Resumo de ETICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
FACULDADE TEOLÓGICA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
CONCEITOS BÁSICOS DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A Psicologia é entendida como a ciência do comportamento, considerando-se comportamento toda e qualquer manifestação de um organismo: andar, falar, correr, gritar, estudar, aprender, esquecer, gostar, odiar, amar, trabalhar, brincar, passear, etc.
OS PROCEDIMENTOS MAIS UTILIZADOS EM PSICOLOGIA
Numa escola de Ensino Médio, grande parte dos alunos de uma classe do noturno obteve notas baixas em matemática. A psicóloga chamada para estudar o caso conversou com várias pessoas envolvidas e ouviu diferentes explicações para o fato.
IMPORTÂNCIA DA PESQUISA
Muitos dos conhecimentos que utilizamos em nossa vida diária têm origem em informações de pessoas mais idosas e de amigos, em nossas observações pessoais, etc. Muitos desses conhecimentos são verdadeiros e a tradição popular, transmitida de geração a geração, é muito valiosa
APRENDIZAGEM
“Aprendizagem é a progressiva mudança do comportamento que está ligada, de um lado, a sucessivas apresentações de uma situação e, de outro, a repetidos esforços dos indivíduos para enfrentá-la de maneira eficiente.” (McConnell)
“A aprendizagem é uma modificação na disposição ou na capacidade do homem, modificação essa que pode ser anulada e que não pode ser simplesmente atribuída ao processo de crescimento.” (Gagné)
PROFESSORES E ALUNOS
Embora não gostássemos, de tanto fazer a mesma coisa, acabamos nos habituando. Isso é muito perigoso, pois quando formos professores, provavelmente poderemos repetir, com nossos alunos, o comportamento que condenamos em nossos antigos professores, a não ser que nos esforcemos para evitar isso, buscando refletir sobre as relações entre professores e alunos.
Professores e alunos são autênticos quando se apresentam como realmente são, sem disfarces, sem máscaras. O professor contribuirá muito para a aprendizagem se for sincero, se assumir seus sentimentos, se envolver pessoalmente com os alunos. Isto é: o professor pode mostrar-se irritado, se estiver realmente irritado; pode mostrar-se interessado ou não nos alunos numa certa aula; satisfeito ou insatisfeito com o trabalho dos alunos.
A CRIATIVIDADE
A atual organização da educação escolar está longe de favorecer a criatividade: manter uma criança sentada numa carteira, durante três ou quatro horas diárias, ouvindo o professor que fala ou copiando o que ele escreve na lousa, antes de promover a criatividade, estimula o conformismo, a passividade e a imitação e a repetição do que os outros fazem.
A primeira característica da criatividade, e talvez a mais importante, é a novidade. Uma ideia, um objeto, um comportamento são criativos na medida em que são novos. Essa novidade pode referir-se tanto à pessoa que cria, quanto ao conhecimento existente naquele momento. Isto é, se uma criança, brincando com uma caixa de fósforos ou botando a mão no fogo, descobre por si mesma que o fogo queima, está descobrindo algo de novo para ela, embora para os adultos isso não seja novidade. Para essa criança, descobrir que o fogo queima é uma novidade, é um ato criador.
OBSTÁCULOS À CRIATIVIDADE NA ESCOLA
Nos cursos pré-escolares, a diminuição do tempo reservado ao brinquedo e à imaginação prejudica o desenvolvimento da criatividade. A fantasia é um fator importante de desenvolvimento da criança e deve ser estimulada e não reprimida.
Na escola de primeiro grau, os obstáculos à criatividade são a disciplina e a ordem exageradas, em prejuízo da iniciativa individual e da espontaneidade; o excesso de importância atribuída à distinção entre os sexos, etc.
No segundo grau, a valorização das profissões convencionais, em prejuízo das profissões artísticas, e o excesso de exigências formais na apresentação dos trabalhos, são alguns dos fatores que prejudicam a criatividade.
Na faculdade, enfatiza-se a aquisição de conhecimentos já acumulados, a obrigatoriedade de leituras, currículos rigorosos, etc., em detrimento da criatividade.
A EFICIÊNCIA NA APRENDIZAGEM
A aprendizagem eficiente significa aprender melhor, em menos tempo, e esquecer mais devagar ou mesmo nunca esquecer.
FATORES PREJUCIAIS AO APRENDIZADO
Geralmente a escola não leva em consideração a situação familiar de cada aluno. Esta situação - o tipo de família, o número de irmãos e a educação familiar - pode, muitas vezes, dificultar a aprendizagem escolar. Isso acontece, sobretudo, na medida em que a escola desconhece essas situações particulares e trata os alunos como se fossem todos iguais, com os mesmos problemas, as mesmas aspirações, as mesmas situações familiares, etc.
Como posso contribuir para que a escola atenda mais às necessidades do bairro, da comunidade?
AGOSTINHO APOLINÁRIO DO CARMO
DOUTORANDO EM TEOLOGIA CRISTÃ
INSCRITO 2018103559/2018