética vem do grego “Ethos”, que significa jeito de ser, modo de ser e caráter. Já a palavra moral é de origem latina e vem de “Morales”, que tem como significado tudo que é relativo aos costumes.