Resumo de ETICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Ética
A ética é um sistema que ocupou um grande papel desde o começo, fazendo um papel importante e essencial da fé religiosa, podemos observar a ideia dos principais sistemas e ideias envolvidas na questão. É a conduta ideal do individuo, se dedica ao estudo das regras do comportamento humano em sua pratica e ato identificados com o bem. A politica é a arte de governar a polis e deriva do adjetivo politikós, tudo o que se relaciona à cidade, tudo o que é urbano, público, civil e social. A lógica é a ciência que determina as operações intelectuais orientadas para o conhecimento da verdade, observando os processos e as condições de verdade de todo e qualquer raciocínio. A estética está envolvida com a criação artística e da obra poética, conceituação dos valores estéticos, as relações entre forma e conteúdo, função da arte e influencia da técnica na expressão artística e a metafisica é a divisão da filosofia que se ocupa de tudo o que transcende o mundo físico ou natural. A ética estuda normas do comportamento humano, mediante as quais o homem tende a realizar na pratica atos identificados com o bem. Na Idade Média predomina a ética cristã, impregnada de valores religiosos e baseada no amor ao próximo, que incorpora as noções gregas de que a felicidade é um objetivo do homem e a prática do bem, um meio de atingi-la. A distinção entre ética e moral é (basicamente) a diferença entre teoria e prática, ou pensar e fazer.
Devemos observar a regra do ouro em Mateus 7:12 ("Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas"). Qualquer coisa má (atitude, comportamento, ação, pensamento etc.) é alguma coisa boa que saiu do controle. Marcos 12.30-31 "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças: este é o primeiro mandamento. Através das regras vem os princípios: "coma e beba para a glória de Deus" é uma maneira de expressar o princípio por trás da regra contra a embriaguez. Seu propósito principal é comunicar as boas novas do perdão através do Sangue, Morte e Ressurreição de Jesus, e dar-nos entendimento da vontade de Deus para as nossas vidas. Santificação é o dom de Deus na nova personalidade pessoa, também por amor de Cristo por ter morrido em nosso lugar - sacrifício vicário. Suporta as adversidades: situações contrárias, bondade indulgência, complacência, benevolência, tolerância, fidelidade, lealdade, firmeza, mansidão, domínio próprio sereno, pacífico, calmo, tem humildade. Deus esquadrinha os nossos corações, não é por força, persuasão, medo etc. O desejo de testemunhar nasce diretamente da consideração à Deus.
Em qualquer organização, inclusive nos grupos cristãos, quando uma pessoa recebe autoridade, é colocada numa posição legítima para exercer controle e eficiência. Muitos, em posição de mando, estão a tratar as pessoas como objetos que podem ser manipulados de um para outro lado, a fim de satisfazer seus instintos de supremacia. Esse defeito virá à tona mais cedo ou mais tarde, e impedirá o progresso do líder e do grupo em direção ao alvo comum. Há um preço a pagar quando o líder sofre de uma “ansiedade de competição”, que assume a forma de fracasso ou medo do êxito. Deve o líder buscar o equilíbrio a fim de reduzir o estresse em sua vida, tão prejudicial à continuação de seu desígnio. Isso significa que ele deve desejar ser humano, aberto e honesto, e não ser visto como um autômato, com receio de que o seu verdadeiro ego apareça. Precisa identificar-se com o povo, gastar tempo em conhecê-lo, compartilhar suas emoções, vitórias e defeitos. O pastor deve ser capaz de aceitar amizades, mas deve ser suficientemente amadurecido e ter bastante força interior para estar só, mesmo em face a grande oposição (Mt 27.46). Há preços a ser pago no uso do tempo, administrar o tempo é administrar a nós mesmo.