Resumo de ETICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Faculdade Teológica das Assembleias de Deus
Curso Livre de Graduação
Aluno: Francisco de Paula Mesquita
Curso: Bacharelado em Teologia
Disciplina: Livros Poéticos
RESUMO
Os Salmos, Jó e os Provérbios, nas Bíblias hebraicas, formam um grupo à parte, com a denominação de Livros Poéticos. No uso comum, cristão e moderno, porém, acrescentam-se lhes Eclesiastes e Cânticos dos Cânticos; e é frequente entre os estudiosos gregos bem como entre os autores modernos, estender a todos o nome de Livros Poéticos. Os Livros de Cântico dos Cânticos e Eclesiastes são escritos em verso.
A Poesia do Antigo Testamento é a mais significativa contribuição do povo hebreu à literatura universal, tal e qual outro qualquer povo, a sua literatura primitiva era poética. Não dispomos no Antigo Testamento, de um conjunto completos dos escritos poéticos Israelitas; apenas alguns poemas de significação religiosa foram incluídos nos Livros Sagrados e nem todos estão no cânon. Diz-se que “Salomão produziu mais de três mil provérbios e mil e cinco odes ou cânticos” (Apostila).
Pearlaman, por exemplo, (Através da Bíblia), Inclui aos Livros Poéticos os Livros de: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão.
I – Jó – O ataque de satanás contra Jó (1. 1-2-10);
II – Jó e seus amigos (2. 11; 31; 40);
III – A mensagem de Eliú (capítulos 32-37);
IV – A resposta de Jeová a Jó (capítulos 38 a 42.6);
V – Conclusão (42. 7-17).
Os amigos de Jó afirma que o sofrimento é fruto do pecado e, sendo assim, Jó o homem que mais sofria, deve ser o maior pecador; Dizem a Jó que se ele arrepender-se de seus pecados, Deus estourar-lhe-á a felicidade, isto retardará a sua restauração. Argumentam que pode até alguém em pecado prosperar, mas é uma prosperidade transitória, porque logo passará, e a retribuição divina lhes sobrevirá.
A reposta de Jó a seus amigos – Jó afirma que é possível que um homem justo seja afligido. Considera uma crueldade da parte de seus amigos... (Myer Pearlaman, Através da Bíblia Editora Vida).
Segundo Davidson, A poesia da Bíblia não se limita aos chamados “livros poéticos”, que compreendem os livros de Jó, Salmos, Cânticos dos Cânticos, Lamentações, Provérbios, e Eclesiastes; porque uma parte também dos “livros proféticos” apresenta-se sob forma poética. Sobretudo num ou noutro passo, por vezes brevíssimos. Há (segundo Davidson) que suponha que essa poesia se inspira no livro das guerras do Senhor (Números, 21.14; Josué, 10.13; II Samuel, 1. 18; I Reis, 8, 12 e 13). (Davidson, O Novo Comentário da Bíblia, Edições Vida Nova).
Assim, como cada artigo, livro ou revista sobre a literatura Machadiana não se conferem entre si sobre o ponto de vista da sua interpretação (cada pesquisador entende de forma diferente) a poesia bíblica é ainda mais complexa, pois vieram de língua, cultura e costumes totalmente alheios aos nossos, portanto permanecerão as divergências do pensamento poético.
Provérbios
Características Especiais – A sabedoria da parte de Deus não está primeiramente vinculada à inteligência ou a grandes conhecimentos, e sim, diretamente ao “temor do Senhor” (1.7). Daí, sábio é aquele que anda com Deus e observa a sua Palavra. O temor do Senhor e um tema frequente através do Livro de Provérbios (1.7, 29; 2.5; 3.7; 8.13; 9.10; 10.27; 14.26,27; 15.16, 33; 16. 6; 19. 23; 22. 4; 24.21).
Provérbio é o livro mais pratico do Antigo Testamento, pois abrange uma ampla área de princípios básicos de relacionamentos e comportamentos corretos na vida cotidiana – Princípios estes aplicáveis a todas as gerações e culturas (Apostila)
Sobre o Coração – “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procede às saídas da vida” (Provérbios 4. 23).
De acordo com a Bíblia o coração controla todo o centro do intelecto humano, até mesmo entre os poetas, os cantores, e coopositores consideram o coração o controlador das emoções e das decisões do homem (a ciência, porém implantou a tese de que o coração não se passa de músculo que bombeia o sangue ao cérebro, mas que manda nas pessoas é o cérebro), A Bíblia diz diferente. Dt. 8.5; I Sm. 1.12,13; Sl. 19. 14; Sl. 119.11; Sl. 140. 2; Marcos, 2. 8; Macos,11.23; Lucas, 2. 19; Romanos, 10. 9; Ef. 5.19.
Coração com o centro das emoções: êxodo, (4.14; Dt. 6.5 Js. 5.1). (Apostila).
Francisco de Paula Mesquita
franciscopmesquita@outlook.com